Os riscos são fatores internos e externos de determinadas organizações que causam incerteza em qualquer empreendimento. Essas incertezas, aliadas a uma má gestão, podem gerar prejuízos e encerrar um negócio.

Portanto, a melhor forma de lidar com isso é implementar um bom gerenciamento que mensure e controle os riscos, evitando que cheguem ao caixa da empresa. Mas é comum que surjam dúvidas com relação ao assunto e acerca de como fazer gestão de riscos eficiente.

Pensando nisso, trouxemos este artigo para explicar o que é gestão de riscos e por que é importante implementá-la na sua empresa. Confira!

O que é gestão de riscos?

A gestão de riscos, também conhecida como gerenciamento de riscos, é utilizada dentro de uma organização para antecipar situações que possam comprometer o desenvolvimento da empresa.

Esse processo identifica vulnerabilidades e define as respostas apropriadas, visto que existem várias situações que podem causar prejuízos incalculáveis a uma organização.

Gerenciar o risco é saber como tomar medidas que possam prevenir ou eliminar tal problema, mas também saber identificar oportunidades que podem gerar valor para a empresa.

Sendo assim, a gestão de riscos pode focar em:

No geral, a gestão de riscos trata-se de um conjunto específico de processos destinados a garantir que a empresa não seja prejudicada pelos riscos mencionados acima, que têm diferentes impactos e probabilidades de ocorrência.

A gestão de riscos é uma estratégia baseada no equilíbrio entre as metas e os objetivos a serem alcançados e os riscos que os envolvem. Dessa maneira, é importante ressaltar que a gestão de riscos não se trata apenas da análise de ameaças ao seu negócio, mas também de oportunidades que não devem ser desperdiçadas.

Quais são os principais benefícios da gestão de risco?

Saber o que é gestão de risco não é suficiente. É preciso entender sua importância. Independentemente do tamanho do negócio, o gerenciamento de riscos ajudará a definir o futuro da sua empresa. Por isso, é necessário entender todo o processo produtivo para detectar possíveis falhas e minimizar riscos.

A seguir, listamos as principais vantagens da gestão de riscos para sua empresa.

Prevenção de perdas

As ações de gerenciamento de riscos podem trazer muitos benefícios para sua empresa, principalmente para evitar perdas econômicas. Por exemplo, é comum uma empresa lançar um produto no mercado sem entender e analisar os riscos do lançamento. Como resultado, as perdas são inevitáveis, e a lista de produtos que falham no mercado por falta de análise de risco é interminável.

Otimização

Outro benefício é a otimização de processos e recursos operacionais. Isso porque, ao identificar e gerenciar riscos, os recursos podem ser gerenciados de forma mais eficiente e segura, e processos mais eficientes podem ser definidos. Como resultado, a eficiência e a produtividade das equipes e serviços são aprimoradas.

Lucratividades

As margens de lucro da empresa também se beneficiam de uma excelente gestão de risco. Lidar com uma ameaça depois que ela já existe é caro para qualquer empresa. Com uma gestão bem executada, o risco pode ser controlado para que não se torne um problema.

duas pessoas uma mulher preta de cabelos soltos segurando um tablet na esquerda e a direita um homem branco de cabelo curto e barba discutindo gestão de risco

Programa de gerenciamento de risco: estratégias e importância

Um programa de gerenciamento de risco é extremamente importante para possibilitar que a sua empresa atue de maneira mais segura e otimizada para lidar com as demandas do mercado. Dessa forma, algumas estratégias para executar isso envolvem o diagnóstico dos riscos e a montagem de práticas que os mitiguem.

Porém, existem muitos negócios que não conseguem realizar o programa de gerenciamento de risco ideal para o seu cenário ou sequer se preocupam com a prática. Devido a isso, eles podem ficar expostos a problemas extremamente perigosos para a saúde empresarial e comprometer todo o crescimento da companhia. Ficou curioso e quer entender mais sobre o tema? Então, siga com a leitura!

O que é um programa de gerenciamento de riscos?

O gerenciamento de risco é o processo que reúne várias práticas que permitem checar quais são as ameaças para seu negócio e exercer o controle sobre elas. As pequenas e médias empresas podem apresentar ótimo nível de sustentabilidade e entender como atuar melhor diante do mercado por saberem os riscos do negócio e terem medidas para mitigar esses problemas.

Considerando o cenário geral, as organizações estão expostas a ameaças como o risco de crédito, operacional e tributário. Por causa dessa ampla possibilidade, a companhia precisa conseguir implementar as medidas preventivas e diminuir as chances de ocorrerem crises e prejuízos financeiros, o que proporcionará uma ótima cultura organizacional capaz de fornecer eficiência e controle.

Quais são os principais riscos para PMEs?

Os riscos financeiros são alguns dos principais riscos enfrentados pelas PMEs, já que se tratam de empresas médias e pequenas que, muitas vezes, não possuem muitos recursos para operar. Como são muitos riscos existentes, segue a lista abaixo que reúne todos os tópicos principais de atenção:

  • Riscos financeiros;
  • Cibersegurança;
  • Inflação;
  • Acidentes de trabalho;
  • Aumento de preços incorretamente.

Mesmo que todas essas ameaças intimidem com mais frequência as PMEs, as grandes empresas também devem manter atenção para evitarem problemas. Em geral, os acidentes de trabalho e a cibersegurança são ótimos exemplos que atingem tanto as pequenas e médias como as grandes companhias.

Qual é a importância da prevenção e do controle?

Realizar uma boa prevenção e controle pode proporcionar a segurança necessária para evitar grandes prejuízos como perdas financeiras, complicações jurídicas e perda de credibilidade, por exemplo. Com a prevenção contra esses problemas, o seu negócio pode atuar de uma forma mais segura e com maior eficácia dentro de seu segmento.

