Por Eduardo Albano
Consultor de Ida a Mercado da Serasa Experian.

Hoje muito se fala sobre transformação digital e como o bom uso da tecnologia pode ajudar as empresas a tomarem decisões cada vez mais inteligentes. Por ser um tema bastante discutido no mercado, eu resolvi explorar neste artigo os principais pontos que envolvem a transformação digital dentro das organizações e como a Serasa Experian auxilia seus clientes nesse processo.

Antes de começar, gostaria de reforçar um ponto que acho importante: a transformação digital não é um conceito futurista, mas sim um meio para que as empresas não percam sua competitividade no mercado. Dentro desse contexto, a tecnologia entra como uma forma de aumentar e facilitar a captação e uso de dados, processos produtivos, canais de contato com o cliente e até mesmo iniciar uma mudança em seu modelo de negócios.

Tendo isso em mente, faço a seguinte pergunta: quem seria o responsável por essa transformação dentro das organizações? Vejo pelas minhas visitas às empresas que, em geral, a responsabilidade tende a ser atribuída para o Departamento de TI. De fato, essa área é a mais capacitada para a centralização de escopos tecnológicos. Contudo, para que a transformação digital realmente ocorra, é necessário que a responsabilidade seja distribuída para todos os departamentos da organização.

Segundo o IDC, International Data Corporation, 70% das empresas listadas no Fortune 500, montaram times dedicados à transformação digital.

Para explicar melhor meu ponto, gostaria de reforçar o conceito de transformação digital. De modo geral, nada mais é do que uma transformação estrutural nas empresas e na forma como a tecnologia otimiza processos e impacta a experiência do cliente. Dessa forma, podemos concluir que estamos lidando mais com um desafio de gestão do que tecnológico.

Esse é um erro muito comum nas organizações e o efeito da digitalização, simplesmente migrar de um processo analógico para o digital pode ter um efeito rebote na experiência do cliente. Para você ter uma ideia, de acordo com uma reportagem da Havard Business Review em 2017, cerca de 73% dos líderes de negócios disseram que fornecer uma experiência relevante e confiável para o cliente é fundamental para o desempenho geral dos negócios.  Esse número só tende a aumentar com o passar dos anos.

Entendam que um ponto comum de discussão é a visão geralmente enviesada de que a transformação digital pode desumanizar os relacionamentos entre as empresas e seus clientes. Isso não é verdade, mas é necessário dosar ou balancear suas ações de modo que as interações com os clientes não percam este ponto humanizado cada vez mais procurado e cada vez menos priorizado.

As vantagens competitivas dessa transformação não param ou se limitam na melhora da satisfação do cliente ou otimização de seus processos. A tendência no uso da tecnologia é também a melhora na captação, qualificação e confiança no uso dos dados que alimentarão outros grandes assuntos hoje em pauta como: "Empresas Data Driven", "Big Data", "IOT (internet das coisas)", "Machine Learning", etc.

Segundo a Pesquisa Global de Qualidade de Dados da Experian de 2018, cerca de 91% das empresas brasileiras veem os dados como parte integrante da formação de uma estratégia de negócios. Com isso reforço a importância do trabalho colaborativo de todas as áreas da companhia. Quanto mais dados, mais insights.

Para ajudá-los nesse processo, a Serasa Experian ajuda empresas na captação, formatação, validação e enriquecimento de dados para que possam construir uma relação mais próxima e leal com seus consumidores.

Um exemplo desse trabalho é o nosso modelo de Cadastramento Digital, aplicado em uma das maiores e mais tradicionais empresas de venda direta do mundo, como uma das modificações estruturais para esta transformação digital. O uso Mobile da solução Serasa Experian para o cadastramento digital reduziu custos em processos de digitalizações, armazenamento de documentações, no tempo total do cadastramento e aumentou a acuracidade de dados preenchidos além da satisfação de clientes e revendedores.

Aliada ao maior bureau de dados de marketing da América Latina, o cadastramento digital utiliza de motores de decisão para processos complexos em um aplicativo voltado exclusivamente para a experiência final do usuário, na integração entre empresa e revendedores. Este é um ótimo exemplo de como um processo tecnológico pode facilitar a vida de empresas e da sociedade e ainda, sem perder a humanização.

E a sua empresa, precisa de apoio nesta transformação digital?