Região Sul teve o maior percentual de recuperação; contas com valor superior a R$ 10 mil foram as mais contempladas

Das dívidas inadimplidas de consumidores em maio, 61,5% foram regularizadas em até 60 dias após este mês de referência. Os dados são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, e mostram ainda um aumento de 11,4% nos pagamentos em comparação com o mesmo período de 2022. Veja no gráfico a seguir a movimentação mensal:

 

“Os programas de renegociação chegam como uma oportunidade para os brasileiros endividados, viabilizando a quitação de débitos e auxiliando na recuperação da saúde financeira. Mas é fundamental que após essa reestruturação, os consumidores se tornem mais conscientes na hora de adquirir novos compromissos financeiros e priorizem a educação financeira”, defende Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

A análise setorial revelou que encargos adquiridos em “Bancos e Cartões” foram os mais liquidados. Em sequência estava o segmento de “Utilities”, ambos priorizados por estarem relacionados a serviços indispensáveis, como acesso ao crédito, e água, luz e gás. Confira no gráfico abaixo os dados completos sobre a evolução da quitação por setor:

 

Contas acima de R$ 10 mil foram as mais contempladas

Ainda segundo o levantamento, os passivos financeiros contraídos em maio com valor acima de R$ 10 mil foram os mais recuperados por consumidores inadimplentes em até 60 dias após a negativação. “Geralmente associados ao financiamento de bens, as pessoas têm a tendência de cumprir compromissos mais caros de forma mais diligente visando evitar a perda do seu patrimônio” explica Luiz Rabi. Veja as informações completas na tabela a seguir:

Região Sul lidera a recuperação de crédito no país

O recorte por regiões apontou que o Sul liderou com o maior percentual de dívidas recuperadas em até 60 dias da negativação, atingindo 66,1%. Na sequência estavam o Nordeste (64,1%), Sudeste (60,3%), Centro-Oeste (59,8%) e Norte (53,9%). Ao analisar por Unidades Federativas (UFs) individualmente, o Rio Grande do Sul apresentou o melhor desempenho. Confira abaixo o gráfico com a visão completa das UFs brasileiras:

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Foco na educação financeira para manter o nome limpo

O caminho para combater a evolução da inadimplência é a educação financeira. Quanto mais cedo o brasileiro tem contato com conhecimentos sobre finanças pessoais, planejamento e controle do seu próprio dinheiro, mais distante ele pode ficar das dívidas. A Serasa possui ofertas de renegociação começando em R$100 com mais de 260 empresas parceiras e oportunidades de parcelamentos em até 72x. Veja como limpar o nome em quatro passos:

  1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome, digite o seu CPF e clique em “consultar”. Utilize a mesma senha criada para consultar seu Serasa Score. Se ainda não tiver cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.
  2. Confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação para o seu bolso.
  3. Siga os passos de negociação.
  4. Clique em gerar o boleto e realize o pagamento.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui!


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

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