Você sabe usar o timing como uma estratégia competitiva? Ao contrário do que muitos pensam, o timing não se resume apenas a ter antecedência, mas sim de identificar oportunidades por meio da inteligência de dados e aproveitá-las da melhor forma possível.

As empresas que estão passando ou já passaram pela transformação digital, sabem da importância que os dados têm na estratégia do negócio. Quando falamos exclusivamente de estratégias de marketing, entender a fundo o perfil dos seus clientes e prospects é o primeiro passo para desenvolver ações de comunicação que trarão resultados satisfatórios tanto no pré quanto no pós-campanha.

Pré-campanha: como ser a novidade?

O consumidor omnichannel está cada vez exigente e crítico com as marcas com quem se relaciona. Com isso, estar à frente da concorrência significa antecipar as necessidades do cliente e entregar o que ele espera com alta qualidade. Para atender da melhor forma essa demanda, as empresas estão focando mais na qualidade e relevância das informações para que possam criar um perfil do público-alvo mais próximo da realidade.

Se você for trabalhar com datas comemorativas, por exemplo, antes de começar a mapear os dias de interesse para depois definir o público para a campanha, tente fazer o caminho inverso. Para criar uma persona que represente bem o seu cliente, busque ir além dos dados básicos como idade, nome e endereço e experimente explorar dados comportamentais como estilo de vida e propensão de compra. Assim, será possível otimizar seu tempo de pesquisa e aumentar suas chances de superar as expectativas do seu cliente.

Pós-campanha: como entregar as promessas?

A parte final da campanha é tão importante quanto o seu começo. Muito mais do que apenas entregar o que foi prometido, é preciso manter o mesmo nível de qualidade durante toda a ação. Nesse momento, a inteligência de dados exerce um papel fundamental na estratégia de timing por possibilitar que a empresa obtenha e combine informações importantes deixadas pelos consumidores durante sua jornada de compra, por exemplo. Dessa forma, ficará mais fácil identificar pontos de ajustes para oferecer uma melhor experiência ao seu cliente.

Muitas empresas, sabendo que precisam ser mais ágeis para mapear oportunidades e atender as necessidades de seus clientes, estão investindo em tecnologias como o Machine Learning para automatizar processos e identificar pontos de melhorias. Essa combinação inteligente de dados com tecnologia traz diversos benefícios para o negócio, sendo alguns deles:

1 - Simplificação da jornada do cliente, seja nos canais de atendimentos, pagamentos e entrega de produto;
2 - Melhor gerenciamento e manuseio dos dados coletados em interações com o consumidor;
3 - Aperfeiçoamento de produtos e serviços existentes.

Se você seguir essa linha de raciocínio, é bastante provável que sua campanha atinja resultados ainda melhores! Além disso, para ajudá-lo na parte de mapear as melhoras datas comemorativas para o seu negócio, nós disponibilizamos para download o Calendário de Datas Comemorativas 2020. Bom aproveito!