Você sabia que o Pinterest pode ser usado como ferramenta para fazer anúncios estratégicos, vender produtos e posicionar as empresas no mercado digital?

A rede social criada em 2010 ficou famosa por oferecer uma ampla variedade de conteúdos, fotos e vídeos inspiradores sobre assuntos como culinária, moda, negócios, turismo, estilo de vida ou estudos.

Com o tempo, foi tomando espaço e conquistando as mais diferentes camadas sociais e, num piscar de olhos, tornou-se uma plataforma com potencial de impulsionar o marketing de performance das marcas de e-commerce.

Se você faz parte de uma dessas empresas que estão sempre buscando novas formas de vender e querem crescer junto com o mercado tecnológico, não pode deixar de ler esse conteúdo. Aqui, traremos um passo a passo de como usar o Pinterest para ganhar dinheiro e fomentar ainda mais os negócios. Não deixe de conferir!

Primeiro, o que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social de busca visual criada em 2010, na qual as pessoas procuram por inspirações sobre temas como moda, culinária, design, arquitetura, estilo de vida e tudo que você possa imaginar.

Quando encontram, salvam os pins (imagens ou vídeos) em pastas públicas ou privadas divididas por segmentos, deixando tudo organizado da forma que preferem para usar de referência, compartilhar ou descobrir ainda mais itens de acordo com seus gostos.

Sabe aqueles murais antigos, onde as pessoas fixavam mensagens, colagens e fotografias? Então! O Pinterest funciona como uma versão moderna e colaborativa desses painéis, com layout simples e disponível para Web, iOS e Android.

Os usuários ainda podem seguir outras empresas, marcas e pessoas, fazer publicações e compartilhar pastas ou pins individuais. Por toda a diversidade e facilidade de uso, é o lugar perfeito para que as empresas anunciem sua marca, aumentem seu público-alvo, direcionem o tráfego e impulsionem suas vendas.

Na maioria das vezes, as pessoas que compram no Pinterest querem algo novo e inédito, mas não sabem exatamente o quê: vêm procurando inspirações e saem sabendo o que querem. Com isso, as chances de conversão são enormes!

Quando encontram algo exclusivo que converge exatamente com suas ideias, os usuários ficam dispostos a pagar até 50% mais do que as pessoas que utilizam outras plataformas de venda. Ou seja: quem está mais aberto a compras está no Pinterest!

Então, como fazer com que essas pessoas encontrem sua marca e comprem da sua loja? Como usar o Pinterest para ganhar ainda mais destaque em seus produtos? O primeiro passo é criar sua conta e vincular seu site virtual a ela. Mas não fica por aí!

Para ajudar no processo, trouxemos 11 dicas que direcionarão suas ações para que todos os resultados almejados sejam obtidos. Com a ajuda do Pinterest e do nosso passo a passo, temos certeza de que esse será mais um diferencial competitivo da sua empresa no mercado econômico!

11 dicas de como vender muito mais no Pinterest

Antes de começar a seguir nossas dicas para aprender como vender no Pinterest, é essencial que você conheça seu público-alvo. Por isso, descubra mais sobre as pessoas que quer alcançar, a forma que elas interagem com seu tipo de conteúdo e no que estão mais interessadas na plataforma.

Você pode fazer isso com a ajuda de ferramentas como geotagging, location intelligence e outras soluções que filtram dados geográficos, socioeconômicos, de estilo de vida, necessidades, renda e muitos outros índices que segmentam os perfis de consumidores.

Assim, você consegue direcionar melhor os seus tipos de anúncio e performar melhor tanto no Pinterest quanto em outras plataformas virtuais, além de ter novas oportunidades de conhecer melhor o mercado e aprimorar seus produtos!

Depois de fazer isso, sua empresa estará pronta para seguir nossos passos e descobrir como ganhar mais dinheiro com o Pinterest. Preparado? Então, vamos lá!

1. Crie sua conta no Pinterest

O primeiro passo para saber como vender no Pinterest é criar uma conta na plataforma. Caso você já tenha uma virtual poderá utilizá-la, mas recomendamos que a transforme em uma conta business para que sua empresa tenha acesso a dados precisos sobre como vai o desempenho da marca.

