• Pessoas que recebem mais de R$ 10.000 foram as que tiveram a queda mais acentuada no período (-7,4%);
  • O Distrito Federal foi a Unidade Federativa com a maior retração (-16,4%).

Dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian mostraram que, em março de 2024, na comparação com o mesmo mês de 2023, houve uma redução de -5,6% na busca por recursos financeiros. O índice não registrou números positivos ainda este ano e o último foi apontado em dezembro do ano passado, após queda desde maio de 2022. Confira, no gráfico abaixo, a variação anual dos últimos 12 meses:

Gráfico com a variação anual da demanda dos consumidores por crédito até março de 2024
 

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, apesar dos impactos graduais da diminuição da taxa básica de juros e da inflação, a inadimplência ainda segue alta, o que dificulta a aquisição de recursos financeiros por parte dos consumidores. “O cenário atual exige planejamento e cautela, já que ainda serão necessários alguns meses até que alcancemos resultados favoráveis. Neste momento, é importante que os consumidores interessados em adquirir crédito estejam conscientes da importância do planejamento financeiro”.

Análise por renda mensal revela queda em todas as faixas

O levantamento ainda mostrou que, na análise por renda mensal, as pessoas que recebem mais de R$ 10.000 registraram a queda mais expressiva do período (-7,4%). Em seguida, estavam aqueles que ganham de R$ R$ 5.000 a R$ 10.000 (-7,0%), de R$ 2.000 a R$ 5.000 (-6,6%), de R$ 1.000 a R$ 2.000 (-5,9%), até R$ 500 (-5,6%) e de R$ 500 a R$ 1.000 (-4,9%).

Distrito Federal tem a maior baixa do país

As retrações foram observadas em 23 das 27 Unidades Federativas (UFs) do país, com destaque para o Distrito Federal, que registrou baixa de 16,4%. As UFs que se destacaram em março com índice positivo foram Sergipe (4,3%), Alagoas (2,6%), Rio Grande do Norte (1,4%) e Roraima (0,5%). Veja o detalhamento por UF abaixo:

Gráfico com a demanda dos consumidores por crédito em março de 2024 dividido por UF
 

Mais informações disponíveis no site oficial da Serasa Experian.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.