Após período de queda, modalidade volta a crescer

Após um período de recuo da tomada do crédito mercantil (fornecedores e demais créditos não bancários) por parte das empresas durante os anos de 2018 e 2020, os dados mostram um crescimento da modalidade em 2022, seguindo o crescimento apresentado em 2021. O estudo anual exclusivo da Serasa Experian mostra que 39,2% de todo crédito tomado pelas empresas se enquadrava na modalidade mercantil. A análise é feita com base na avaliação de cerca de 80 mil demonstrativos financeiros, das empresas dos setores primário, industrial, comercial e de serviços da economia brasileira.

Gráfico com dados da evolução de crédito mercantil até o ano de 2022

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “em cenário econômico de aumento de juros e inadimplência, com o acesso ao crédito mais restrito, é natural que tenhamos uma retomada do crédito mercantil. As empresas buscam outras modalidades de crédito para compra de matérias-primas, por exemplo. Havíamos passado por um período de retração dessa opção, por conta dos incentivos fiscais e da queda dos juros durante a pandemia, mas por conta do atual cenário macroeconômico, observamos a retomada da categoria”.

Setores da economia

O estudo traz ainda um recorte setorial, e suas subdivisões, sobre o uso do crédito mercantil. Todos apresentaram uma expansão na tomada desse tipo de crédito na comparação com 2021.

Entre os setores, o comércio apresentou o maior crescimento ano contra ano e também com o maior percentual dentre o recorte. Com um avanço de 2,2 p.p., totalizando 54,4% no que se refere ao crédito mercantil. Dentro do setor, o comércio varejista fechou o ano de 22 com 53,8% e avanço de 1,8 p.p.; enquanto o atacadista se consolidou em 59,6% e 3,5 p.p. de expansão.

O setor de serviços seguiu na sequência de expansão, evoluindo 2,1 p.p. e concentrando 22,6% da concessão de crédito mercantil. Olhando os segmentos que compõe, o de energia elétrica apresenta a menor concentração (5,5%), seguido pela construção civil (22,6%), demais serviços (23,6%) e, por fim, telecomunicações (líder, 38,4%).

Olhando para a indústria, o crédito mercantil atingiu 41,5% do total de crédito concedido, um avanço de 1,2 p.p. em relação ao ano anterior. Entre suas subdivisões, bens intermediários tem a maior concentração dessa opção, com 43,8%, seguido por bens de capitais com 42,2%, bens de consumo semi e não duráveis com 38,2% e fechando com bens de consumo duráveis 37,6%.

Por fim, o setor primário teve um aumento de 1,1 p.p., chegando a 28,6%. Dentro dele, agricultura e extração vegetal possuem 27,2%, enquanto extração mineral 30,1%. Extração mineral foi o único segmento que apresentou leve retração no comparativo anual, com queda de 1,2%.

Tabela com dados sobre a evolução do crédito mercantil até o ano de 2022

Metodologia

O estudo contemplou as informações constantes das demonstrações financeiras presentes em cerca de 1 milhão balanços patrimoniais coletados ao longo do período de dezembro de 2008 a dezembro de 2021 (80 mil somente neste último ano) e que integram a base de dados da Serasa Experian. Através destas informações calculou-se, para cada empresa, em cada ano, a estatística de participação do crédito mercantil sobre os créditos totais. O valor do percentual de crédito mercantil para cada segmento/setor corresponde à mediana da distribuição dessas estatísticas das empresas que integram cada segmento/setor.

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.