Você já ouviu falar sobre a pesquisa exploratória? Trata-se de um método muito utilizado em estudos mercadológicos e científicos. Esse tipo de pesquisa possibilita a construção de teorias que promovem um estudo mais aprofundado depois. Pode-se dizer que ela é um ponto de partida para se chegar em resultados e conclusões.

Aproveite para entender mais profundo esse conceito e suas formas de aplicação. Continue sua leitura e venha desbravar a pesquisa exploratória!

O que é pesquisa exploratória?

A pesquisa exploratória é uma metodologia cuja função é preencher lacunas de informações que estão faltando em um estudo. Esse método apresenta informações e constrói uma maior familiaridade do problema/objetivo, possibilitando construir hipóteses iniciais para realizar um planejamento estratégico depois.

Muitas vezes ao iniciar um estudo, as informações não estão muito claras e acabam não permitindo uma compreensão completa do assunto. E são nesses momentos que a pesquisa exploratória vai entrar em ação. Esse método de pesquisa não irá fazer pesquisas muito avançadas, afinal, ele levanta informações para a formação de soluções e não conclusões prontas.

Qual é a função da pesquisa exploratória?

Essa metodologia de pesquisa obtém insights para solucionar problemas futuramente. Com a pesquisa exploratória, o profissional ficará totalmente familiarizado com o assunto do projeto. Além disso, ele receberá informações para construir hipóteses iniciais e conceitos.

Esse tipo de estudo é muito utilizado em estudos mercadológicos e pesquisas de público-alvo. Por meio dela, é possível criar planejamentos e planos de ação que vão ao encontro do objetivo do projeto.

Quais são as características principais da pesquisa exploratória?

Esse método possui algumas características muito vantajosas que ajudam muito os projetos e pesquisas. Dê uma olhada:

  • Métodos flexíveis sem o uso de questionários detalhados e complexos.
  • Observação do comportamento do objeto pesquisado, seja consumidores, produtos ou outros;
  • Proximidade da realidade do objeto estudado;
  • Disponibiliza informações amplas que permitem o uso das informações em vários casos.

Quais são os 4 tipos de pesquisa exploratória?

Dentro da pesquisa exploratória, existem algumas formas de receber as informações e interpretá-las. Dê uma olhada nos quatro tipos principais:

1. Bibliográfica

Esse tipo de pesquisa exploratória é baseado apenas em fontes de terceiros, as chamadas fontes secundárias. Uma das formas de utilização desse método é através da comparação e análise de diversos estudos. Isso faz com que o pesquisador crie seus próprios conceitos e concepções baseadas em outras pesquisas.

2. Com Survey

Esse tipo de pesquisa coleta informações e dados de usuários a partir de suas características e interesses. Essas informações coletadas ajudam a solucionar e propor hipóteses para um problema, ou objetivo proposto.

O método analisa os dados de forma bem objetiva e mostra quais são os costumes, características, preferências e opiniões das pessoas estudadas.

Um exemplo de plataforma de pesquisa exploratória dos consumidores é o Mosaic, da Serasa Experian. Nele, os dados são analisados para definir perfis de consumidores e o público-alvo. Esse tipo de interface possibilita avaliar melhor o mercado, trazer melhor relevância aos relacionamentos e agregar mais inteligência nas tomadas de decisões.

3. Documental

Enquanto a pesquisa exploratória bibliográfica utiliza fontes secundárias para fazer sua análise, a documental utiliza fontes primárias. Isso significa que esse tipo de pesquisa utiliza dados e informações que ainda não foram tratas de forma científica ou analiticamente.

Alguns exemplos dos materiais utilizados são: jornais, documentos oficiais, fotografias, pinturas, tabelas estatísticas, cartas e outros. Esse método é um ótimo complemento para as pesquisas bibliográficas.

4. Estudo de caso

No estudo de caso, são analisados outros casos que já aconteceram no mercado. Essa análise pode ser feita por meio de casos disponíveis em publicações acadêmicas, como artigos científicos, ou em cases de benchmarking ao analisar empresas referências do mercado.

Quais dados podem ser coletados com a pesquisa exploratória?

A pesquisa exploratória pode coletar dados relacionados à classe social, localização, comportamentos de compra, cultura e costumes. Todos esses dados ajudam a criar hipóteses e iniciar estratégias de planejamento para os projetos.

Onde se aplica esse tipo de pesquisa?

A pesquisa exploratória pode ser usada em artigos científicos como TCCs, monografias e projetos de pesquisas. Mas esse método também pode ser aplicado em pesquisas que buscam de informações para levantamento e planejamento de estratégias em empresas.

Esse método recolhe informações que contribuem para o entendimento de dados sobre o mercado. Isso possibilita analisar a distribuição geográfica da população e seus comportamentos para ações com o objetivo de expandir negócios.

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Pesquisa exploratória em exemplos

Um exemplo de pesquisa exploratória na área científica seria um pesquisador fazendo um estudo histórico sobre um incidente ambiental ocorrido alguns anos atrás.

Nesse estudo seriam pesquisados as memórias e a mentalidade de sobreviventes a respeito do acidente. Para isso, depoimentos seriam colhidos e algumas entrevistas seriam feitas. Os dados e informações seriam recolhidos e algum tempo depois iriam para uma análise aprofundada.

Outro exemplo, mas agora voltado para uma análise de mercado. Um empreendedor está abrindo um e-commerce e deseja descobrir em qual região está os potenciais compradores de seus produtos e quem são eles – idade, seus hábitos de compra, costumes e interesses.

Para isso ele vai utilizar a pesquisa exploratória, reunir as informações e só depois desenvolver uma estratégia de venda para esse público.

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