Dezembro, o mês mais aguardado pela maioria das pessoas, aquele que passa o ar de férias e festas. Para as empresas é o momento de aproveitar esse clima natalino para impulsionar as vendas e realizar campanhas.

Apesar de ser um mês onde todo mundo pensa em festa, dezembro tem apenas 1 feriado nacional, sendo o dia 25, o Natal. Os outros dias de festas, como o dia 24 e o dia 31, são facultativos.

Enfim, se temos apenas o natal de feriado, todas as campanhas vão ser direcionadas para ela? Continue nesse post e veja como fazer as campanhas para o Natal e além do Natal.

Oportunidades de campanhas para datas comemorativas

Para você que quer ir além das campanhas de natal, entendamos quais são as datas comemorativas que você pode utilizar para as campanhas de dezembro em seu segmento, caso faça sentido incluir. Confira:

Primeiro de dezembro: dia internacional da luta contra a Aids

O mês começa com um assunto importante voltado para a saúde. Apesar de não estar ligado às festividades, é uma pauta que pode ser trabalhada, dependendo do seu seguimento. Então, pensamos em campanhas voltadas para ramos da área da saúde, como: farmácias, hospitais, clínicas e laboratórios. 

Este tema é importante para todos, então considere criar campanhas para conscientizar as pessoas sobre a importância dos exames e formas de prevenção contra a AIDS. Use banners nas suas redes sociais e promova projetos sociais que ampliem o conhecimento sobre a doença, alcançando mais pessoas.

Além disso, pense em campanhas para combater o preconceito enfrentado por quem vive com o HIV. Pensando em atrair mais clientes com essa campanha, ofereça descontos nos exames ou até consultas grátis. Mesmo que não gere um lucro imediato, esses clientes podem se tornar fiéis no futuro.

Essas campanhas ajudam a fortalecer a sua marca, aumentando sua credibilidade e tornando sua empresa mais conhecida e respeitada. Então, se o seu segmento está ligado à saúde, pense em campanhas que podem impulsionar a sua marca trazendo mais olhares para ela. 

8 de dezembro: Dia da família

Para esse dia, faça uma campanha que mostre como a sua empresa preza pela família, com a ideia que família vai além daqueles que são de sangue, mas que são de coração, abrangendo famílias adotivas, amizades e comunidades.

Crie algo que seja emotivo e envolvente, como vídeos com histórias sobre o significado da família. Pense em criar campanhas onde o público possa se envolver também, como uma postagem perguntando “o que é família para você” e nas respostas mais criativas, você pode oferecer descontos ou até sortear um produto ou serviço.

As campanhas servem para fazer com que a sua marca seja lembrada e vista pelas pessoas, conteúdos que ficam na mente e são emocionais. São ações que criam conexões com os consumidores, criando um marketing de relacionamento.

Outra campanha interessante para sua marca é pensar em interações como desafios relacionados à família, pedindo para as pessoas postarem foto com a sua família e marcar a loja e as que postarem receberem desconto.

Essas são ações que fazem a sua marca se tornar mais conhecida e obter interações e visualizações, o que pode impulsionar para trazer possíveis clientes.

22 de dezembro: início do verão

Criar campanhas para o início dessa estação, marcada pelas férias, é uma oportunidade de criar relacionamento com os clientes e promover seus produtos relacionados ao período. 

São diversos segmentos que podem aproveitar desse dia para promover suas campanhas, como lojas de roupa, parque aquático, loja de biquínis, hotéis, agência de turismo, sorveteria, lojas de departamento e outros.

Para essas campanhas você pode pensar em oferecer descontos em produtos sazonais e serviços. Crie conteúdos que sejam atrativos, que tenham cores quentes, que remetem a essa estação.

O sorteio é uma das campanhas que mais fazem o público interagir com a marca, então, pense em algo que o seu consumidor gostaria de ganhar e faria ele participar da ação.

Por exemplo, se você tem uma sorveteria, faça uma publicação perguntando o sabor favorito dos clientes e sorteie um pote de sorvete ou um voucher da loja.

Além das campanhas, você pode postar dicas em suas redes sociais para o verão, como: receitas refrescantes para o verão, roupas frescas para sair no calor, dicas de viagens, etc.

Produzir conteúdo assim envolve os consumidores e os mantém interessados, mesmo sem foco em vendas. Isso fortalece a conexão emocional com o público, destacando diversão, relaxamento e bem-estar associados ao verão.

Campanhas para o Natal

Dia 25 de dezembro, onde todos os segmentos se alinham para esse dia. Por conta do natal, as vendas de dezembro aumentam intensamente, sendo 4x mais lucrativas do que a Black Friday. Dezembro é o mês com maior número de vendas do ano.

Pensando em toda simbologia desta data, pense na mensagem que gostaria de transmitir aos seus consumidores. É uma data cheia de tradições, como a troca de presentes, as vestimentas bonitas e vermelhas, amigo secreto, ceia à 00h e muitas outras. Com campanhas certas, você terá um aumento na taxa de conversão.

Faça promoções especiais

São diversas marcas tentando impulsionar o seu negócio nesse período do ano, então, se diferencie e ofereça os melhores preços aos seus clientes. As promoções especiais chamam a atenção de quem está procurando um presente. Esse tipo de promoção pode até incentivar pessoas que nem estavam à procura de um item específico.

