Você sabe o que é a pesquisa descritiva? Esse método é muito utilizado em diversas ocasiões e levanta dados e informações sobre o objeto de estudo de forma muito precisa. Além de muito eficaz, essa técnica pode ser usada em diversas situações no meio acadêmico e empresarial.

Ficou curioso para conhecer melhor essa metodologia? Então, continue sua leitura e venha entender o que é a pesquisa descritiva, seu objetivo, características, tipos e como fazer. Tenha uma boa leitura!

O que é pesquisa descritiva?

A pesquisa descritiva é um método onde são recolhidas informações mais específicas e detalhadas. Como o próprio nome diz, esse tipo descreve uma realidade. Ao mesmo tempo que essa metodologia expõe os dados de algo, não se aprofunda no porquê dessas características.

Alguns exemplos de pesquisas que utilizam essa método são as pesquisas governamentais, eleitorais, de opinião, de mercado e muitas outras. Além dessas, as pesquisas descritivas são muito utilizadas em TCCs e artigos acadêmicos.

A plataforma Polis, do Serasa Experian, é uma ferramenta que pode ser usada em pesquisas descritivas, uma vez que analisa e segmenta públicos com precisão. Confira!

Quais as características da pesquisa descritiva?

Esse tipo de pesquisa conta com algumas características que nos ajudam a entender melhor a metodologia. Dê uma olhada:

  • Analisa características e variáveis relacionadas ao objeto de pesquisa;
  • Naturalidade do objeto pesquisado – não tem a interferência do pesquisador.
  • Generalização dos resultados – os resultados consideram todo o conjunto de variáveis possível;
  • Resultados brutos sem a análise de documentos para gerar interpretações;
  • Pesquisa quantitativa que coleta os dados e pode os transformar em estatísticas.

Conheça seus públicos e mercados

O que visa a pesquisa descritiva?

As pesquisas descritivas visam fazer uma análise minuciosa do objeto de estudo, seja um relatório governamental, pesquisa mercadológica ou outro.

Nesse método, é investido na coleta de dados quantitativos como sexo, idade, escolaridade e outros. Com esses levantamentos de dados, a pesquisa descreve detalhadamente os processos, fenômenos e situações.

O objetivo principal da metodologia é realizar a pesquisa e analisar dados coletados sem que tenha interferência do pesquisador. Nela, é feito um aprofundamento do tema.

Não esqueça de conferir o Mosaic, a solução global do Serasa Experian que te ajuda em pesquisas com variáveis sociodemográficas, econômicas, financeiras e comportamentais. Veja depois!

Quais são os tipos de pesquisa descritiva?

Agora que você já entendeu o que é a pesquisa descritiva, vamos entender quais são seus tipos. Confira:

1. Levantamento

Nesse tipo de pesquisa, dados são levantados e as informações são quantitativas e qualitativas. Para realizar esse método é necessário saber exatamente o que se busca antes de iniciar a pesquisa.

2. Desenvolvimentista

Esse modelo busca analisar as variáveis de um objeto de estudo seguindo um determinado período. Essas pesquisas são muito comuns em análises para determinar opiniões, status e projeções futuras nas respostas.

3. Estudo de caso

Os estudos de caso buscam observar e analisar um exemplar do objeto de estudo que está sendo analisado. Esse modelo não é muito recomendado em pesquisas descritivas devido à proximidade do pesquisador com o objeto estudado. Apesar disso, pode ser usada como uma segunda fonte de informações.

4. Correlacional

Os estudos correlacionais analisam as relações entre as variáveis (exceto a relação causa X efeito). Esse viés junta informações suficientes para que as pesquisas posteriores possam analisar o porquê das relações de causa e efeito.

5. Formação de consenso

Essas pesquisas são realizadas por meio de pesquisas próprias e não apenas informações de terceiros. Nesse caso, a pesquisa tem a intermediação do pesquisador, mas não tem sua influência e interferência. A análise é feita por meio de pesquisas em questionários e enquetes.

6. Análise de trabalho

análise de trabalho permite analisar a qualidade e nível de competência do objeto de estudo. Esse método é muito utilizado – e muito importante – no lançamento de novos produtos no mercado. Por exemplo, uma empresa que produz celulares vai lançar uma nova tecnologia e precisa saber se seu público vai conseguir usá-la, para isso, se faz necessária uma análise de trabalho.

Qual é a diferença entre pesquisa descritiva e exploratória?

A principal diferença entre o método está na proximidade do pesquisador com seu objeto de estudo. Na exploratória, existe uma maior proximidade com o tema e os sujeitos analisados. Esse modelo fornece informações que podem solucionar um problema por meio de uma pesquisa mais específica e precisa.

Além disso, a pesquisa exploratória descobre ideias e pensamentos. Já a pesquisa descritiva tem o objetivo de descrever algo, não tendo interferência do pesquisador na coleta de dados. Para isso, é feita uma análise minuciosa e muito descritiva do objeto de estudo, descrevendo suas características e funções.

Se quer realizar uma pesquisa de forma tranquila e simplificada, mas com dados completos, confira as soluções Serasa Experian!

Como se faz uma pesquisa descritiva?

Para realizar uma pesquisa desse método é preciso seguir alguns passos, assim seu estudo fica organizado e vai conter todas as informações necessárias. O primeiro passo é observar o fenômeno ou sujeito da pesquisa, após isso devem ser feitas as pesquisas para coletar os dados necessários para análise.

Após os dados serem coletados é necessário analisar as informações e registrá-las tendo cuidado para não interferir sobre elas. Então, basta interpretar os dados mantendo os cuidados para não acontecer nenhuma interferência.

Já entendemos que a pesquisa descritiva é um método de análise natural que não tem a influência do pesquisador. Então pensando nisso, é preciso coletar os dados com técnicas bem padronizadas, como:

  • Questionários;
  • Testes;
  • Análise de documentos;
  • Formulários;
  • Entrevistas.

Conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas para realizar sua pesquisa? Esperamos que sim! Continue acompanhando o blog do Serasa Experian e veja mais conteúdos de vários assuntos para alavancar o crescimento de sua empresa.  Até a próxima!

Conheça seus públicos e mercados