Contas básicas como água, energia e gás foram as mais contempladas no período

De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, 57,6% das contas negativadas em agosto foram regularizadas ou renegociadas por consumidores inadimplentes em até 60 dias após o mês de referência. O percentual foi o menor de 2023 até agora. No recorte por setores, “Utilities”, que engloba contas com água, energia e gás, recebeu a maior taxa de pagamentos (63,7%). Veja nos gráficos a seguir a evolução mês a mês e a visão por segmentos:

Gráfico de crédito dos consumidores 60 dias depois da negativação

Gráfico de recuperação de crédito dos consumidores por setor da dívida

“Com uma nova fase do Desenrola começando em outubro, os consumidores brasileiros optaram por priorizar itens essenciais, como água, luz e gás, e esperar as novas ofertas de refinanciamento oferecidas pelo programa para colocar outras contas em dia. Com isso, observamos uma diminuição no fluxo de pagamentos durante os meses de setembro e outubro, conforme mostra o indicador”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Ainda segundo ele, a expectativa é de que o programa impulsione as solvências nos próximos meses.

Em relação ao valor desses compromissos financeiros, débitos superiores a R$ 10.000 marcaram o maior percentual de quitações (67,0%), enquanto aqueles entre R$ 2.000 e R$ 10.000 tiveram o menor (50,0%). Confira na tabela abaixo:

Tabela de recuperação de crédito dos consumidores por valor da dívida

Consumidores paranaenses foram destaque na recuperação de crédito

No ranking por Unidades Federativas (UFs) do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, o Paraná conquistou o primeiro lugar, com 71,8% dos encargos pagos em até 60 dias após a negativação em agosto. Em seguida estavam Ceará, Sergipe, Rio Grande do Sul e Acre nas colocações iniciais. Veja o levantamento completo por estados:

Gráfico de recuperação de crédito dos consumidores em até 60 dias depois da negativação dividido por UF

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Foco na educação financeira para manter o nome limpo

O caminho para combater a evolução da inadimplência é a educação financeira. Quanto mais cedo o brasileiro tem contato com conhecimentos sobre finanças pessoais, planejamento e controle do seu próprio dinheiro, mais distante ele pode ficar das dívidas. A Serasa possui ofertas de renegociação começando em R$100 com mais de 260 empresas parceiras e oportunidades de parcelamentos em até 72x. Veja como limpar o nome em quatro passos:

1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome, digite o seu CPF e clique em “consultar”. Utilize a mesma senha criada para consultar seu Serasa Score. Se ainda não tiver cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.
  2. Confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação para o seu bolso.
  3. Siga os passos de negociação.
  4. Clique em gerar o boleto e realize o pagamento.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.