Apesar disso, final de semana do feriado registrou números positivos tanto na visão nacional, como na cidade de São Paulo

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revelou que, durante a semana de Páscoa no país (03 a 09 de abril), as vendas do comércio físico brasileiro caíram 2,5% em relação ao mesmo período festivo de 2022, quando o índice registrou aumento de 8,9%. Apesar disso, o final de semana do feriado (07 a 09 de abril) mostrou alta de 2,1% para o cenário nacional. “Isso pode indicar que grande parte da população acabou realizando suas compras em cima da hora ou até que preferiram sair para almoçar, por exemplo, ao invés de apenas presentear com os chocolates”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Confira no gráfico abaixo a série histórica:

Fonte: Serasa Experian

Ainda para Luiz Rabi, é importante observar que após a queda recorde registrada no início da pandemia, o índice tinha mostrado sinais de melhora, apesar de não conseguir se recuperar inteiramente do tombo em 2020. “De qualquer modo, com a queda em 2023, podemos ver que o consumidor ainda vive em um cenário financeiro instável, com fortes níveis de negativação, juros altos e uma inflação que persiste mesmo assim. O consumo não tem ganhado muito incentivo, mas os brasileiros mostram que as datas comemorativas não passam em branco quando olhamos para os dados positivos do final de semana”.

No cenário regional da cidade de São Paulo, a semana da Páscoa também marcou redução, essa de 2,2%. Nesse mesmo recorte, mas apenas durante o final de semana (07 a 09 de abril), as vendas do comércio físico marcaram alta de 1,5%. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de inovação para as últimas notícias sobre a empresa.