Indicador não marca números positivos desde maio de 2022 e especialista explica que as altas taxas de juros mantém os brasileiros retraídos

Dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian mostram que em julho, na comparação com o mesmo mês de 2022, houve uma queda de 10,9% na busca por recursos financeiros. O índice não registra números positivos desde maio de 2022. Confira, no gráfico abaixo, a variação anual dos últimos 12 meses:

“Os consumidores continuam arredios à tomada de crédito principalmente pelos juros altos que tornam o momento inapropriado para isso. Para que o indicador volte a registrar números positivos, a renegociação de dívidas e o corte de gastos são medidas importantes a fim de conseguir se reorganizar financeiramente”, declara o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

A queda também seguiu no recorte de renda pessoal mensal do indicador, com destaque para a faixa “até R$ 500” com a maior retração (-13,3%) e “mais de R$ 10.000” com a menor (-9,3%).

Nenhuma Unidade Federativa (UF) registrou crescimento na busca dos consumidores por crédito. A queda mais acentuada foi observada no Distrito Federal, com -43,9%. Veja no gráfico a seguir o levantamento completo do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian:

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.