Do ramo de chocolates para a fabricação de azeite, depois dos 60 anos.

Saiba como a Nina venceu desafios empreendendo e, hoje, é dona do seu próprio negócio de azeites.

A vontade de começar um novo negócio pode surgir quando a gente menos espera. Foi o que aconteceu com a Nina, que vendeu a sua empresa de chocolates e transformou o seu amor pela olivicultura em um negócio de sucesso, mais conhecido como Azeites Nina.

Assista ao 3º episódio da série “A Jornada” e conheça essa história inspiradora, que contou com a ajuda do programa Impulsiona Pequenos Negócios.

Mas, afinal, o que é o Impulsiona Pequenos Negócios?

Idealizado pela Serasa Experian, em parceria com o Sebrae, o programa tem como objetivo ajudar empresas a melhorarem sua gestão financeira. Durante um ano, nossos especialistas realizam consultorias, workshops e diferentes dinâmicas para orientar e, principalmente, ampliar a visão de mercado dos empreendedores, incluindo questões como lucratividade, competitividade e possíveis adversidades que podem surgir ao longo do caminho.

Azeites da Nina: empreendedora apaixonada por qualidade, com ousadia de mudar de ramo

O espírito empreendedor da Nina despertou ainda cedo, enquanto cursava Marketing e Administração de Franquias na faculdade. Não demorou muito para que ela deixasse o seu trabalho em uma loja de malhas e começasse a investir em uma sociedade para abrir uma loja de chocolates.

Nessa fase, com o modelo “self-service”, ela revolucionou o mercado e entendeu que empreender fazia parte do seu DNA. Mas foi em 2010 que tudo mudou. Ela conheceu a olivicultura, se apaixonou pela área e investiu em uma propriedade de 4 hectares com o marido.

O começo dessa jornada não foi fácil, afinal, diversas pessoas questionaram se realmente era uma boa porque tinha um componente de complexidade adicional: manejo sustentável no cultivo de oliveiras para obtenção de certificação orgânica. Apesar disso, ela nunca desistiu e, hoje, aos 70 anos de idade, colhe olivas junto com os netos e bons frutos do seu trabalho feito com muita dedicação, resiliência e, claro, novas estratégias para impulsionar os seus resultados.

Uma dessas estratégias foi a sua participação no programa Impulsiona Pequenos Negócios, que contou com um plano de ação personalizado para auxiliar a empreendedora na resolução de problemas e atingir seus objetivos com metas claras e condizentes ao momento do seu negócio.

O Empreendedorismo Feminino no Brasil

Nina é um exemplo de mulher forte e empreendedora. Não é de hoje que as mulheres sofrem com barreiras culturais e estruturais no ambiente corporativo. Segundo estudo feito pelo Sebrae, enquanto 73% dos homens afirmaram terem sido ajudados pelo seu cônjuge no momento de abrir o empreendimento, apenas 62% das mulheres contaram com esse apoio.

Em contraponto a esses dados, e ainda segundo o mesmo estudo, cerca de 10,3 milhões de mulheres foram registradas como donas de negócios no 3º trimestre de 2022.

Isso comprova que, apesar dos obstáculos, o número de empreendimentos liderados por mulheres vem aumentando significativamente.

A Nina é a prova viva de que o empreendedorismo não tem gênero e nem idade. O que realmente importa é a vontade de colocar planos em ação com estratégia, dedicação e persistência e isso ela teve de sobra!