Total de 61% das contas atrasadas foram pagas no período; Bancos e Cartões liderou como setor com maior parcela de pagamentos

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian mostram que, em setembro, a média nacional de contas atrasadas quitadas pelos consumidores, em até 60 dias após a negativação, foi de 61%. E foi o Sul do país que apresentou a maior taxa de pagamento de débitos inadimplentes (61,5%), colocando a região no topo do ranking com mais quitações. Na análise dos estados, o Rio Grande do Sul ficou em primeiro lugar, com 67,2% das dívidas inadimplidas pagas, seguido por Santa Catarina (58,1%) e Paraná (57,2%). Veja as informações completas nos gráficos a seguir:

Recuperação de crédito dos consumidores Comparação mês a mês
Fonte: Serasa Experian

 

Recuperação de crédito dos consumidores por região
Fonte: Serasa Experian

 

Cerca de 73,2% das dívidas com até 30 dias de vencimento foram pagas em setembro pelos consumidores. Em seguida, 67% daquelas com até 60 dias, depois as contas com 90 dias de atraso (46,3%), as com até 180 dias (35,8%) e até um ano (25,7%). Encargos inadimplentes em mais de 1 ano fecharam a lista, com 21,7%.

Na análise por valor, foram os encargos atrasados de mais de R$10 mil que conseguiram a melhor taxa de pagamento (69%) e aqueles com até R$ 500 vieram na sequência (63,1%). Os débitos entre R$ 500 e R$ 1 mil completam o ranking (57,2%) junto da faixa de R$ 2 a R$ 10 mil (55,5%) e R$1 mil a R$ 2 mil (54,4%).

Foi o setor de Banco e Cartões que liderou com a maior taxa de pagamentos no período (67,8%), seguido pelo de Utilities, que considera contas básicas como energia, gás e água (64,7%). Confira o levantamento completo no gráfico abaixo:

Recuperação de crédito dos consumidores por setor
Fonte: Serasa Experian

 

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, ter a confiança dos credores é uma das razões pela qual o setor de Bancos e Cartões permanece no topo das prioridades de pagamento dos consumidores desde julho, segundo o indicador. “O segmento está se tornando modalidade crucial para os brasileiros pagarem, inclusive, suas contas básicas de consumo. Honrar com esses compromissos garante o acesso ao crédito sempre que necessário”, avalia.

Tocantins tem maior taxa de recuperação de crédito em setembro

Considerando a análise nacional por meio do recorte por Unidades Federativas (UFs), o estado do Tocantins apresentou a parcela mais expressiva de quitações de contas em atraso pelos consumidores, com 75,9% recuperadas em até 60 dias a partir de setembro. Na sequência, temos o Acre (69,7%), o Rio Grande do Sul (67,2%) e Sergipe (66,5%). No gráfico a seguir estão os dados completos, veja:

Recuperação de crédito dos consumidores por UFs
Fonte: Serasa Experian

 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Foco na educação financeira para manter o nome limpo

O Brasil bateu a marca de 69 milhões de inadimplentes e, segundo a Serasa, o caminho para combater a evolução deste número, é a educação financeira. Quanto mais cedo o brasileiro tem contato com conhecimentos sobre finanças pessoais, planejamento e controle do seu próprio dinheiro, mais distante ele pode ficar das dívidas.

A Serasa possui ofertas de renegociação começando em R$100 com mais de 260 empresas parceiras e oportunidades de parcelamentos em até 72x. Veja como limpar o nome em quatro passos:

  1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome, digite o seu CPF e clique em “consultar”. Utilize a mesma senha criada para consultar seu Serasa Score. Se ainda não tiver cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.
  2. Confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação para o seu bolso
  3. Siga os passos de negociação;
  4. Clique em gerar o boleto e realize o pagamento.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 5 anos de observação para fazer essa análise.


Serasa Experian 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.