O Limite de Crédito PJ é uma informação adicional presente nos relatórios de Consultas da Serasa Experian. Para o setor Atacadista, essa é uma boa ferramenta para calibrar o limite ideal para empresas e consumidores que desejam comprar a prazo e evitar fazer negócios com clientes muito comprometidos financeiramente e evitar a inadimplência.

Ele é abastecido de informações dos hábitos financeiros do cadastro positivo. Ou seja, é uma maneira de detectar "bons pagadores" e evitar vendas para quem não quita suas dívidas nas datas corretas.

Além disso, o cadastro positivo é um recurso que agrupa vários dados dos pagamentos, empréstimos e transações e dá às empresas alguns feedbacks sobre a situação dos seus clientes.

Está gostando do nosso artigo? Então, continue a leitura e fique por dentro de mais novidades acerca deste assunto tão importante!

O que é limite de crédito?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que o limite de crédito para compras a prazo é fornecido por empresas que vende para outros negócios ou consumidores que não podem desembolsar o valor total no ato da compra.

Para que a concessão de crédito aconteça de maneira segura, é necessário fazer uma análise, consulta, desse modo evitando riscos e fazendo negócios com mais assertividade.

Como fazer uma análise para concessão de crédito?

A avaliação deve considerar a capacidade de pagamento, hábitos, histórico financeiro, informações cadastrais, hábitos dos sócios e o índice de relacionamento com o mercado.

A Serasa Experian, disponibiliza várias informações adicionais que podem ser acrescentadas no momento da consulta de documentos para trazer mais segurança para a negociação.

Quais são os benefícios de fornecer limite de crédito e vender a prazo?

Quando o assunto é dinheiro, muitas pessoas perdem o sono. Afinal, viver com dívidas é algo terrível. Porém, para ajudar muitas empresas a não entrarem no vermelho, existe o limite de crédito PJ.

Um dos principais benefícios desse tipo de crédito são os prazos e o parcelamento, visto que, para um determinado empreendedor conseguir lucratividade em seu negócio, o caminho é longo e árduo. Logo, ter um prazo maior ajuda na saúde financeira de muitas marcas espalhadas pelo Brasil.

Além disso, o número mais alto de parcelas com um valor menor ajuda muitos empresários a diluir, de certa forma, as despesas do seu negócio. Por consequência, a lucratividade também tende a ser maior. Portanto, o empreendedor que sabe lidar com esse limite de crédito de forma consciente e controlada consegue manter bem o seu negócio.

Maior lucratividade

Toda empresa busca lucratividade e visibilidade no mercado. Assim, com o uso do limite de crédito, o microempreendedor consegue utilizar o crédito para comprar as matérias-primas para fazer o seu produto sem comprometer o seu caixa.

Dessa maneira, tendo um prazo grande para quitar, o empresário consegue juntar uma maior quantidade de capital sem comprometer o fluxo de caixa do seu negócio.

Ajuda nas negociações

Um fato importante que precisa ser pontuado é o perfil financeiro do empreendedor. Nesse sentido, se é aquele tipo de cliente que paga as dívidas em dia e não atrasa os seus compromissos e é bem relacionado com o mercado, banco, financeiras e o comercio na maioria dos casos, pode oferecer melhores negociações. Além disso, a recomendação de crédito é maior.

Por fim, é preciso frisar que concessão de crédito para vendas a prazo, seja ele para PF ou CNPJ, é um grande aliado, visto que pode ser uma solução em momentos de urgência e também pode ser uma opção para pessoas que desejam iniciar o seu negócio e ainda não possuem o capital necessário.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o limite de crédito PJ com cadastro positivo, lembre-se de estudar mais sobre as condições de pagamento e de que forma esse recurso pode ajudar seu empreendimento.

Gostou do conteúdo que apresentamos neste post? Então, não perca tempo e aproveite para ficar por dentro de mais novidades e conhecer as soluções da Serasa!