Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

Como preparar seu caixa para a Black Friday e para o Natal

Prepare sua empresa para a Black Friday com dicas valiosas que impulsionam suas vendas. Saiba mais!

Como preparar seu caixa para a Black Friday e para o Natal

A Black Friday e o Natal estão se aproximando e com isto aumentam as perspectivas de vendas de diversos segmentos. Mesmo com a pandemia, só na Black Friday em 2020, a data registrou crescimento de faturamento em torno de 25% sobre o ano de 2019. A média de descontos esperada pelos consumidores ao redor do mundo fica em 45%. Aqui no Brasil, a média fica em torno de 56%. Mesmo com as boas projeções de faturamento, isso não quer dizer que essas datas especiais trarão mais saúde financeira para as empresas. Por isso, visando ajudar você, empreendedor, a se preparar para essas datas, criamos algumas dicas que você confere a seguir! Dicas para preparar seu caixa para a Black Friday e para o Natal Antes de conhecer as dicas, vale lembrar que a black friday e o natal é um momento desafiador para o caixa, já que não só apenas os descontos que devem ser bem calculados, mas o gestor também precisa equilibrar os pagamentos para fornecedores, visando maior disponibilidade de estoques e muitas vezes disponibilizar maiores prazos de pagamento. Com tanta expectativa e possibilidades de ganhos é preciso estar financeiramente organizado, mas como você vai se preparar? As dicas que separamos para te ajudar a preparar o seu negócio, são:

  • Tenha claro o que você vai fazer;
  • Projete suas vendas e disponibilidade de estoque;
  • Calcule seus descontos e condições de pagamento;
  • Acompanhe seus resultados;
  • Não deixar de olhar o futuro;

Abaixo, vamos entender melhor essas dicas! Tenha claro o que você irá fazer Planeje as ações que você realizará. Defina o período de ofertas, se será somente o dia ou se você pretende utilizar o mês, ou uma semana. Use todos os canais de vendas que você possui, inclusive as redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram entre outras). Gerencie o custo fixo da empresa e planeje os gastos com divulgação da data, lembrando que estes gastos incrementais também afetarão seu fluxo de caixa. Projete suas vendas e disponibilidade de estoque Faça projeções das suas vendas para estas datas, saiba qual é a necessidade de capital de giro e o valor de caixa mínimo da empresa para manter seus compromissos em dia. Verifique como está o nível do estoque e mantenha ajustado de acordo com as vendas projetadas. Cuidado para não inflar os estoques na expectativa de venda unicamente pela data. A Black Friday é uma data de comparação de preços pelos clientes. Negocie com os fornecedores descontos adicionais na compra de mercadorias que serão promovidas no período e pesquise o valor das mercadorias que serão repostas. Aproveite a data para incrementar seu volume de vendas com produtos que estão parados no estoque. Calcule seus descontos e condições de pagamento Calcule os descontos de modo que o preço cobrado seja suficiente para cobrir o custo da mercadoria, gastos variáveis, impostos, comissões e uma margem de lucro. Conheça seu ponto de equilíbrio. Calcule a margem de contribuição ponderada das suas vendas. Analise antecipadamente os prazos de pagamentos que você poderá conceder e não deixe de analisar o risco de crédito dos seus clientes, evitando calotes e atrasos. Ao começar realizar as ações para o consumidor, você pode incentivar a antecipação dos recebimentos. Uma boa forma é conceder um desconto adicional que incentive o pagamento por PIX. Acompanhe seus resultados Utilize uma planilha de fluxo de caixa para anotar todos os recebimentos e pagamentos, com isto você poderá identificar eventuais períodos em que a empresa pode ficar sem dinheiro e corrigir rumos, se for necessário. Monte uma demonstração de resultados e acompanhe o desempenho do seu negócio. Não deixar de olhar o futuro Fidelize o cliente com um ótimo atendimento, assim ele poderá recomprar no período da ação e ainda se tornar um cliente frequente. Esta é a época em que os clientes estão propensos a comprar, então ofereça além dos descontos, disponibilidade de produtos e atenda ao consumidor com as melhores ofertas, sem comprometer a saúde financeira do seu negócio. Prepare-se e boas vendas, com saúde financeira! Esse conteúdo foi criado pelo Sebrae para o Projeto Aprenda Serasa Sebrae!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail AI Mode no Brasil: como a inteligência artificial está mudando o jeito de pesquisar

AI Mode no Brasil: como a inteligência artificial está mudando o jeito de pesquisar

O que é o AI Mode, lançado recentemente no Brasil, e como ele promete mudar a forma como pesquisamos na internet. Confira o conteúdo completo aqui.

Thubmnail Reforma Tributária: o que é, o que mudou e quais impactos para as empresas no Brasil

Reforma Tributária: o que é, o que mudou e quais impactos para as empresas no Brasil

Entenda a reforma tributária, o que muda até 2033 e como sua empresa pode se preparar para os novos tributos e regras fiscais no Brasil.

Thubmnail Dicas práticas: como usar as redes sociais para vender mais e criar relacionamentos de valor em 2025

Dicas práticas: como usar as redes sociais para vender mais e criar relacionamentos de valor em 2025

Guia prático para PMEs venderem mais em 2025 usando redes sociais com estratégia, autenticidade e relacionamento com o cliente. Confira o e-book completo aqui!

Thubmnail Como fazer um resumo profissional atrativo para seu currículo

Como fazer um resumo profissional atrativo para seu currículo

Aprenda como fazer um resumo profissional atrativo, com resultados, palavras-chave e foco na vaga. Destaque seu perfil logo no início do currículo.

Thubmnail Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Saiba tudo

Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Saiba tudo

Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Entenda seus direitos, regras do INSS e como voltar ao mercado com segurança e confiança.

Thubmnail Trabalho em equipe: o segredo para crescer na carreira

Trabalho em equipe: o segredo para crescer na carreira

Descubra como o trabalho em equipe impulsiona sua carreira, fortalece relações e desenvolve habilidades essenciais para o sucesso profissional.