Total nacional foi de 64,5% das dívidas pagas em até 60 dias da negativação; dívidas mais priorizadas foram as de Bancos e Cartões

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelaram que, em abril, o percentual de pagamentos em até 60 dias após a negativação de contas inadimplentes foi de 64,5%, o maior número desde o início da série histórica. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 9,1 pontos percentuais, já que no período anterior o índice marcou 55,4%. Veja no gráfico a seguir a movimentação mensal:


Fonte: Serasa Experian

Na visão por setores, do total de dívidas atrasadas do segmento de “Bancos e Cartões”, 71,4% foram pagas por consumidores inadimplentes em até 60 dias após a negativação. “Utilities”, que engloba contas de luz, água e gás, ficou em segundo lugar, com 64,6% dos débitos liquidados.

 Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “ter a confiança dos credores é uma das razões pela qual o setor de Bancos e Cartões apareceu no topo das prioridades de pagamento. As pessoas ainda dão preferência para limpar seus nomes com essas instituições para seguir tendo acesso a elas”. Confira no gráfico abaixo dados completos sobre a evolução de quitação por setor:

Fonte: Serasa Experian

Dívidas entre R$ 500 e R$ 1.000 têm o maior percentual de pagamento

 Em abril, as dívidas cujo valores eram entre R$ 500 e R$ 1.000 foram as priorizadas (71,3%). Em seguida, foram os encargos atrasados de mais de R$10 mil que conseguiram a melhor taxa de pagamento (69,4%) e aqueles de até R$ 500 vieram na sequência (63,6%). Veja as informações completas na tabela a seguir:

Ainda em abril, o indicador mostrou que o método mais usado para entrar em contato com os clientes foi por meio digital, correspondendo a 72% da preferência, enquanto o tradicional envio de cartas alcançou uma proporção de 54,9%.

Paraíba foi o estado que mais quitou negativações

O recorte por Unidades Federativas (UFs) revelou que a Paraíba liderou com a maior taxa de recuperação de crédito dos consumidores em até 60 dias da negativação (74,9%), seguido do Rio Grande do Sul (73,4%). Já os dados por região mostram que o Sul teve o melhor desempenho (68,2%), em sequência ficaram: Centro-Oeste (64,8%), Nordeste (64,7%), Norte (64,3%) e Sudeste (63,3%).

 

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise. 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui!


Serasa Experian 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.