6 em cada 10 débitos contraídos no setor de Utilities foram recuperados em até 60 dias após a negativação no período; segmento de Bancos e Cartões também teve uma taxa de pagamento expressiva, com 59,7%
No primeiro semestre de 2022, o setor com mais dívidas em atraso que foram quitadas por consumidores inadimplentes foi o de Utilities, que considera despesas básicas como água, gás e energia. O percentual foi de 64,6% de contas pagas em até 60 dias após a negativação. Os dados são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian e ainda trazem a comparação com o mesmo período de 2021, em que o segmento de Bancos e Cartões recuperou a maior parte dos encargos negativados. Confira no gráfico abaixo o levantamento completo:
Ainda na avaliação semestral, a região Sul se destacou com 58,8% das contas em atraso pagas, seguida pela Sudeste (55,5%) e Nordeste (55,3%). Os estados que mais recuperaram suas dívidas foram Paraíba (69,3%), Rio Grande do Sul (65,9%), Minas Gerais (59%), Mato Grosso (57,2%) e Sergipe (57,2%). Confira no gráfico abaixo os dados de recuperação de crédito em cada UF brasileira:
Considerando apenas o mês de junho, o total foi de 54,6% de dívidas atrasadas pagas, 0.6 pontos percentuais a menos que maio. Veja a evolução da recuperação de crédito do consumidor no gráfico a seguir:
Cerca de 71,5% das dívidas com até 30 dias de atraso foram sanadas no período de janeiro e junho de 2022, depois aquelas com até 60 dias (57,7%), 90 dias (34,3%), 180 dias (24,5%) e 1 ano (20,6%). Débitos com mais de um ano de atraso têm a menor chance de pagamento (13%). O valor médio das dívidas com mais taxa de recuperação no semestre foi mais de R$ 10 mil (68,4), até R$ 500 (55,9%), entre R$ 500 e R$ 1.000 (51,7%), entre R$ 2 mil a R$ 10 mil (49,9%) e entre R$ 1.000 a R$ 2 mil (49,5%).
Serasa oferta renegociação de dívidas com desconto
Com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para 52,1 milhões de brasileiros que têm contas em atraso, a Serasa oferece descontos de até 90% na renegociação de dívidas, além de parcelamento sem juros. São acordos disponíveis com 52 empresas dos setores de bancos, financeiras, varejo e securitizadoras. Para iniciar o processo e ficar com o nome no azul, as oportunidades estão disponíveis nos canais oficiais do Serasa Limpa Nome:
- Site: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/
- App Serasa no Google Play e App Store
- Ligação gratuita 0800 591 1222
- WhatsApp (11) 99575–2096
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 5 anos de observação para fazer essa análise.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.