Pessoas com a faixa de renda mensal de R$ 500 a R$ 1.000 tiveram a maior retração

O Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian revelou que, em novembro, a procura pelo recurso caiu 16,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Essa foi a queda mais expressiva de 2022, superando a registrada em outubro, de 14,8%.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as pessoas ainda estão com o poder de compra abalado e, em sua maioria, consumindo por necessidade mesmo em épocas de maior apelo do varejo, como a Black Friday. “A inflação e a Selic, que se mantiveram em alta, marcando 13,75% ao ano, devem continuar tornando os consumidores mais cautelosos com a tomada de crédito para gastos não essenciais”. Veja no gráfico abaixo os dados completos:

Os dados mostram que todas as faixas de renda tiveram diminuição na procura pelo recurso financeiro em novembro. Os consumidores que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais foram os que menos buscaram por linhas de crédito, com queda de 17,8%. Além disso, a demanda daqueles com renda mensal de até R$ 500, também caiu expressivamente, em 17,4%. Confira as informações completas na tabela abaixo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal. 


Serasa Experian 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian 

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo para as últimas notícias sobre a empresa.