- 65,9% das transações são realizadas com o cartão da mãe
- Cartões dos avós têm mais riscos de contestações pelo titular do que dos outros parentes
Uma pesquisa recente da Serasa Experian buscou analisar compras em marketplaces cujos cartões utilizados como meios de pagamento eram de parentes dos titulares das contas nas plataformas. A análise revelou que, das mais de 60 mil transações consideradas no estudo, 65,9% foram finalizadas com cartões das mães. O parentesco menos comum nas operações foram de “Outros”, que inclui pais, netos e/ou sobrinhos. Veja na tabela a seguir os dados completos:
Contestação de compra
A Serasa Experian também analisou o risco relativo de contestação das transações on-line analisadas e identificou que as compras feitas com os cartões de Avós(ôs) são mais contestadas do que as realizadas com os cartões de outros parentes: 153,8% mais chances do que cartões de filhos e risco 73,7% maior que o das Mães. Veja todas as relações na tabela abaixo:
Para o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da empresa, Caio Rocha, “quando uma transação on-line feita por cartão de crédito é contestada pelo titular é sinal de que uma fraude pode ter ocorrido. A solução ideal é que ambas as partes na transação comercial, o dono do cartão e as empresas, se protejam contra fraude em ambientes digitais para evitar prejuízos financeiros. Emitir cartões digitais temporários, por exemplo, é um bom caminho para os consumidores aumentarem a segurança em compras on-line e investir em um processo inteligente de combate à fraude com uma camada adicional, que protege as compras feitas em ambientes digitais, ajuda as empresas a identificarem fraudadores com mais eficiência”.
Quase metade das tentativas de fraude é relacionada a Bancos e Cartões
Do total de investidas criminosas registradas no primeiro semestre de 2023, 45,5% foram no setor de Bancos e Cartões, segundo dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Outro dado alarmante é de que o volume de incidentes ligados a cartões bancários cresceu 18% no último trimestre de 2022 na comparação com o trimestre anterior, de acordo com o último Relatório Global de Identidade e Fraude da Serasa Experian. Considerando que mais da metade dos entrevistados afirmaram ter quatro cartões de crédito ou mais, é importante que as empresas deem mais atenção à segurança deste meio de pagamento, que é o preferido para 80% dos brasileiros, segundo a pesquisa “Meios de Pagamento no Brasil”, realizada em maio de 2023 pela Opinion Box.
Pensando nisso, a Serasa Experian acaba de lançar a ferramenta “Verificação de Cartão”, voltada a identificar o risco de fraude que está por trás de cada transação on-line realizada com cartões de crédito “não presentes”, ou seja, que dispensa o uso da senha. A validação é feita por meio do cruzamento de informações cadastrais do CPF do titular do cartão, os dados BIN (primeiros 6 a 8 dígitos, que indicam a bandeira, o banco emissor e a variante do cartão) e os últimos 4 dígitos.
“Essa nossa nova solução considera o grau de pertencimento de um CPF associado com o cartão de crédito que está sendo analisado. E o grande benefício é que nós vamos muito além de um simples batimento de dados. Fazemos também a validação cadastral dos vínculos do usuário e sua análise comportamental no mercado, o que traz mais assertividade para a análise – e, consequentemente, mais proteção para o negócio e para os consumidores.”, explica Caio Rocha.
Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
- Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
- Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;
- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
- Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
- Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
- Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
- Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Empresas:
- Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação não afete sua experiência integrada. A Serasa Experian, por exemplo, tem soluções modulares inteligentes e um time de especialistas que possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao cliente final. Com combinação de dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem expandir os negócios com segurança.
- Conte com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento das transações à segurança;
- Faça a análise de compras mais caras. Outra prática que pode reduzir bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados. Uma forma de garantir a segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra. Embora esse tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é essencial para resguardar o seu negócio contra fraudes;
- Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é outra estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode facilmente identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;
Consulte o perfil do seu cliente. Quando a empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo, fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e maior Datatech do país, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo mais em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.