Os doces estão presentes em diversos momentos de nossas vidas, como aniversários, casamentos, confraternizações e diversos outros. Os brasileiros amam uma sobremesa e, por isso, o faturamento anual chega a 12 bilhões. Segundo um levantamento realizado pela Mordor Intelligence, estima-se um crescimento de 3,45% de 2021 até 2026.

Se fazer doces é a sua paixão e você já empreende no mundo da confeitaria, mas quer alavancar o seu negócio, continue a leitura e confira as 9 dicas para transformar sua confeitaria em um sucesso.

1. Entenda seu tipo de confeitaria

O primeiro passo para o sucesso da sua confeitaria é entender o tipo de sobremesa que quer destacar em seu trabalho. Essa compreensão ajuda a ter uma maior segmentação do público-alvo. Além disso, mostra que o seu negócio é especializado em algo.

A confeitaria tradicional visa ter uma base mais simples com ingredientes básicos da cozinha brasileira como farinha, açúcar, ovos, leite e manteiga. São aqueles pratos que têm estilo caseiro, simples e delicioso.

Já a confeitaria gourmet explora técnicas mais elaboradas em seus doces, com uma abrangência em ingredientes. Utilizam da criatividade na criação dos quitutes, com muita mistura de sabores, até mesmo salgados.

2. Conheça o seu público-alvo

Agora que já entendeu onde seu doce se classifica, é a hora de definir o público-alvo que quer atingir. Ter essa definição é muito importante, pois ela serve de guia para os próximos passos da confeitaria, como o conceito, decoração e identidade visual.

O público-alvo é grupo de pessoas com interesses, estilo de vida e comportamentos parecidos, que a empresa visa alcançar. Para isso, é essencial encaixar seu público em algumas especificações, como:

  • Faixa de idade;
  • Renda salarial;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Classe social;
  • Perfil de comportamento;
  • Perfil demográfico.

Ao preencher esse campo e definir o seu público ideal, será mais fácil ter um direcionamento para as realizações em sua confeitaria.

3. Defina o conceito da sua doceria

Ao ter alinhado seu público-alvo e o estilo de doces que irá trabalhar, o próximo passo é elaborar a identidade da marca, o conjunto de todos os elementos que constituem a marca, como logo, nome, paleta de cores, slogan, tom de voz e também o comportamento da empresa diante dos consumidores.

Para isso, busque inspirações nas docerias já existentes, veja até aquelas que são de outro lugar do mundo. Realizar essa pesquisa ajuda a aflorar sua imaginação e criatividade, podendo criar algo único.

Pense também em qual sentimento quer que a confeitaria passe, se é um lugar para se divertir ou um espaço de trabalhos e reuniões. Tenha todos esses detalhes em mente para que a identidade visual transmita o que quer comunicar.

Uma das coisas que você pode fazer para a criação do conceito e identidade é pensar em quais palavras associam a sua marca. Um exemplo, se você quer que a identidade visual e posicionamento da marca passe sentimentos de gentil, carinhoso, aconchegante, amigável, divertido e alegre.

Dessa forma, os elementos da identidade visual terão que comunicar o que as palavras expressam, como:

  • Cores coloridas que transmitem diversão e tons pastéis para representar o lado carinhoso;
  • Iluminação com cores quentes e difusa para criar um ambiente aconchegante;
  • Móveis confortáveis, como poltronas, puffs, almofadas e cadeiras ergonômicas;
  • Decoração criativa com quadros, plantas, elementos lúdicos, lettering com frases inspiradoras nas paredes e outros.

Ao pensar no conceito e como você quer se posicionar diante dos consumidores, você poderá escolher com mais facilidade os elementos que refletem essa personalidade. E, assim, harmonize com seu ambiente físico e online com os elementos gráficos e visuais. Dessa maneira, a marca consegue uma identidade consolidada.

