Índice revelou baixa de 14,8% devido a menor adesão dos consumidores de todo o país

O Indicador de Demanda por Crédito da Serasa Experian revelou que, em outubro, a procura pelo recurso financeiro teve a maior retração do ano, de 14,8%, feita a comparação com o mesmo período de 2021. Desde junho, essa foi a quinta queda consecutiva, reforçada por todas as regiões do país. Em destaque, o Centro-Oeste (-20,2%), seguido pelo Nordeste (-16,0%), Sudeste (15,2%), Norte (14,3%) e Sul (9,2%). Confira as informações gerais na íntegra no gráfico abaixo:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, mesmo com a retomada econômica que vem acontecendo gradualmente no país, alguns indicadores estão deixando os consumidores mais cautelosos na hora de contrair novas linhas de crédito. “Desde que a taxa Selic passou de 12,75% para 13,25%, de maio para junho deste ano, a busca pelo recurso financeiro começou a cair. Depois disso, a taxa aumentou mais uma vez em outubro, alcançando 13,75%. Dessa forma, ainda que exista a recuperação do poder de compra, o encarecimento dos juros desencoraja a população ao consumo”.

A análise por faixa de renda mensal mostrou que consumidores de todas as classes sociais têm evitado adquirir novas linhas de crédito. A maior queda, de 16,0%, ficou para aqueles que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000. Veja a seguir os dados completos:

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui. 


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.