7 em cada 10 débitos contraídos no setor de Utilities em abril foram recuperados em até 60 dias após a negativação; segmento de Bancos e Cartões também tiveram maior taxa de pagamento, com 62% 

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, 70,5% das dívidas dos consumidores do setor de Utilities, que foram negativadas em abril, foram recuperadas em até 60 dias após esse mês de negativação. Em seguida, o setor de Bancos e Cartões registrou uma taxa de ressarcimento de 62%. No cenário geral, que agrupa todos os segmentos, o mês registrou um percentual de 55,4% em relação ao crédito recuperado no país, número que mostra leve desaceleração se comparado a março, quando o índice marcou 57,6%. Veja mais dados no gráfico abaixo:

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o modelo de consumo por prioridade também se estende à quitação de dívidas negativadas. “Com a alta dos preços e o menor poder de compra, os consumidores têm recuperado, principalmente, dívidas de serviços que consideram fundamentais, como os de Utilities. Essa lógica também se aplica ao segmento de Bancos e Cartões para que a população continue tendo acesso ao crédito, que tem sido um aliado no fechamento das contas do mês”.

O recorte por região mostra que o Sul teve o melhor desempenho, com percentual de 59,1%. Em sequência estão: Nordeste (57,6%), Centro-Oeste (56,0%), Sudeste (53,6%) e Norte (52,4%). Confira a visão estadual na íntegra no gráfico abaixo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

 

Combate à inadimplência: Serasa disponibiliza negociação de dívidas sem juros

 

Em função do cenário atual da economia, a Serasa convocou executivos de diversos setores para buscar alternativas para ajudar milhões de brasileiros a pagar as suas contas atrasadas. Durante todo o mês de agosto, a ação oferecerá parcelamento de dívidas sem juros. “É a maior ação de negociação com parcelamento sem juros já realizada no Brasil”, diz Ignacio Dameno, diretor do Serasa Limpa Nome. No período, serão disponibilizadas mais de 48 milhões de débitos para renegociação em até 36 vezes sem juros. Os tradicionais descontos de até 90%, sempre oferecidos pela plataforma, também estão mantidos.

O consumidor pode conferir se tem parcelas sem juros disponíveis por meio dos canais oficiais da Serasa:

  • Site: serasalimpanome.com.br
  • App Serasa no Google Play e App Store
  • Ligação gratuita 0800 591 1222
  • WhatsApp 11 99575–2096

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.