4. Destaque-se com produtos exclusivos e de qualidade

Lembra-se que as pessoas comem com os olhos antes de comer de verdade, isso quer dizer que a estética do doce é essencial para vendê-los. Por isso, caprichar em toda produção dos produtos é determinante para ter boas vendas.

Produção e decoração

Lembrando do primeiro passo comentado, cada confeitaria segue um estilo e, por isso, elas devem transmitir isso nos seus doces. Elas podem seguir diferentes vertentes, como minimalistas, clássicas, contemporâneas, modernas e outras.

Dessa forma, a decoração fará toda a diferença para representar o estilo de cozinha escolhido. Os doces contemporâneos, por exemplo, buscam explorar as técnicas e tendências. Juntam uma complexidade de sabores e um visual mais elaborado.

Vitrine e embalagem

A vitrine e embalagens são onde as pessoas irão se encantar com seus doces à primeira vista. Por isso, é importante caprichar nesses dois elementos

Para isso, as vitrines devem ter uma organização e distribuição dos produtos de forma harmônica e utilizarem suportes que valorizem o conjunto visual dos doces. Também é necessário atenção com uma boa iluminação, que destaque os produtos.

Outro ponto fundamental são as embalagens de boa qualidade. Por isso, invista em bons materiais e siga a identidade visual da marca. Elas agregam valor aos doces e ajudam na consolidação da identidade. As embalagens tem o poder de despertar a vontade de compra do consumidor.

Além disso, os doces são, muitas vezes, comprados para presentear alguém, sendo essencial uma embalagem bonita e, até mesmo, ter modelos personalizados disponíveis, com frases e palavras carinhosas.

Fotos dos produtos

As fotos são essenciais para expor os produtos em suas redes sociais, catálogos e cardápio. As imagens nas plataformas digitais são uma forma de atrair os possíveis clientes e funcionar como uma vitrine virtual.

Separamos algumas dicas para fazer :

  • Busque inspirações no Pinterest e Instagram:
  • Escolha um ambiente de luz natural ou compre luz artificial, como Ring Light;
  • Monte um cenário bonito com composição, como uma mesa de café da manhã focando em um doce;
  • Priorize a estética do doce;
  • Cuide com elementos que não fazem sentido na foto;
  • Edite a foto arrumando luz, intensidade, cor e outros, para valorizar a imagem.

Vídeos da produção

Os vídeos são conteúdos que estão ganhando cada dia mais espaço no mundo digital. Eles têm o poder de aumentar a interação com o público e alcançar mais pessoas. Os Reels, por exemplo, podem chegar a não seguidores, o que as fotos não fazem em impulsionamento pago.

Por isso, é fundamental realizar esse tipo de conteúdo para expor nas redes sociais da marca, como uma forma de aproximar o público e despertar o interesse em seu negócio. É possível explorar diversos vídeos como vlogs, processo de produção, mostrando o ambiente, montando entregas e outros

5. Invista na Experiência do Cliente

A experiência do cliente, ou CX (Customer Experience), caracteriza um conjunto de sensações e vivências do consumidor no ciclo de compra, todo o contato e interação que ele tem com a marca até o pós-venda.

Utilizar dos para oferecer uma boa experiência ao consumidor auxilia na fidelização e maior faturamento. Além disso, priorizar a experiência do cliente torna-se um diferencial competitivo entre os concorrentes. Para conceder uma experiência positiva aos clientes, ofereça:

  • Atendimento rápido e eficaz;
  • Conheça os clientes;
  • Personalização no atendimento;
  • Canais de atendimento e compra (WhatsApp, iFood, número de telefone);
  • Treinamento de funcionários;
  • Equipamentos eficientes para equipe;
  • Ambiente confortável;
  • (explore os 5 sentidos humanos nos produtos e ambiente);
  • Atendimento para feedbacks;
  • Entregas rápidas;
  • Produtos de qualidade.

Para garantir a melhor experiência de consumo aos clientes, é importante ter uma equipe unida em harmonia e mais fácil de compreender as demandas, feedbacks e pontos de melhoria.