A opção de escolher temas e tópicos que se relacionam com o seu tipo de produto, por exemplo, é uma das principais vantagens de escolher criar uma conta Pinterest Business. Essa opção faz com que leads qualificados te encontrem através de pessoas interessadas em itens semelhantes aos seus, fazendo com que, logo de cara, a conta já tenha um impulso para chegar mais facilmente ao público-alvo. Muito útil, né?

Mas, e depois de criar a conta, quais são os próximos passos para usar o Pinterest a favor das suas vendas? Continue a leitura e vamos a uma dica de ouro!

2. Integre sua loja virtual com o Pinterest

Se você já está no mundo do comércio virtual, saiba que o Pinterest também oferece a oportunidade de acelerar ainda mais a configuração da sua primeira conta.

Adobe Commerce, Shopify, Woo e Salesforce Commerce Cloud são algumas plataformas de e-commerce que podem ser integradas para trazer dados prontos, fazendo com que todo esse processo de primeiro acesso seja otimizado!

A partir disso, seu grupo de marketing de conteúdo e publicidade ficará livre para criar com muito mais facilidade novas campanhas de vendas e obter dados de conversão por meio da API do Pinterest.

Depois de ter sua conta criada com um layout que comunique exatamente o que você quer passar com a marca, que tal trazer ainda mais confiança e fidelidade com o selo de verificação do Pinterest? Veja no próximo passo como obtê-lo!

3. Participe do programa de Lojas Verificadas para ganhar destaque

Quem não gosta de comprar em sites e marcas de confiança garantida pelas maiores plataformas de e-commerce? Afinal, o número de tentativas de fraude e roubo de identidade têm crescido proporcionalmente ao avanço tecnológico da economia.

Por isso, não hesite em se inscrever no Programa de Lojas Verificadas do Pinterest para receber um selo exclusivo, que indicará para os usuários que sua loja passou por uma rigorosa verificação de confiabilidade e está apta para anunciar e vender produtos com segurança.

Esse selo ainda permite que as marcas verificadas possam mostrar seus valores e as comunidades com as quais se identificam, além de fazer com que seus produtos apareçam em destaque para quem procura novas marcas, resultando em uma taxa de conversão de até 17%!

4. Vincule seu catálogo à plataforma do Pinterest

Se você possui um catálogo pronto de todos os produtos que disponibiliza virtualmente, aposte em vinculá-lo ao Pinterest para começar a vender muito mais na plataforma.

Quando você o vincula para carregar itens para compra, por exemplo, o Pinterest preenche automaticamente todo seu feed, fazendo com que a marca ganhe até 5x mais impressões do que as que ainda não adicionaram algum produto.

5. Faça painéis temáticos e chamativos

Após vincular seu catálogo e deixar que o Pinterest organize todo seu feed, invista em otimizar ainda mais o layout fazendo painéis que atinjam diretamente os interesses do seu público-alvo, ao mesmo tempo em que estejam alinhados à proposta da sua marca.

Mostre seus produtos em primeiro plano, mas sem imagens abstratas ou com assimilações que não os destaquem. Utilize temas estratégicos que, além de promover as vendas, desenvolvam uma relação próxima com o público através de imagens que incentivam esse estilo!

No entanto, não se prenda a mostrar apenas os itens de catálogo. Para que a marca ganhe mais visualizações e adquira relevância e autoridade, que tal criar conteúdos relevantes que engajem ainda mais seu público? Entenda melhor com a próxima dica!

6. Não se prenda apenas a produtos

Apesar de serem a base para o seu e-commerce, é interessante que seu Pinterest não esteja lotado apenas de produtos para venda. As lojas que vendem roupas, por exemplo, tornam-se muito mais interessantes quando oferecem composições de looks com suas próprias peças, não é mesmo?

Além disso, as pessoas vivem buscando por inspirações personalizadas e novidades sobre o que têm interesse. Nesses casos, por que não apostar na publicação de conteúdos para usuários que têm ideias que combinam com a sua proposta?

