O Serasa Score CPF é um dos mecanismos mais importantes para as empresas conseguirem traçar estratégias de sucesso para concessão de crédito para pessoas físicas. Essa é uma forma de viabilizar possibilidades de vendas e contratação de serviços que não seriam possíveis de outra maneira.

Para você entender a dimensão disso, só no mês de maio de 2022 a busca por crédito no Brasil cresceu 11,2%. Isso não é um problema, desde que o contratante esteja empenhado em arcar com a dívida, evitando a inadimplência.

Confira, a seguir, o que é o Score CPF e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é o Score CPF e como funciona?

O Serasa Score CPF é um serviço de consulta ao score de crédito para pontuação de pessoas físicas, que tem por objetivo analisar o padrão de consumo de crédito e saúde financeira, gerando um perfil da pessoa segundo dados estatísticos.

O Serasa Score CPF é feito por meio de uma avaliação na qual se atribui uma pontuação para a pessoa física que é o potencial cliente do seu negócio. Na Serasa Experian, a pontuação pode variar de 0 a 1000, de acordo com os padrões de consumo e comportamento financeiro da pessoa.

A pontuação aponta a tendência de comportamento do seu cliente. As faixas de pontuação apontam tendências que podem ser positivas (maiores chances de honrar compromissos financeiros, como empréstimos e demais opções de crédito) ou negativas (histórico de dificuldades em honrar compromissos, problemas registrados nos birôs de crédito, entre outros pontos).

O que significa a pontuação?

O Serasa Score CPF pode variar de acordo com o comportamento e é classificado em quatro categorias:

  • 0 a 100 — há um alto risco de inadimplência, ou seja, são pessoas que têm uma maior dificuldade de ter acesso a opções de crédito;
  • 101 a 250 — a pessoa consegue ter acesso às opções de crédito, mas de forma bem moderada. Ela tem um risco consideravelmente alto ainda de inadimplência;
  • 251 a 550 — a pessoa consegue já ter um acesso a melhores opções de crédito no mercado, com uma redução nas chances de atrasos ou inadimplência no pagamento;
  • 551 a 1000 — a pessoa consegue ter acesso a condições especiais de crédito, com taxas menores e prazos mais atrativos. Tem mais facilidade na aprovação e opções variadas de crédito.

O cálculo do Serasa Score CPF pode envolver uma série de variáveis importantes para analisar esses padrões. Alguns dos pontos que a Serasa Experian considera são:

  • não ter o CPF cadastrado em birôs de crédito como negativado, sem protestos, ou seja, ter o conhecido “nome limpo”;
  • utilizar o cadastro positivo, que ajuda na centralização das informações e identifica com mais precisão as características de pagamento da pessoa física;
  • atualizar os dados cadastrais;
  • pagar as contas em dia;
  • evitar problemas que possam gerar mais insegurança na leitura de hábitos de pagamento (por exemplo, contar com cheque especial e pagar apenas o mínimo da fatura do cartão de crédito podem diminuir o score de crédito e apontar para a empresa que a pessoa pode ter dificuldades para arcar com suas dívidas em dia).

Qual é a diferença entre Serasa Score CPF e Serasa Score CNPJ?

Você pode encontrar também a opção de análise do Serasa Score CNPJ. Você sabe quais são as diferenças entre ele e o Serasa Score CPF? O primeiro é uma ferramenta focada para avaliação de empresas (Pessoa Jurídica). Também é uma forma importante de avaliação de confiança, só que de negócios.

Isso é importante, pois muitos empreendedores atuam na modalidade B2B (Business to Business, ou seja, negócios que comercializam com outras empresas) e oferecem concessões de crédito para aquisição de bens ou contratação de serviços. O Serasa Score CNPJ permite analisar, da mesma forma, os riscos de inadimplência.

A análise é semelhante: por meio de dados estatísticos e uso de métodos preditivos por Machine Learning é possível verificar a tendência de pagamento da empresa e ter mais precisão das possibilidades de proporcionar crédito para o negócio.

Ao consultar o Serasa Score CNPJ na Serasa Experian você receberá um relatório com dicas importantes de práticas de mercado, bem como um texto que ajuda a apontar as tendências do cliente e a interpretação dos resultados. Com isso, você consegue definir se vale a pena conceder o crédito para a organização.

Por que é importante que empresas consultem a situação cadastral dos clientes?

Consultar o CPF de um cliente pode ter funções muito importantes para o seu negócio. Por isso, separamos os principais motivos pelos quais você deve fazer a consulta cadastral dos seus potenciais clientes.

Em primeiro lugar, muitas empresas hoje atuam oferecendo, também, opções de crédito para seus clientes, seja por meio de cartão de crédito próprio, seja por outras modalidades (como crediário). Quando oferecidas para pessoas com mais chances de inadimplência, isso pode gerar dívidas e prejuízos graves para a empresa.

Taxas altas de inadimplência prejudicam o fluxo de caixa, podendo até mesmo comprometer o seu funcionamento. Por isso, é preciso minimizar as chances de ocorrência de problemas desta natureza.

Além disso, ao oferecer condições de crédito diferenciadas (como um cartão de crédito da sua loja com um limite maior), há mais chances de que a pessoa faça mais compras em seu negócio, aumentando o ticket médio. Com isso, a lucratividade do seu negócio aumenta.

Com isso, é possível ter uma melhor gestão financeira da sua empresa e criar estratégias que permitam mais sucesso nas suas ações de concessão de crédito.

Como fazer essa consulta?

Agora que você sabe a importância do Serasa Score CPF, é o momento de saber como fazer essa consulta. Ela está disponível na Serasa Experian, para que você possa consultar. O site pode ser integrado em sistemas especializados para concessão de crédito.

Por isso, se você quer contar com o Serasa Score CPF para as estratégias de fornecimento de crédito do seu negócio, bem como identificar e analisar os padrões de saúde financeira dos seus clientes em potencial, entre em nosso site!

Nele você poderá fazer tanto a consulta de CPF quanto CNPJ. Basta cadastrar e poderá ter acesso. Não perca a oportunidade.