O Data Driven Marketing consiste em uma estratégia aplicada pelos profissionais da área. Sua principal finalidade é obter tendências, insights e informações ao efetuar uma avaliação a respeito dos dados gerados pelo mercado ou pela própria organização, transformando esse conjunto de descobertas em decisões e ações.

Ou seja, podemos nomear o Data Driven como um método fundamentado totalmente em dados, tomando decisões e seguindo objetivos de acordo com as informações que são geradas. O Data Driven ocasiona diversos benefícios para a empresa, seja na redução de erros ou na automação de processos, por exemplo.

Nesse sentido, vale destacar que a transformação digital e o surgimento de novas tecnologias exigem que os especialistas de marketing consigam se adaptar rapidamente e modificar sua atuação, sua maneira de pensar e seu planejamento estratégicos. Continue a leitura e saiba com a qualidade de dados pode gerar aumento de receita!

Benefícios do Data Driven Marketing

São vários os benefícios que aparecem para os especialistas e as empresas de marketing ao confiar na aplicação do Data Driven para a modelagem de seus métodos. Assim, podemos mencionar as seguintes vantagens:

- criação de um marketing personalizado: é possível criar a mensagem certa para o consumidor certo, garantindo muito mais eficiência em todos os processos da empresa;

- experiência personalizada: ao proporcionar algo personalizável, aperfeiçoa-se a percepção do cliente a respeito da marca e a experiência geral dele;

- com base nos dados dos consumidores, é possível o gestor entender suas necessidade e sugerir os produtos adequados;

- diminuição de custos: ao compreender os frequentadores de sua empresa, os gastos são conduzidos apenas para mídias que realmente oferecem retorno, minimizando os gastos operacionais;

- segmentação eficiente dos clientes: selecionar o Data Driven Marketing como estratégia é uma maneira eficaz de aperfeiçoar a segmentação do público. Ao avaliar os dados de maneira correta, as marcas podem saber quem está relacionado com seus esforços de marketing e garantir melhores resultados em suas campanhas.

Aplicações do Data Driven Marketing

São diversas as aplicações do Data Driven Marketing no mercado brasileiro e que podem ser colocadas em ação para aperfeiçoar os resultados de uma organização. Assim sendo, confira suas principais aplicações!

Inteligência Artificial

Mesmo que poucos negócios fazem uso da IA no marketing, o empreendedor pode esperar um elevado crescimento nos próximos anos, já que as ferramentas de Inteligência Artificial conseguem extrair rapidamente muitas informações de conjuntos massivos de dados.

Desse modo, é capaz de usar o Data Driven para a elaboração de campanhas de marketing muito mais eficientes. Nesse modelo, elas podem ser direcionadas para a segmentação e personalização de clientes, elevando a sua eficácia em relação a anúncios genéricos.

Análise preditiva

Outra importante aplicação para o Data Driven no marketing é a análise preditiva. Isto é, em outras palavras, a utilização de dados passados para o surgimento de um possível futuro e determinação das ações a serem tomadas.

Dessa maneira, com essa análise preditiva é possível ter uma visão geral do mercado em uma determinada época e tomar atitudes para reduzir problemas ou aproveitar oportunidades. Com esta análise, você estará melhor preparado para qualquer cenário.

Marketing fundamentado em pessoas

A forma como se realiza o marketing, junto com as novas ferramentas, se modernizou e trouxe consigo várias possibilidades. Por exemplo, medir e segmentar seu público.

Graças a uma ampla escala de coleta e avaliação de dados, é possível criar um marketing totalmente fundamentado em pessoas. Com isso, as campanhas são otimizadas com conteúdo de precisão, proporcionando o Retorno sobre o Investimento (ROI).

Canais de visão cruzados

A mudança digital ocasionou a criação de diversos canais de comunicação. Dessa forma, é primordial que as empresas consigam identificar quais são os canais mais utilizados pelo seu público de interesse e adaptar sua comunicação para cada um deles.

Criando uma estratégia Data Driven Marketing

Agora que você já conhece os benefícios de aderir o Data Driven em sua estratégia de marketing, é fundamental saber como efetuar essa alteração nos processos empresariais. Veja os passos que os profissionais podem seguir:

Avalie ferramentas e soluções que otimizem a coleta e análise de dados

Há muitos sistemas para a análise de dados e saber selecionar a ferramenta certa faz parte de uma excelente estratégia de Data Driven. Logo, o especialista pode levar em consideração os dados que serão gerenciados.

Inicie a coleta de dados

Todas as organizações geram uma elevada quantidade de dados todos os dias e nem todos eles podem ter importância para a sua estratégia de marketing. O primeiro passo, então, consiste em coletar os dados que valem a pena serem trabalhados.

Coloque em prática

Um dos erros mais comuns dos especialistas de marketing nas instituições é perder muito tempo analisando os dados e acabar gastando recursos além do necessário, sem conseguir bons resultados. Para evitar isso, invista em uma solução de gerenciamento de qualidade de dados que o ajude a automatizar e controlar todas as informações de sua empresa.

Monitore constantemente

O monitoramento dos dados precisa ser constante, visto que um insight pode aparecer a qualquer momento. Caso você não esteja atento, uma oportunidade pode passar e o investimento realizado em Data Driven não será efetivo.

A Serasa Experian pode ajudar você

Com o Portfólio de Dados de Marketing da Serasa Experian, o profissional ou especialista pode obter mais rentabilidade em suas ações. Ter acesso a dados atualizados e completos é um fator que faz a diferença no resultado final das atividades que procuram fidelizar, recuperar e atrair clientes.

Gostou das informações do nosso post? Então compartilhe-as em suas redes sociais para que outras pessoas também fiquem sabendo sobre o assunto!