6. Utilize estratégias de marketing criativas e locais

Todas as ações que pontuamos até o momento, sobre entender o público-alvo, analisar o mercado, definir o conceito, levar experiências positivas para o cliente e destacar o produto fazem parte das estratégias de marketing.

Além disso, há diversas formas de realizar as estratégias de marketing na empresa, para isso utilize da criatividade, explore as tendências e oportunidades. Separamos algumas dicas de estratégias que você pode aplicar em seu negócio.

Degustação dos produtos

Realizar degustação dos doces é uma forma de atrair novos clientes que ainda não conhecem a sua doceria. Há diversas formas de realizar essa ação, como na própria confeitaria. Para isso, a empresa pode convidar as pessoas através das redes sociais

Nesse contexto, é possível preparar mini doces, proporcionando aos clientes uma experiência deliciosa de aproveitar e conhecer a qualidade dos produtos oferecidos.

Se preferir, pode realizar campanhas onde a pessoa ganha um doce na compra de algo da confeitaria, assim o consumidor terá uma vantagem e a empresa também. Essa é uma estratégia muito interessante para divulgar novos produtos.

Faça parcerias

Fazer parcerias é uma ótima forma de ampliar o público. Uma das formas é enviar produtos para revenda para locais como lanchonetes, restaurantes e outros.

Outro modo de realizar parcerias interessantes é participar de eventos como cursos, confraternizações e workshops. Assim, você pode fechar pacotes com empresas e levar seus produtos para esses eventos, tornando-se mais reconhecido.

Programas de fidelidade e brindes

Os clientes amam quando são presenteados com algo sem custo. Por isso, oferecer cartões de fidelidade é uma forma de fidelizar o cliente. Ou também, a confeitaria pode oferecer brindes, mesmo que simples, mas que fazem total diferença na experiência do consumidor.

Outro ponto legal que as grandes empresas oferecem são as vantagens no dia do aniversário, como no Starbucks, que o cliente ganha uma bebida. Essas ações auxiliam na fidelização do consumidor.

Doces para datas comemorativas

Doces personalizados têm um grande potencial, principalmente os para datas comemorativas. Sendo assim, invista em fazer doces com decorações para essas datas especiais e capriche nas embalagens do tema.

Muitos já fazem sucesso, como os biscoitos natalinos, além de serem lindos para presentear. Também pode explorar datas como festa junina, Halloween, Dia dos Namorados e outros.

Redes sociais para divulgação

As são essenciais no contexto atual, pois contam com bilhões de usuários ativos. Por isso, é importante que a marca esteja ativa nessas plataformas, assim o seu empreendimento pode chegar a vários usuários que podem ser os futuros clientes.

Nessas plataformas, você pode divulgar seu trabalho, realizar campanhas, postar vídeos e fotos da produção e interagir com os clientes. Isso auxilia a ter uma relação mais próxima com seguidores e consumidores.

7. Busque conhecimento e inovação constantes

Buscar conhecimentos, como realizar cursos e workshops, são formas de aprimorar técnicas e descobrir novas práticas, alcançando maior desenvolvimento profissional. Além disso, realizar cursos ajuda a ter novas ideias de mercado e expandir o conhecimento na área e não ficar na mesmice.

Busque sempre estar por dentro das tendências e inovações, o que é diferencial competitivo diante dos concorrentes e mostra aos clientes que está sempre em busca do melhor para oferecer.

8. Gerencie as finanças com cautela

Gerenciar as finanças com cautela é fundamental para a empresa ter um bom desenvolvimento. Uma boa gestão auxilia a diminuir gastos desnecessários e gerar mais lucros.

Para isso, o primeiro passo importante é realizar o monitoramento diário do fluxo de caixa. Dessa forma, o empreendedor consegue ter uma visão de como está andando as finanças e pode se planejar para não ser pego desprevenido.

É importante ter uma organização e não misturar as contas pessoais com contas empresariais, esse é um erro que a maioria dos pequenos empreendedores cometem, mas que gera uma desorganização que pode prejudicar a empresa e o empreendedor.

