Segmento teve o maior percentual, com 71,2% dos débitos recuperados; região Sul atingiu o maior nível de quitação

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelaram que, em outubro de 2022, 7 em cada 10 dívidas de consumidores inadimplentes foram pagas no setor de Bancos e Cartões em até 60 dias de negativação a partir do mês de referência. Além disso, o segmento de Utilities, que engloba contas de água, luz e gás, foi o segundo mais contemplado, marcando 66,5% dos débitos ressarcidos. No panorama geral, considerando todos os segmentos, 59,4% dos débitos foram recuperados.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a população ainda segue o modelo de regularização das contas por prioridade. “Mesmo com o cenário de inadimplência que temos observado, muitas pessoas estão conseguindo quitar suas dívidas negativadas, mas ainda precisam priorizar aquelas que afetam diretamente o cotidiano. O setor de Bancos e Cartões, por exemplo, exige que a população limpe seus nomes para continuar tendo acesso ao crédito, uma das ferramentas que têm garantido o custeio de itens primordiais e o fechamento das contas no fim do mês. Outro segmento que ganha destaque é o de Utilities, que garante acesso aos serviços básicos como água e luz”. Veja nos gráficos abaixo o percentual de recuperação de dívidas geral e por setor:

Recuperação de crédito do consumidor Percentuais Outubro 2022
Fonte: Serasa Experian
 

Recuperação de crédito do consumidor Por setor da dívida Outubro 2022
Fonte: Serasa Experian
 

Sul do país marca o melhor percentual de recuperação

A análise por região mostrou que a concentração de dívidas inadimplentes pagas em até 60 dias de negativação estava no Sul do país, que marcou o maior percentual, de 62,5%. Em sequência estava o Nordeste, com 61,2%. O Sudeste veio em terceiro lugar, marcando 59,5%, seguido pelo Centro-Oeste (57,8%) e Norte (50,3%). Confira no gráfico a seguir os dados completos de cada Unidade Federativa do país.

Recuperação de crédito do consumidor Por UF Outubro 2022
Fonte: Serasa Experian
 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 5 anos de observação para fazer essa análise.

Foco na educação financeira para manter o nome limpo

O caminho para combater a evolução da inadimplência é a educação financeira. Quanto mais cedo o brasileiro tem contato com conhecimentos sobre finanças pessoais, planejamento e controle do seu próprio dinheiro, mais distante ele pode ficar das dívidas. A Serasa possui ofertas de renegociação começando em R$100 com mais de 260 empresas parceiras e oportunidades de parcelamentos em até 72x. Veja como limpar o nome em quatro passos:

  1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome, digite o seu CPF e clique em “consultar”. Utilize a mesma senha criada para consultar seu Serasa Score. Se ainda não tiver cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.
  2. Confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação para o seu bolso.
  3. Siga os passos de negociação.
  4. Clique em gerar o boleto e realize o pagamento.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

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