Se trabalha com decoração, publique fotos de ambientes incríveis com seus itens. Se vende produtos orgânicos, poste dicas de consumo e receitas deliciosas, e assim por diante! O importante é manter seus painéis de inspiração organizados, pois são eles que vão fazer a diferença no engajamento, fidelização e prospecção de clientes!

7. Crie pastas que separam os itens por categoria

Agora que o terreno da sua marca no Pinterest está pronto com um design exclusivo, lojas integradas, selo de verificação e ampla variedade de produtos e conteúdos para os usuários, que tal otimizar ainda mais a experiência dos visitantes?

Você pode fazer isso criando pastas para organizar todos os seus itens como se fossem as categorias da marca, sabe? Dessa forma eles serão divulgados de maneira organizada e intuitiva, afinal, quem utiliza o Pinterest adora separar seus pins de acordo com seus gostos, momentos, tipo de produtos e mais!

Ah, e é exatamente pela plataforma ter esse tipo de público mais organizado que é necessário prestar muita atenção na nossa próxima dica de como vender no Pinterest. Continue a leitura e não perca nenhum ponto!

8. Crie pins de relevância e conteúdo com frequência

Essa dica é uma daquelas que desenvolvem expressivamente o impacto do tráfego orgânico no marketing digital das empresas. Assim como o Google, o Pinterest também é um site que precisa de estratégias SEO para ganhar reconhecimento, autoridade e relevância.

Portanto, aqui é o momento de caprichar em links, descrições de produtos, imagens, texto Alt, conteúdo estratégico, negritos, CTA's, palavras-chave, campo lexical e semântico para captar novos usuários e se destacar ainda mais!

Invista em adicionar descrições, títulos e parágrafos contendo as palavras mais relevantes sobre aquele assunto. Você pode usar até 100 caracteres para o título e em torno de 500 para as descrições. O importante é que não fiquem compridos para não cansar a leitura e fazer o usuário perder o interesse.

Além disso, nada de "encher linguiça"! Faça textos curtos para facilitar a leitura em dispositivos móveis e induzir o usuário a ler trechos inteiros. Ah, e não esqueça de escolher uma boa imagem para as capas e salve todos estes conteúdos em uma pasta relevante.

Quando você segue esses parâmetros nos pins da marca, ela alcança leads qualificados com mais facilidade e ganha muito mais possibilidades de se destacar nos feeds, já que conseguirá alcançar resultados de busca com um grande número de estratégias de conteúdo!

9. Atente-se à qualidade das imagens e vídeos

Pode não parecer tão importante, mas sabia que a qualidade das imagens impacta diretamente na experiência do usuário e pode ser um dos motivos da sua marca ter uma taxa de rejeição alta?

No Pinterest não poderia ser diferente, já que todo seu uso baseia-se no compartilhamento e engajamento de fotos e vídeos! Por isso, imagens com boas definições e que não demoram para carregar são essenciais na sua conta.

Escolha fotos na vertical, em uma proporção de aproximadamente 2:3, que equivale a 1.000 x 1.500 pixels. Devem ter até 32 MB de tamanho e estarem no formato .jpeg ou .png. Outras definições podem fazer com que o pin seja cortado ou afete negativamente seu desempenho.

Já os vídeos devem ter, no máximo, 2GB de tamanho, proporção de 1:1 (quadrado), 2:3 ou 9:16, além de duração que varia de 4 segundos a 15 minutos.

Agora que temos tudo em mãos, vamos para os anúncios: como personalizá-los para fazer com que clientes que realmente se interessem pelos seus produtos entrem na sua página? Fique ligado, pois responderemos na próxima dica!

10. Personalize seus anúncios no Pinterest

Personalizar os anúncios no Pinterest pode ser mais vantajoso do que você imagina. Estudos da própria plataforma, por exemplo, indicam que anunciantes que usavam tanto catálogos quanto anúncios tiveram um aumento de 15% no ROI!

Os conteúdos que têm maiores performances comumente tem bom enquadramento, imagens em resolução, efeitos gráficos inovadores, textos estilizados e iluminação que gera impacto visual. Como a maioria da audiência vem de dispositivos móveis, adapte-se aos formatos verticais.

