O varejo está sempre antenado nas datas mais promissoras do ano. E, a essa altura, você e a sua empresa certamente já negociaram com os fornecedores as melhores condições comerciais para o Dia das Mães, de olho no potencial de vendas desta data.

A queda da inflação e a melhora gradual do desemprego no segundo semestre contribuíram para o crescimento do comércio em 2018. Esse é um dado que anima os varejistas e pode ser uma verdadeira oportunidade para alavancar resultados. Mas será que a sua empresa está preparada para, de fato, vender mais?

O primeiro passo é entender o perfil de consumo aderente a cada ponto de venda. Em outras palavras, qual é o tipo de produto que deve estar em cada loja para atender às necessidades de quem frequenta aquela região.

É fácil responder quem compra no Dia das Mães: pais, filhos e avós (em geral). Mas cada um destes perfis pode estar mais ligado a uma localização diferente entre os seus pontos de venda.

Sua base tem qualidade?

Uma base de dados atualizada e qualificada pode potencializar o seu desempenho. Se ela traz informações sobre poder aquisitivo dos clientes, por exemplo, é possível definir com maior precisão e sensibilidade os produtos que irão compor o mix de cada loja.

Quando você avalia o comportamento de consumo, é fácil segmentar os seus clientes para determinar em qual região posicionar os seus produtos. Aí, vale o investimento nesses lugares: você otimiza campanhas justamente no local onde elas serão mais eficientes.

Isso vale também para a expansão de pontos de venda: se você traça um perfil de consumidor aderente a uma determinada região, essa é uma chance única para criar uma nova loja com todos os requisitos de sucesso.

Mapear uma base de dados gera insights e amplia o poder de suas análises, trazendo informações essenciais sobre quem consome o que você vende. Isso pode garantir resultados melhores no dia a dia dos seus negócios, com destaque para as datas comemorativas.

Sua empresa está pronta para aproveitar o próximo Dia das Mães? Se você ainda não pensou nessas possibilidades, fale com o seu Gerente de Contas. Ainda dá tempo de aproveitar muito essa data!