Etapas e estratégias do programa de gerenciamento de riscos

As etapas para o programa de gerenciamento de risco são o diagnóstico, monitoramento de riscos e estratégias de mitigação. Por serem etapas bastante diferentes entre si, cabe observar o detalhamento completo delas para você ter noção de como gerir os riscos apropriadamente em seu negócio.

1. Diagnóstico e identificação dos riscos

O diagnóstico e a identificação dos riscos são as etapas essenciais, por serem com elas que se coletam os dados necessários para checar os riscos da empresa. Para essa parte, é necessário observar os problemas que a companhia já teve até o momento e ter noção da tendência que eles podem tomar com base na situação atual.

Como exemplo, suponha que um empreendimento deseja fazer o diagnóstico dos riscos financeiros que ele corre no mercado. Para fazer isso, é necessário checar os extratos, documentos que comprovam as transações financeiras realizadas e observar se essas operações representam uma situação de estabilidade ou instabilidade na companhia. Após isso, é preciso comparar com o contexto atual do negócio, para uma conclusão melhor.

Depois desse trabalho de coleta, é preciso realizar um tratamento adequado do cenário obtido pela empresa, para que se possa montar estratégias de mitigação com base nas conclusões. Com esse cuidado, as escolhas tendem a ser mais adequadas e com maiores probabilidades de gerarem bons resultados.

2. Estratégias de mitigação e monitoramento

Estratégias de mitigação e monitoramento são cruciais para sua empresa conseguir identificar os riscos, diminuir seus impactos e checar a eficácia da prática. Assim, para facilitar a organização de sua companhia, seguem abaixo algumas estratégias de mitigação e monitoramento para você avaliar e executar:

MITIGAÇÃO MONITORAMENTO
Pesquisa ativa dos riscos Revisões constantes dos processos da empresa
Redução de gastos Análise dos tributos pagos
Diversificação de estratégias Alterações nas estratégias
Avaliação dos prejuízos que a companhia teve Avaliação dos resultados obtidos da companhia em certo período

Com todas as práticas apresentadas, fica claro que cada uma possui conexão para auxiliar na diminuição da exposição do negócio a riscos diversos. Dessa forma, há mais possibilidades de a empresa conseguir atuar da maneira desejada e garantir a segurança necessária devido à eficiência de seu programa de gerenciamento de risco.

Quais são os benefícios do programa de gerenciamento de riscos?

A redução de perdas financeiras, aprimoramento da tomada de decisões e melhora da credibilidade do seu negócio para os parceiros são exemplos dos benefícios que a implementação do programa de gerenciamento de riscos promove. Por meio de ambos, é possível melhorar muito as escolhas que a empresa faz no mercado e a reputação que possui em relação aos participantes.

Dada essa capacidade, portanto, é perceptível que o programa de gerenciamento de riscos pode ajudar muito no desenvolvimento geral da companhia. Por isso, cabe observar os detalhes logo abaixo para te fornecer maior noção do quão é vantajoso gerenciar bem as ameaças da empresa:

1. Vantagens competitivas

Existem muitas vantagens competitivas em realizar um programa de gerenciamento de risco para seu negócio. Por serem bastante numerosas e exigirem detalhes para a compreensão ser completa, segue a tabela abaixo para observar:

  • Diminuição das perdas financeiras: a diminuição das perdas financeiras acontece justamente pelo programa de gerenciamento de risco mapear as possibilidades de problemas nas finanças antecipadamente. Dessa forma, a companhia pode evitar problemas envolvendo indenizações, correções e retrabalhos, por exemplo;
  • Fortalece a credibilidade do negócio: o fortalecimento da credibilidade do negócio é um benefício muito importante que o gerenciamento de risco fornece, já que uma empresa, com controle sobre suas ameaças, atua de maneira mais segura e consciente no mercado. Tudo isso implica em mais parceiros e clientes fidelizados, que confiam no que a companhia executa.
  • Otimiza a rotina: com ótimas ferramentas tecnológicas trazidas pelo gerenciamento de risco, a rotina de seus profissionais pode ser mais otimizada, auxiliando para um aumento de produtividade considerável;
  • Conformidade jurídica: a conformidade jurídica acontece com o gerenciamento adequado dos riscos, pois a empresa consegue avaliar quais obrigações ela deve cumprir e quais devem ser priorizadas devido ao curto prazo. Desse modo, pode-se evitar complicações jurídicas, como multas e penalizações.

É interessante notar que todas as vantagens competitivas permitem que o negócio atue de uma maneira mais promissora sem comprometer a segurança. Desse modo, fica nítido como as empresas que possuem um bom programa de gerenciamento de risco tendem a permanecer mais tempo no mercado.

2. Integração com outras práticas de gestão

Uma integração com as outras partes que envolvem a gestão fará com que a gestão de riscos possa ser aplicada em diferentes setores do negócio, como os de vendas e de finanças, por exemplo. Dessa forma, há maiores chances de sua companhia apresentar mais segurança em áreas diversas e evitar o colapso delas mesmo em situações mais difíceis.

Nota-se que o programa de gerenciamento de risco é uma medida extremamente essencial para o negócio conseguir lidar adequadamente com as ameaças que podem atrapalhar o seu desenvolvimento. Com todo esse papel, também fica claro como a gestão de sua companhia precisa estar cercada de conteúdo útil para compreender o andamento do mercado e escolher as medidas mais adequadas.

Por isso, nós da Serasa Experian oferecemos vários artigos que te ajudarão a entender muitos conceitos indispensáveis para sua empresa. Além disso, também temos serviços que podem ser a sua escolha mais apropriada para atuar com segurança e a qualidade que você busca para obter um posicionamento mais firme no cenário. Fique de olho em nosso blog!