Retração de 24% do índice foi reforçada por pessoas de todas as faixas de renda
Os dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian mostraram uma queda de 24% em abril na comparação com o mesmo mês de 2022. Essa foi a quarta baixa consecutiva de 2023 e a mais expressiva do ano. Confira no gráfico abaixo os dados completos mês a mês:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a cautela do consumidor em relação à tomada de crédito deve se manter enquanto a inflação continuar em alta, junto com a taxa de juros e a inadimplência. “O cenário financeiro segue desafiador para grande parte da população, desacelerando o uso das linhas de crédito, recurso que já não estava sendo usado para grandes investimentos, com o encarecimento da Selic. Agora, com os altos níveis de negativação, não há incentivo ao consumo nem para pequenas compras”.
Todas as faixas de renda registraram baixa na procura por crédito
Desde os consumidores que recebem até R$ 500 mensais e tiveram a baixa mais expressiva, até os que ganham mais de R$ 10 mil, todas as faixas de renda marcaram retração na demanda por crédito. Veja os dados na íntegra na tabela abaixo:
Amapá foi a região brasileira que apresentou o maior tombo
Na análise por Unidade Federativa (UF), o indicador também registrou quedas por todo o Brasil. O maior tombo ficou para o Amapá, que caiu 36,2%. Em sequência estavam o Rio de Janeiro (-33,7%), Roraima (-31,4%), Alagoas (-30,6%) e Pará (-29,6%). Confira no gráfico a seguir as informações completas:
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de inovação para as últimas notícias sobre a empresa.