Para auxiliar o gerenciamento de contas, conte com ferramentas de gestão financeira, elas auxiliam em diversos aspectos, como organização, visualização ampla de lucro e gastos e análises de resultados.

9. Valorize sua equipe e invista em treinamento

Valorizar a equipe é uma forma de proporcionar ao colaborador um melhor ambiente de trabalho, o que auxilia a ter maior motivação para realizar suas funções e promove um ambiente harmonioso, reduzindo a ansiedade e o estresse.

Sendo assim, há maior desempenho do profissional e satisfação do trabalhador com a empresa. Isso ajuda a ter uma equipe unida que busca sempre a melhoria.

Ademais, é essencial investir em treinamentos e cursos para que os colaboradores possam aprimorar suas habilidades, realizando os trabalhos com maior eficiência e sendo de ótimo valor para a empresa.

Confeitarias para se inspirarem

As inspirações ajudam a abrir a mente para compreender outros mercados e aqueles que fizeram sucesso. Por isso, separamos duas marcas que conseguiram trabalhar bem seu objetivo e conquistar os clientes.

Nanica

A Nanica é uma doceria que surgiu em 2018 em Curitiba, com a ideia de ser um local especializado no banoffee. Mas, para ganhar todo o tipo de público, além de vender a tradicional torta de banana, ofereceu o doce em diferentes versões, como uvanoffe e morangoffe.

As lojas oferecem um ambiente confortável e com uma identidade visual alegre e divertida, brincando com a temática das bananas. Conquistou os clientes com produtos de alta qualidade e um cardápio recheado de opções.

Com a missão de unir sabor, qualidade e inovação no mesmo produto, hoje a franquia já conquistou o país inteiro com mais de 50 lojas pelo Brasil e é referência nas tortas banoffee.

Cake & Bake

Cake & Bake é uma doceria que surgiu em 2015 em Pernambuco. Seu objetivo era oferecer produtos artesanais e handmade. Sempre teve o propósito de passar em seus doces amor e proporcionar momentos únicos em seu ambiente.

A confeitaria visava preparar o ambiente para receber clientes que gostavam de um local para trabalhar e realizar reuniões. Dessa forma, seu espaço conta com cadeiras confortáveis, Wi-Fi, tomadas e uma bela decoração para o conforto dos clientes. Hoje a confeitaria conta com 4 lojas e tem projetos para expansão.

Dóffee donuts & coffee

Donuts sempre foi um doce muito conhecido nos Estados Unidos, mas pouco explorado aqui no Brasil. Foi assim que, no final de 2017, a Dóffee viu uma oportunidade de explorar esse doce e em 2019 abriu sua primeira loja em Curitiba.

O principal objetivo é oferecer produtos de qualidade com receitas exclusivas, com um cardápio repleto de opções. Os espaços físicos ganham o público com design alegre e confortável.

Outro ponto que auxiliou no marketing orgânico são as embalagens que todas vêm com uma mensagem escrita à mão para o cliente, tendo maior proximidade com os clientes. Atualmente, contam com 27 franquias de sucesso espalhadas pelo país.

Se você quer ter sucesso em sua confeitaria, lembre-se que a organização e o planejamento são a base de tudo. Faça pesquisas, estude e analise todos os pontos comentados acima e como inserir no seu negócio. Pense em mostrar a sua identidade e essência para o público e conquiste-os

Identifique as melhores oportunidades de melhoria e tome decisões pautadas nos estudos feitos. Lembre-se de ficar atenta às tendências e aos concorrentes. Assim, você irá conseguir uma visão ampla do mercado, podendo criar uma confeitaria simples, mas de sucesso.

Espero que tenha gostado das nossas dicas e possa colocá-las em prática. E já pensando em expandir os negócios, não deixe de ver esse conteúdo sobre os filmes de empreendedorismo, eles podem te inspirar a alcançar o sucesso.