Alimente suas redes com conteúdo temático

Mostre que você se preparou para essa data além das promoções. Para isso, publique conteúdos natalinos, como dicas de presentes, como fazer a decoração de natal, receitas e outros. Isso ajuda a empresa a se manter alimentada de materiais relevantes ao consumidor.

Faça produtos ou embalagens personalizadas

Os produtos temáticos de natal fazem sucesso. Pode até ser um item que já tenha no catálogo, mas com uma embalagem diferente, com temática natalina, faz total diferença.

Os consumidores gostam dessa personalização para esse período do ano, é mais chamativo para presentear. Complete enviando cartinhas de “feliz natal” mostrando esse carinho aos clientes.

Sorteios natalinos

Todo mundo gosta de ganhar presentes de graça e o sorteio oferece essa oportunidade, além de ser uma forma de interação com os consumidores. Então, pense em um sorteio interessante para esses clientes que seja relacionado com o natal.

Mostre seu diferencial

Mostre que o seu negócio quer ter o melhor atendimento para os clientes, com horários especiais de funcionamento, entregas mais rápidas e respostas nos canais de comunicações mais ágeis.

O público nesse período está sempre com aquela pressa de ser atendido, e mostrar um bom atendimento faz a diferença, fazendo os consumidores optarem pela sua marca.

Pensando nesses pontos, lembre-se de campanhas que beneficiem o público para que eles se tornem fiéis ao seu negócio e gere a conexão com o público. Faça campanhas que espalhem o clima natalino e transmitam alegria.

Como planejar a minha campanha para o Ano Novo?

Dia 1 de janeiro, o ano novo não se encaixa no feriado de dezembro, mas se você quer fazer alguma campanha para essa data, você deve começar antes. Mas, se dezembro estamos trabalhando de natal, como vou trabalhar as ações do Ano Novo?

Na semana entre o Natal e Ano Novo, comece suas campanhas direcionadas ao dia primeiro do ano. Mas para isso, faça um planejamento estratégico para alinhar essas campanhas.

O primeiro passo é pensar que o Ano Novo é dia de festa, alergia, boas energias e o mais importante, planos e metas para esse ano que se inicia. Pensando nisso, junte essas ideias com seu seguimento e pense em algo atrativo para colocar em prática.

Todas as datas comemorativas de dezembro

Se você gostou das estratégias mencionadas para essas datas especiais, pode adaptá-las para outras datas de dezembro. Escolha aquelas que se encaixam melhor com o seu segmento e explore as diferentes oportunidades de criar campanhas.

Analise se esses dias têm relevância para o seu público e crie campanhas que sejam significativas para eles. Confira todas as datas comemorativas de dezembro:

  • Dia 1: Dia do Numismata, Dia Internacional da Luta contra a AIDS;
  • DIa 2: Dia Internacional para a Abolição da Escravatura, Dia da Astronomia, Dia Nacional das Relações Públicas, Dia Nacional do Samba, Dia Pan-americano da Saúde;
  • Dia 3: Dia Internacional do Portador de Deficiência;
  • Dia 4: Dia da Propaganda, Dia do Orientador Educacional, Dia do Pedicuro;
  • Dia 5: Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social;
  • Dia 6: Dia do Neuropsicopedagogo, Dia da Extensão Rural no Brasil;
  • Dia 7: Dia do Médico Cirurgião Plástico, Dia Internacional da Aviação Civil;
  • Dia 8: Dia da Família, Dia da Justiça, Dia Mundial da Imaculada Conceição;
  • Dia 9: Dia Internacional contra a Corrupção, Dia Internacional da Comemoração e Dignidade das Vítimas de Genocídio, Dia Internacional da Medicina Veterinária, Dia da Criança Especial, Dia do Alcoólico Recuperado, Dia do Fonoaudiólogo;
  • Dia 10: Declaração Universal Direitos Humanos, Dia do Sociólogo, Dia Universal do Palhaço;
  • Dia 11: Dia do Engenheiro
  • Dia 12: Dia Mundial da Cobertura Universal de Saúde, Dia Internacional da Criança na Mídia;
  • Dia 13: Dia Mundial da Iluminação por Velas, Dia de Santa Luzia, Dia do Cego, Dia do Engenheiro Avaliador, Dia do Marinheiro, Dia do Ótico, Dia do Perito de Engenharia;
  • Dia 14: Dia Nacional do Ministério Público;
  • Dia 15: Dia do Arquiteto, Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada), Dia do Jardineiro;
  • Dia 16: Dia do Reservista;
  • Dia 17: Dia do Pastor Presbiteriano;
  • Dia 18: Dia Internacional dos Migrantes;
  • Dia 20: Dia do Mecânico;
  • Dia 21: Dia do Atleta;
  • Dia 22: Início de verão;
  • Dia 23: Dia do Vizinho;
  • Dia 24: Dia do Órfão;
  • Dia 25: Natal;
  • Dia 26: Dia da Lembrança;
  • Dia 27: Criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP - 1939);
  • Dia 28: Dia do Salva-vidas, Dia da Marinha Mercante;
  • Dia 31: Dia de São Silvestre.

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