Ter um estabelecimento próprio para trabalhar requer investimento, afinal, é preciso arcar com aluguel, contas fixas, móveis e tudo o que é fundamental para que esse espaço seja bom para o trabalho dos colaboradores no dia a dia.

Nesse sentido, para muitas empresas começarem a operar, pode demandar mais tempo e recursos. Uma das soluções para cessar esse problema é o coworking. Um local em que várias empresas e pessoas trabalham em conjunto, seja em uma grande sala com diversas estações de trabalho ou em pequenas salas fechadas.

Quer entender melhor sobre esse local de trabalho? Continue aqui na Serasa Experian e entenda melhor. Boa leitura!

O que é coworking?

O coworking, nada mais é do que um local utilizado por várias pessoas com a finalidade de trabalho. É um espaço grande, com conforto e todos os requisitos que as pessoas precisam para fazer a sua jornada de trabalho.

Essa é uma modalidade que vem crescendo cada vez mais, visto que as empresas não precisam desembolsar tanto dinheiro, principalmente aquelas que estão começando. Com isso, elas conseguem investir em outras áreas mais importantes para o seu desenvolvimento.

Além de empresas, também é possível que profissionais liberais ou freelancers frequentem o local. Afinal, é um local para qualquer trabalhador que pagar para utilizar o espaço e desenvolver o seu trabalho, com uma internet de alta velocidade, um bom espaço de convivência, entre outros itens que garantem um melhor desempenho.

Como funciona um espaço coworking?

Ele funciona de maneira bem simples, uma pessoa ou empresa aluga uma ou mais estações de trabalho para usar durante o dia, semana ou mês. Dessa forma, pode ser que você trabalhe com várias pessoas ao redor, dependendo da distribuição de mesas, ou fique mais isolado em uma estação fechado.

Para empresas com mais pessoas, há a possibilidade de utilizar uma sala, visto que a empresa terá que fazer reuniões e precisará de um local mais reservado. Entretanto, isso não é uma regra, desse modo, procure entender, de fato, como é o funcionamento do coworking que você está pensando em reservar.

Quais são as vantagens e desvantagens do coworking?

Como em qualquer local, há vantagens e desvantagens. Nesse sentido, o ideal é que a empresa confira qual item pesa mais e qual pesa menos, para assim fazer uma escolha boa e de acordo com seus ideais. Vantagens de trabalhar em um espaço coworking:

  • Infraestrutura adequada;
  • Bom custo-benefício;
  • Sem a burocracia de alugar;
  • Ambiente descontraído;
  • Segurança.

Entretanto, também há algumas desvantagens de trabalhar em um espaço coworking. Confira:

  • Falta de privacidade no trabalho;
  • Não é um espaço pensado especificamente para o seu trabalho;
  • Possui regras que não são exclusivas da sua empresa, essenciais para a convivência;
  • Pode ter muito barulho e movimento.

Marketing para pequenas empresas: melhores estratégias e dicas para o seu negócio crescer.

Quais os serviços oferecidos pelo coworking?

São vários os serviços oferecidos por um coworking, desde os itens mais básicas até as mais completas. Isso vai depender de como são os pacotes que o local disponibiliza e qual a sua empresa irá escolher. Confira quais são os principais:

1. Espaço físico

A grande vantagem do coworking é exatamente ter o espaço físico todo equipado com mesas e cadeiras para a jornada. Além disso, são disponibilizados banheiros, cozinha para as refeições e armazenamento de alimentos. Todo o local é equipado visando no bem-estar do colaborador.

2. Internet

Esse é um dos itens fundamentais para o trabalho em um coworking, visto que praticamente todas as empresas operam de modo on-line atualmente. Dessa maneira, o local deve contar com uma internet veloz e estável, ou seja, uma conexão para que faça uma reunião on-line tranquilamente.

3. Endereço fiscal

Como as empresas precisam ter um endereço físico, o coworking também conta com essa função. Assim, ele serve como endereço fiscal, desse modo, você pode receber suas correspondências nesse endereço. Além disso, há sempre uma pessoa que gerencia as ligações e que pode te procurar por lá.

4. Salas privativas e salas de reunião

É possível alugar uma sala para sua empresa ficar separada das outras pessoas, garantindo mais privacidade para os seus funcionários. Além disso, caso utilize a sala em comum, nos momentos de reuniões, a pessoa pode ir para um local mais apropriado para conversar, seja com mais pessoas ou virtualmente.

5. Interação com outros profissionais

Ao dividir o local com outras pessoas, a convivência e comunicação vão surgindo e, consequentemente, o networking vai aumentando. Nesse sentido, é possível conhecer pessoas e começar a estabelecer laços entre empresas, criando parcerias e novos insights sobre diversos ramos.

6. Eventos

É comum que o local sede ofereça eventos corporativos. Dessa maneira, seu time consegue assistir a eventos de qualidade, proporcionando mais conhecimento a respeito daquela palestra.

Que tipo de empresa pode trabalhar em um coworking?

Qualquer empresa ou pessoa que trabalhe em um modelo que seja necessário o acesso a um computador, com processos on-line e não precisando de tanto espaço para desenvolver suas atividades pode alugar um espaço em um coworking para realizar seu trabalho.

Quanto custa trabalhar em um coworking?

O custo varia muito, tudo vai depender da cidade na qual você está, do tamanho do espaço, quantas pessoas irão utilizar, dentre vários outros fatores. Mas, por exemplo, em uma cidade como São Paulo, há planos a partir de R$ 750, mas pode chegar até R$ 2 mil mensais.

Dessa maneira, se você está em busca de um bom local, pesquise na sua cidade e faça um orçamento com tudo o que é necessário para a sua equipe de trabalho.

Portanto, o coworking é um ótimo local para iniciar uma nova empresa, sem a necessidade de gastos com local, mobília, entre outros itens para o dia a dia em uma empresa.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Serasa Experian e entenda muito mais sobre meios corporativos e como aprimorar o seu negócio. Ah, e não deixe de conferir sobre os principais riscos de negócio para PMEs. Até mais!