Pelo segundo mês consecutivo, crescimento foi puxado pelo setor de Veículos, Motos e Peças, com 9,2%.
Com números cada vez mais animadores, o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revelou a segunda alta consecutiva nas vendas do varejo físico no país. Após cair 1,1% em abril e recuperar o crescimento em maio (2,1%), o índice alcançou 2,4% em junho. Essa foi a porcentagem mais alta registrada nos últimos 12 meses, desde maio de 2021, quando o levantamento marcou 3% de aumento. O segmento de Veículos, Motos e Peças continuou a apresentar os resultados mais expressivos, com 13,4% e 9,2% nos últimos dois meses, respectivamente. Confira os dados completos no gráfico abaixo:
Para Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, mesmo com a aparente melhora econômica, a projeção para os próximos meses ainda é de incertezas e requer atenção. “Apesar do cenário atual, com uma inflação acima dos 10% inibindo o consumo das famílias e o país ter atingido o recorde de inadimplentes, as empresas têm conseguido aumentar gradualmente o fluxo de vendas. Uma trajetória lenta, mas contínua. A expectativa é que os empreendimentos consigam manter um ritmo estável durante o próximo semestre.”
Ainda segundo o especialista, as datas comemorativas (Dia das Mães e Dia dos Namorados), junto às recentes liberações de saques extraordinários do FGTS e da antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas, podem estar entre os motivos que levaram a leve alta no consumo.
Junho se mostra positivo também frente o ano anterior
Na comparação anual, o mês de junho de 2022 apresentou resultados superiores ao mesmo período do ano passado, com 2,5% de aumento. Essa é a maior alta desde agosto de 2021, quando o indicador atingiu 4,3%. O setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios demonstrou ser o mais aquecido em relação ao ano anterior (21,1%), seguido por Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (4%), Combustíveis e Lubrificantes (3,3%), Material de Construção (2,6%) e Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (1,6).
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.