Índice de pagamentos foi o maior desde agosto de 2021; contas com valor superior a R$ 10 mil foram as mais contempladas

De acordo com os dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, em abril, as empresas inadimplentes regularizaram cinco em cada 10 contas em até 60 dias após a negativação (48,5%). Esse foi o maior percentual registrado desde agosto de 2021, quando o levantamento marcou 50%. Confira os dados mês a mês no gráfico abaixo:

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, comenta quais os motivos que podem ter levado a esse aumento. “Em abril, o Banco Central apontou uma leve alta de 0,56% na atividade econômica do país, após queda no mês anterior. Em conjunto com os feriados do período, que naturalmente aquecem as movimentações comerciais, mais dinheiro pode ter sido injetado no caixa das empresas, que consequentemente ampliaram a capacidade de pagamento das dívidas inadimplentes”.

Destaque foi para os encargos de mais de R$ 10 mil

A análise por valor da dívida indicou que aquelas com valor superior a R$ 10 mil foram as mais ressarcidas em até 60 dias após a negativação. Para Rabi, geralmente são priorizadas por apresentarem um risco maior a saúde financeira da empresa. Confira os dados completos na tabela abaixo:

Em relação a idade da dívida, aquelas com até 30 dias após o vencimento foram as mais elegidas por companhias inadimplentes (60,7%). Em seguida ficaram as contas com 60 dias (41,7%), 90 dias (31,6%), 180 dias (23,0%), as que completaram 1 ano (20,1%) e por fim, as que já excederam 1 ano (9,1%).

Rio de Janeiro foi o estado que menos regularizou dívidas no país

O indicador relevou ainda que, em abril, o Rio de Janeiro foi o estado com a menor taxa de débitos liquidados em todo o país. Por outro lado, o Piauí segue liderando o ranking desde abril de 2022, como a Unidade Federativa (UF) com a maior recuperação de crédito das empresas. Veja abaixo a tabela com a visão completa das UFs brasileiras:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Solução Serasa Experian Recuperação de dívidas

Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.

Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui.

Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a e