Como melhorar o uso dos dados para “alimentar o relacionamento” com seus clientes.

Todos sabem o quão importante é obter uma vantagem competitiva. O desafio é descobrir como, o que e quando. Uma boa estratégia de lead nurturing pode ser a solução.

Lead nurturing, ou algo como “alimentar o relacionamento”, envolve entregar conteúdo relevante e direcionado a potenciais clientes para informá-los de sua marca, produtos e serviços. Assim, você aumenta a propensão de compra.

Veja cinco maneiras de garantir uma estratégia de lead nurturing adequada:

1. Tenha objetivos definidos
Criar uma estratégia de lead nurturing é como construir uma casa. Antes de qualquer coisa você precisa discutir com um arquiteto sobre o que deseja. Com lead nurturing é a mesma coisa. Você deve saber exatamente o que pretende alcançar antes de apertar o botão de "enviar".

2. Compreenda seu processo de vendas
Conhecer seu processo de vendas influencia seus esforços de lead nurturing e serve para delinear sua estratégia de comunicação. Existe um processo de vendas para cada empresa. Por isso é importante conhecer bem o seu. Isso ajuda a garantir que seus pontos de contato sejam adaptados a cada etapa do ciclo de compra, tornando cada um mais relevante e valioso.

3. Segmente e direcione sua comunicação

Você não pode tratar todos da mesma forma. Independentemente do tamanho do seu banco de dados, provavelmente ele inclui clientes atuais, potenciais e ex-clientes. Isso significa que você não pode enviar a mesma mensagem a todos eles e deve usar a sua compreensão do processo de vendas para defini-las. Sem segmentar e direcionar sua comunicação você está afetando o resultado de seus esforços de vendas e minimizando o potencial do seu banco de dados.

4. Importância dos dados
A segmentação da comunicação é tão eficaz quanto a qualidade de seu banco de dados. Sem informações precisas sobre seus públicos de interesse você pode acabar prejudicando sua marca ou sua empresa. Invista em um banco de dados adequado e elaborado com base no conhecimento de seu negócio.

5. KPIs
Desenvolver e implantar uma boa estratégia de lead nurturing demanda tempo, recursos e muito esforço. Por isso, você precisa ser capaz de medir o sucesso de suas atividades/programa/campanha. Só assim você terá condições de, se necessário ao longo do caminho, identificar problemas e maneiras de ajustar tudo para um resultado mais efetivo.