Os canais de distribuição são intermediadores entre a entrega de um produto ou serviço a seus clientes, garantindo que essa entrega ocorrerá na hora e na quantidade adequada para o consumidor.

Isso porque a logística tem como principal função planejar, organizar e gerenciar de maneira estratégica a compra, o transporte e a estocagem de materiais e produtos conforme as necessidades do seu negócio.

Neste conteúdo, vamos elucidar o que são os canais de distribuição, os tipos e a importância deles para aumentar a lucratividade da sua empresa. Continue sua leitura e confira tudo!

O que é um canal de distribuição?

A distribuição é um compilado de processos e ações interdependentes vinculadas ao objetivo de entregar/disponibilizar um produto ou serviço para o consumidor final.

Na maioria das vezes, as empresas não conseguem desenvolver essa atividade por conta própria, necessitando terceirizar os processos de logística.

Os canais de distribuição podem ser considerados uma continuidade da venda, já que é a fase responsável por garantir que o produto chegue ao consumidor final.

Quais são os canais de distribuição?

Os canais de distribuição são caracterizados como verticais, múltiplos e híbridos e envolvem locais de armazenagem, centros de distribuição, estoque, meios de transporte e estruturas complementares.

  • Os canais verticais funcionam em um modelo em que a responsabilidade de cada etapa do processo de logística é vista separadamente, de maneira vertical, baseada na transferência de responsabilidades de um canal a outro;
  • Os canais múltiplos usam canais de distribuição simultaneamente, por atenderem diversos tipos de consumidor. Por exemplo, existem usuários que só compram seus produtos pela internet, já outros vão às lojas para ter um atendimento personalizado e informações detalhadas sobre o produto;
  • Os canais híbridos têm estruturas mais flexíveis que os outros tipos, pois é possível realizar em paralelo dois ou mais processos da cadeia de canais de distribuição.

O melhor tipo de canais de distribuição para a sua empresa, vai depender da sua cadeia de suprimentos, por conta da infinidade de tipos de consumidor existentes.

Por isso, você deve adaptar o tipo de canal de distribuição à realidade do seu negócio, bem como suas estratégias de crescimento e aprimoramento no mercado.

Por que os canais de distribuição são importantes?

A satisfação do seu cliente está diretamente ligada às suas estratégias de distribuição. Após cumprir toda a jornada do cliente e finalizar a compra, o consumidor do seu produto está na expectativa para receber a encomenda quanto antes e isso depende dos seus canais de distribuição.

Então, quanto antes o pedido chegar ao consumidor final, mais satisfeito ele ficará e guardará o nome da empresa para futuras compras, por conta da ótima experiência que ele teve com o produto.

Por isso, os canais de distribuição são tão importantes: eles podem ser a linha que divide a experiência do cliente entre "ótimo, vou comprar de novo" ou "nunca mais compro com essa empresa".

Por que é importante conhecer os canais de distribuição?

A decisão pelo canal de distribuição certo pode ajudar a reduzir custos e, consequentemente, reduzir o valor do produto também.

Então, para determinar qual é o melhor canal de distribuição para cada situação, a organização precisa considerar alguns pontos:

  • Relacionamento com clientes e lojistas;
  • Investimento nos processos de logística;
  • Canal de distribuição exclusivo;
  • Canal de distribuição seletivo;
  • Capacidade de atendimento.

Ao considerar todas essas questões, sua empresa estará preparada para elaborar sua estratégia de distribuição de forma mais eficiente e rentável.

Qual canal de distribuição investir mais?

A escolha do canal de distribuição a ser investido depende de vários fatores, como o tamanho da sua empresa, o produto que ela oferece, de que tipo são seus processos de produção, etc.

Para que você não erre na hora de fazer essa escolha, trouxemos 6 dicas para te auxiliar na decisão. Veja abaixo:

1. Localização

Considere a localização das pessoas ou equipes que trabalham nos canais de distribuição com você. Lembre-se de que o seu produto precisa alcançar o seu público-alvo, então procure otimizar os processos escolhendo parceiros bem-localizados.

2. Logística

Pense, reflita e analise todas as etapas do processo de entrega do produto, para evitar contratempos durante o trajeto.

Pergunte-se: como os produtos serão transportados? O meio de transporte é seguro? Como será feito o armazenamento das mercadorias no veículo? E depois, onde serão estocadas? – e finalmente, mas não menos importante – quais são os prazos de entrega estipulados?

3. Custos e benefícios

Faça um planejamento minucioso para determinar com precisão os custos relacionados aos canais de distribuição. Pesquise o mercado e encontre o melhor parceiro custo-benefício para que você possa melhorar as condições para o seu consumidor final.

4. Revise o projeto

Revise todos os detalhes quantas vezes forem necessárias para garantir que as soluções encontradas realmente concordem com os valores da empresa e sejam efetivas. Verifique se durante a revisão você consegue identificar algum erro ou ponto fraco e como será possível solucionar o problema e otimizar o processo.

5. Rotina da empresa

Entender as ações, processos, atividades e projetos da sua empresa irá nortear o alinhamento dos seus valores com os canais de distribuição para não haver problemas de logística que possam prejudicar a experiência do usuário.

6. Mercado potencial

Se você for trabalhar com os canais de distribuição híbridos ou múltiplos, certifique-se de ter conhecimento sobre o mercado dos intermediadores, afinal eles fazem parte do processo de distribuição e estarão levando o nome da sua empresa com eles.

Aplicando canais de distribuição

Há muitas maneiras de implantar um processo de canais de distribuição em uma empresa com eficiência. Um bom começo é entender profundamente qual o seu público-alvo. Na fase de definição dos objetivos, você precisa compreender como os usuários se comportam, a classe que pertencem, seus hábitos de consumo e idade média, por exemplo.

Com todos esses cuidados, você definirá com clareza como planejar a distribuição dos meus produtos, reduzindo custos e criando oportunidades de desenvolvimento e prosperidade financeira. Confira nossas soluções estratégicas para seu negócio:

Mosaic

A solução do Mosaic é perfeita para determinar o seu público-alvo. A ferramenta classifica a localidade com base em variáveis sociodemográficas, financeiras, comportamentais e econômicas.

Após preencher as informações e determinar a classificação, você terá acesso a um relatório sobre o poder de compra do usuário, quais investimentos realiza, onde compra e qual o ticket médio de gasto.

Com as nossas soluções estratégicas, você visualizará as melhores oportunidades para seu negócio atuar na região, visando a prospecção e o crescimento.

Polis

Com a Polis, é possível identificar e analisar o comportamento de uma determinada classe, verificar qual é o segmento que o seu público está mais interessado no momento, conseguindo se adaptar com o meio e desenvolver planejamentos estratégicos com base nesses dados.

Ambas as ferramentas estão preparadas para solucionar possíveis problemas, e o que determinará qual utilizar é o momento em que o planejamento da empresa está.

O Mosaic também pode ser utilizado para fazer um rebranding da marca no caso de empresas já consolidadas, se adequando ao público da sua região e buscando por conversões além das atuais.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e para ver mais sobre planejamentos e soluções para empresas, continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima!