O perfil do consumidor atual está cada vez mais exigente, à medida que tem optado por empresas que pensam em sua satisfação e lhe oferecem o que deseja no momento. Mas como se preparar para esse cenário?

Existem diversas ferramentas do marketing digital visam auxiliar neste propósito. Dentre eles, o recurso de público personalizados do Facebook é uma ferramenta eficiente para segmentar e direcionar as campanhas de divulgação de um produto ou serviço para potenciais clientes.

Quer saber como este recurso do Facebook Ads funciona e pode te ajudar a aumentar suas vendas? Acompanhe o post abaixo!

O que é público personalizado no Facebook?

Público personalizado no Facebook é uma segmentação que a rede social oferece que possibilita que um anunciante interaja, informe, comunique e venda para pessoas que já demonstraram interesse pela sua marca.

O interessado em usar esse recurso pode integrar sua lista de e-mails com a plataforma de anúncios do Facebook. Dessa forma, ele ganhará um controle maior de quem acessa seus anúncios e poderá personalizar o conteúdo para esse público.

Para que serve o público personalizado?

Os anunciantes que usam este tipo de segmentação do Facebook Ads visam uma série de vantagens que deixam um negócio mais rentável e aumenta as chances de crescimento, confira algumas delas:

Comunicação personalizada

Todo cliente gosta de um tratamento VIP. Uma comunicação personalizada com uma interação mais próxima entre empresa e consumidor faz toda diferença em uma negociação.

Com essa segmentação do Facebook fica muito mais fácil conhecer seu público. Outra ferramenta que pode agregar nesta estratégia é a Polis, uma plataforma de insights que te ajudará a conhecer, analisar e segmentar públicos e regiões com mais autonomia e precisão.

Aumentar a relevância do anúncio

O Facebook oferece inúmeras opções de segmentação que o anunciante pode escolher. Essa filtragem permite maximizar o potencial das campanhas e chegar a mais clientes com potencial interesse nos seus produtos.

Quanto mais relevante for o anúncio, mais chance de conversão e, portanto, um menor custo por aquisição de cliente.

Resgatar potenciais compradores

Sabe aquele cliente que colocou os produtos no carrinho de compra, mas não concluiu sua transação? Esse perfil é muito observado nos e-commerces e resgatar esse cliente que já mostrou interesse pelo seu produto é uma ótima oportunidade de fechar um negócio.

O recurso de público personalizado permite que você tente cativar essas clientes oferecendo algo de valor que o faça concluir a sua compra, como frete grátis, um período de teste de um serviço, um cupom de desconto, dentre outros.

Melhorar as vendas

O sonho de todo vendedor é oferecer ao seu cliente o que ele precisa para suprir suas necessidades. E não tem forma melhor de fazer isso conhecendo quem se interessaria pelo seu produto ou serviço.

Usar os públicos personalizados vão ajudar a encurtar o caminho até o seu cliente potencial. Dessa forma, seu investimento em publicidade irá dar um retorno muito maior e mais rápido.

Veja também: Campanhas sazonais: Como usar o Facebook Ads para aumentar suas vendas em datas especiais.

Quais os tipos de públicos personalizados no Facebook?

Os públicos personalizados do Facebook podem ser configurados a partir de duas formas: a partir de fontes que a empresa já usa para definir o seu público alvo ou pelas opções que a própria plataforma oferece.

O Facebook permite integração/sincronização com diversas fontes de dados, dessa forma, é possível armazenar e utilizar as informações de clientes para definir o público personalizado.

Já as fontes da plataforma utiliza informações extraídas a partir das atividades da própria rede social, vamos ver com detalhes algumas que estão disponíveis:

Site

Este tipo de público personalizado é uma opção de direcionamento que visa fazer a correspondência entre as pessoas que visitaram o seu site e a plataforma.

Assim, é possível aproveitar toda a informação que o Facebook te dá e adaptar suas campanhas para o que essa audiência, que já visitou seu site, está procurando.

Também há como configurar o intervalo que quer relacionar: usuários que visitaram recentemente sua página, 7 dias, 14 dias ou 30 dias; ou também tentar resgatar visitantes mais antigos: 60 dias, 90 e 180 dias.

Atividade do App

Este recurso é indicado para empresas que tenham jogos ou aplicativos no Facebook. Com ele é possível criar uma lista de usuários que já instalaram, ou fizeram algum tipo de interação e veicular uma campanha de engajamento voltada para esse público.

Lista de Clientes

É criada a partir de listas de clientes com informações como telefone, e-mail e endereço que um negócio oferece. Esses dados são chamados de "identificadores" e ajudarão o anunciante a encontrar o público que deseja atingir com a sua campanha.

A utilização desse recurso é muito benéfica no caso do anúncio de um novo produto ou serviço e também para aplicar as estratégias cross-selling e up-selling.

Engajamento

Este público personalizado é formado por pessoas que interajam com um conteúdo, seja ver vídeo, abrir um formulário, seguir uma página, participar de um evento, compartilhar uma publicação, enviar uma mensagem entre outros.

Ao escolher criar um público personalizado de engajamento, o anunciante pode informar o período que deseja para a coleta dos dados.

Se, por exemplo, for escolhido 30 dias, qualquer pessoa que interagir dentro deste período será adicionado ao público. Não é necessário editar e criar um público novo, a menos que deseje alterar o intervalo ou tipo de engajamento.

Anúncios no Facebook

É possível segmentar o público que teve algum contato ou interação com o seu catálogo de produtos no Facebook. Dentre as opções pode-se selecionar: quem visualizou os itens ou quem enviou mensagens para pedir mais informações.

Leads

São formados por usuários que tiveram alguma interação com o formulário de geração de Leads da sua campanha veiculada no Facebook ou Instagram. Nesse público, estarão aqueles que abriram o formulário, os que abriram e não submeteram e as que preencheram e enviaram.

É possível criar campanhas personalizadas dentro desse perfil e direcioná-los para o fundo do funil de compras. Para identificar esse público, basta inserir o formulário que deseja extrair as informações para o Facebook fazer a seleção correspondente.

Perfil do Instagram

Este público personalizado é composto pela audiência que interagiu com o perfil comercial de uma marca no Instagram.

Aqui é possível selecionar algumas opções como: qualquer pessoa que tenha visitado a tua conta comercial, que interagiram com uma publicação ou anúncio, que enviaram uma mensagem para a tua conta comercial ou que guardam qualquer publicação ou anúncio.

Como usar o público personalizado no Facebook?

Se você deseja usar o público personalizado no Facebook, veja um passo a passo para colocar em prática esta estratégia:

  1. Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook;
  2. Selecione a opção "Criar público personalizado";
  3. Escolha dentre as 4 opções para começar a criar o seu público: arquivo do cliente, tráfego do site, atividades em aplicativos ou envolvimento no Facebook.
  4. Siga as etapas seguintes da opção escolhida até finalizar a configuração.

Que tal usar essa segmentação do Facebook Ads para melhorar as estratégias da sua campanha? As ferramentas de marketing digital estão em alta e os negócios que querem crescer não podem deixar de aproveitar as oportunidades que elas oferecem, confira também Como anunciar no YouTube.

Agradecemos sua leitura e esperamos que tenhamos o ajudado a entender melhor sobre os públicos personalizados no Facebook a partir deste conteúdo. Até a próxima!