Quem nunca teve um cliente ou um parceiro de negócios que, de uma hora para outra, se tornou inadimplente, não é verdade?

Afinal, a inadimplência pode surgir devido à falta de organização dos pagamentos mensais, à adequação das prioridades de pagamento e, até mesmo, pode ocorrer como reflexo de um conjunto de ações mal planejadas ou mal organizadas.

Com tantas variáveis que cercam um cliente inadimplente, torna-se um grande desafio prever esse problema, e muitas empresas negligenciam o assunto, acabando por sentir os impactos negativos no fluxo de caixa e na saúde financeira do negócio como um todo.

O que muitos não sabem é que hoje já temos tecnologias para monitorar constantemente os clientes e estratégias que reduzem significativamente os impactos e o volume da inadimplência.

Hoje vamos contar tudo sobre essas estratégias e tecnologias para ajudar você a ter uma gestão de risco eficiente e não perder o controle em relação aos inadimplentes!

As várias formas de monitoramento de clientes

Quando falamos em monitoramento eficiente, não trabalhamos com apenas uma estratégia, mas sim várias! Afinal, todo cuidado é pouco quando o assunto é inadimplência!

As ações e estratégias que moldam o seu monitoramento giram em torno de uma gestão de risco que se baseia em identificar, avaliar e controlar as ameaças presentes em uma relação comercial, visando a organização e a minimização dos impactos financeiros, ou seja, prevenindo a inadimplência.

Nessa estratégia, aborda-se assuntos que vão desde a oferta até o pós-vendas, trazendo assim ações estrategicamente pensadas tanto para prevenir inadimplentes como também para recuperar as dívidas.

Porém, o monitoramento não pode ser algo estático, uma gestão de riscos deve estar em constante atualização devido à sua base ser feita em cima da análise financeira dos clientes/parceiros.

"Mas como consigo ficar atualizado da vida financeira dos meus clientes, parceiros ou fornecedores?"

Existem inúmeras tecnologias especializadas, que ficam de olho em cada detalhe e ainda te avisam caso o seu cliente/parceiro passe a representar algum risco de inadimplência.

Uma dessas tecnologias é o Serasa Alerta, ele te ajuda a desenvolver, atualizar e manter a sua política de crédito. É a maneira mais eficiente para o controle dos pagamentos e possíveis “quebras”, devido às informações atualizadas em tempo real e as notificações enviadas para você por e-mail, sempre que houver alguma alteração relevante no perfil de clientes que você já consultou na plataforma anteriormente, que garantem a velocidade necessária para analisar e começar a agir.

Por conta dessa instabilidade, é importante ter uma política de crédito que garanta condições mínimas para que a concessão de crédito e defina regras para a relação comercial, estabelecendo um equilíbrio entre a capacidade de pagamento dos clientes e a proteção contra a inadimplência.

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Monitorando, você pode não só garantir o lucro, mas pode aumentá-lo!

Sabemos que o objetivo principal é garantir o controle sobre os inadimplentes, porém, você sabia que investir em um processo de monitoramento pode te ajudar a perceber novas oportunidades de negócio?

Com o maior volume de dados dos seus clientes e parceiros, o seu processo de análise de dados fica mais completo, e a visão sobre oportunidades fica melhor!

Pensa comigo: se você tem um processo de análise de dados continuamente e o seu banco de dados é constantemente atualizado, ocorre um aumento da probabilidade de perceber e aproveitar uma janela comercial que surgiu recentemente.

Vamos pensar em um exemplo mais concreto: Você recebe uma notificação avisando que um cliente seu se tornou inadimplente em uma compra com as condições de pagamento semelhantes às que você fechou com ele. Logo, você pode antecipar uma abordagem sugerindo um reajuste na linha de crédito para conseguir arcar com o pagamento.

Pode ocorrer também de um parcelamento de um cliente estar para acabar, e você aproveita que ele terá mais verba para investir, elaborando uma proposta para uma nova compra.

Monitorar é muito mais do que só ter segurança contra inadimplentes

Ter um monitoramento constante dos seus clientes e parceiros de negócios representa muito além do que aumentar a sua segurança financeira.

Relacionamento com o cliente

Sabendo o que se passa na vida financeira do cliente, você consegue personalizar ainda mais a sua abordagem, linguagem e até mesmo embasar mais as suas propostas, proporcionando uma visão muito mais fundamentada no potencial de risco ou lucro do cliente.

Aumento da visibilidade financeira

Ao monitorar clientes, você consegue ter uma visão 360º de como será o seu faturamento, e seu banco de dados fica mais completo, garantindo muito mais pontos de apoio na hora de tomar uma decisão comercial.

Redução de riscos

Com acesso aos dados financeiros do cliente, você consegue diminuir a chance de cair em uma furada. A junção das estratégias e tecnologias para auxílio do monitoramento representa um aumento significativo na capacidade de perceber e agir em uma situação de risco.

Um exemplo disso é o da empresa Bems Mola, que não deixa o monitoramento de lado em nenhuma das suas relações comerciais.

  • Para você ter uma ideia, 9 entre 10 de seus clientes que fazem propostas de linhas de crédito extensas não passam despercebidos pelo processo de consulta de CNPJ e CPF.
  • Essa preocupação constante garantiu mais de 10 anos com a taxa de inadimplência abaixo de 1%!

Confira aqui a história de sucesso da Bems Molas e as estratégias de prevenção que adotaram.

Será que vale a pena investir em um trabalho de monitoramento especializado depois dessa?

Podemos concluir que o monitoramento especializado nos seus clientes e parceiros de negócios, não só garante um ótimo controle de inadimplência, como também pode beneficiar áreas como gestão de negócio, vendas e marketing.

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Compartilhe com seus colegas e vamos baixar o nível de inadimplentes no país todo, que tal? 😉