Você também pode optar por criar anúncios estratégicos com IA e impulsionar ainda mais sua taxa de cliques e visualizações da página. Dessa forma, fica bem mais prático inserir CTA's estratégicas ou ter designs que chamam a atenção do público.

O importante é que quanto mais seguidores sua conta tiver e mais suas ideias forem pinadas, mais sua marca vai aparecer no Pinterest e, consequentemente, maiores serão as chances de aumentar proporcionalmente às vendas.

No entanto, de nada adianta gastar investimento e tempo em anúncios que você não sabe se estão dando retorno, não é mesmo? Por isso, é essencial fazer análises constantes de desempenho e mensurar todos os seus resultados. Vamos entender melhor como isso funciona?

11. Analise e mensure seus resultados na plataforma

Chegamos a nossa última dica de como ganhar dinheiro com o Pinterest: a análise de desempenho e mensuração de resultados! Apesar de ser a etapa final, esse monitoramento de atividades é essencial para garantir que sua marca esteja performando bem na plataforma.

Os KPIs ou indicadores de desempenho mais importantes para um e-commerce são turnover, indicador de lucratividade, taxa de conversão, taxa de cancelamento, leads qualificados, custo por aquisição, ROI e origem de tráfego.

Você pode utilizar ferramentas de inteligência analítica para compreender seu desempenho e adicionar a tag do Pinterest para perceber como sua presença paga e orgânica performam na plataforma.

Também tem a opção de utilizar o Analytics do Pinterest Business para filtrar informações sobre suas publicações e seu público, além de exportar dados no formato .csv para analisá-los em outros softwares inteligentes.

São muitas ferramentas para ajudar a empresa a acompanhar as métricas da sua conta. Com essas análises (que devem ser periódicas), você consegue visualizar com clareza todos os pontos defasados e, assim, ter insights que farão os problemas serem solucionados em tempo hábil.

Dica bônus: Aposte no Idea Ads!

O Idea Ads é um novo formato de anúncios criativos e de multimídia desenvolvido pelo Pinterest, que se assemelha às trends do TikTok e do Instagram.

A ferramenta, basicamente, permite criar uma tela multimídia pela qual a marca combina vídeos e imagens para desenvolver um anúncio ou narrativa imersiva para o usuário, tendo ainda mais chances de conversão.

Além de durar para sempre e serem ótimos para segurar a atenção do público, o Idea Ads ajuda a marca a se conectar com os seguidores e se destacar mais no feed de outras pessoas que têm tendências de consumo que convergem com seus produtos.

E não fica por aí! Você também pode preencher a página com detalhes para que as pessoas entendam melhor sua mensagem. Dá para criar listas de ingredientes, inserir passo a passo e muito mais. Não esqueça de utilizar tags estratégicas e marcar interesses relevantes para que o conteúdo atinja as pessoas certas!

Viu só como o Pinterest pode ser um grande aliado para impulsionar suas vendas? Além de fazer com que sua marca fique mais conhecida no mercado digital, você também tem a possibilidade de criar conteúdos com potencial de trazer diferentes tipos de perfis de consumidores até sua página.

E para que esses resultados continuem aparecendo, não esqueça do nosso passo a passo:

  • Crie sua conta;
  • Integre sua loja virtual com o Pinterest;
  • Participe do programa de Lojas Verificadas;
  • Vincule seu catálogo;
  • Faça painéis temáticos e chamativos;
  • Não se prenda apenas a produtos;
  • Crie pastas que separam os itens por categoria;
  • Crie pins de relevância e conteúdo com frequência;
  • Atente-se à qualidade das imagens e vídeos;
  • Personalize seus anúncios;
  • Analise e mensure seus resultados.

Assim, temos certeza de que vender no Pinterest vai ser mais um grande diferencial competitivo para sua empresa. E para potencializar ainda mais os resultados, leia também nosso conteúdo que fala sobre como usar o gerenciador de anúncios da Meta em 8 passos para alcançar ainda mais pessoas. Nos encontramos lá!