Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Gestão de clientes e fornecedores

Varejo: saiba como a gestão estratégica da carteira pode trazer até R$ 200 mi

Varejo: saiba como a gestão estratégica da carteira pode trazer até R$ 200 mi... Saiba mais!

Varejo: saiba como a gestão estratégica da carteira pode trazer até R$ 200 mi

Os dados comprovam: a base de clientes pode ser uma fonte segura de crescimento e rentabilidade para o varejo. Um estudo exclusivo da Serasa Experian, primeira e maior Datatech do Brasil, revelou um potencial de até R$ 200 milhões em faturamento adicional para varejistas dispostos a usar estratégias de gestão inteligente fazendo análises periódicas da carteira de clientes com cartões de crédito. O levantamento foi realizado com quatro grandes players do varejo brasileiro e envolveu a combinação de dados premium, exclusivos e de mercado com a inteligência analítica presente na solução Gestão de Clientes. Os resultados mostraram que os limites podem ser até 60% superiores em relação ao total de crédito disponível atualmente – um crescimento que pode alcançar os R$ 200 mi. O segredo para potencializar o volume de negócios na base é a segmentação estratégica, adotando abordagens que ajudem a potencializar receitas, melhorar a experiência dos clientes e, assim, promover relações mais saudáveis e duradouras.

BAIXO RISCO E ALTO POTENCIAL DE COMPRALIMITES EQUILIBRADOSALTO RISCO DE INADIMPLÊNCIA
ampliar os limites de créditosem alteraçõesreduzir até 25% nos limites para mitigar perdas

“É possível aumentar receita trabalhando com clientes que já estão dentro de casa – o que é muito mais barato, menos complexo e mais atrativo do que ir em busca de novos clientes no mercado. Ao mesmo tempo, tem-se visibilidade sobre os CPFs que apresentam maior risco e precisam de adequação da oferta ou uma estratégia de acompanhamento mais próximo para não se tornarem inadimplentes”, diz Pedro Braga, diretor de Decisioning e Advanced Analytics da Serasa Experian. O estudo revela também o impacto dos ajustes nos limites de quem indica maior risco de inadimplência: ao reduzir limites em 25%, é possível evitar perdas na casa de até R$ 60 mi.

Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)

Oportunidades significativas no varejo

Hoje, o varejo costuma ofertar dois tipos de cartões de crédito: os bandeirados (convencional, emitido em parceria com a bandeira e aceito em qualquer loja) e os private label (que levam a marca da loja e só podem ser usados na própria rede varejista). Para ambos os grupos, uma gestão mais aprimorada da carteira é o caminho mais saudável a seguir, de acordo com o especialista da Serasa Experian. “Definir uma política robusta não apenas na concessão, mas também na manutenção de crédito, aplicada ao perfil da carteira e baseada na união do histórico do cliente com a loja, com dados de mercado sobre aquele CPF, é um dos pontos mais importantes na jornada das empresas que oferecem cartões. Isso é ainda mais crucial para o varejo, uma vez que o histórico e comportamento financeiro dos consumidores não está centralizado com eles”, diz Braga. De acordo com o estudo, é possível ampliar o crédito para o grupo dos bandeirados em 63% - de R$ 179 mi para R$ 292 mi. Em relação ao risco de inadimplência, a redução em 25% dos limites nesse grupo seria equivalente a R$ 16 mi – caindo de R$ 65 mi para R$ 49 mi. Já para quem comercializa os private label, o incremento seria de R$ 73 milhões (46%), de R$ 159 mi para R$ 232 mi. E a redução dos limites geraria um impacto de R$ 43 mi, saindo de R$ 170 mi para R$ 126 mi. Apesar da nítida importância da mitigação dos riscos, o principal impacto para os varejistas é mesmo o aumento de receita sem os altos custos da aquisição de novos consumidores. Com uma gestão eficiente e inteligente, é possível entender e fidelizar os clientes, fazendo ofertas mais alinhadas às necessidades a partir de decisões mais ágeis e assertivas. “Nosso objetivo é apoiar as empresas com inteligência analítica e automação ponta a ponta dos processos de análise para reduzir seus riscos, ampliar oportunidades e trazer agilidade para as decisões”, completa o diretor.

Gestão de carteira: explore todo o potencial dos negócios

A gestão da carteira de clientes é uma oportunidade única para o varejo maximizar resultados. E nós podemos apoiar esse processo: a Serasa Experian tem a tecnologia e a inteligência analítica capazes de transformar o gerenciamento das bases em uma verdadeira alavanca de crescimento. Se a sua empresa se interessa por antecipar tendências com dados exclusivos e os melhores insights de mercado, fale com os nossos especialistas agora e vamos juntos impulsionar as suas operações. Nós estamos prontos para aplicar as estratégias que irão transformar a rentabilidade da sua carteira atual de clientes!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Planeje suas campanhas com o calendário de datas comemorativas 2026. Descubra oportunidades de vendas e engajamento mês a mês.

Como garantir a segurança virtual da sua loja e evitar golpes na Black Friday?

Como garantir a segurança virtual da sua loja e evitar golpes na Black Friday?

Garanta a segurança virtual do seu e-commerce e proteja sua loja de fraudes online. Acesse e conheça estratégias eficientes para prevenir golpes!

Como detectar fraudes na Black Friday: entenda como blindar sua loja virtual! 

Como detectar fraudes na Black Friday: entenda como blindar sua loja virtual! 

Black Friday: como detectar fraudes e blindar sua loja virtual com tecnologia, monitoramento e soluções para vendas seguras! Confira no nosso blog.

Última Black Friday no e-commerce: dados e lições do último ano!

Última Black Friday no e-commerce: dados e lições do último ano!

Black Friday: SEO antecipado, campanhas digitais, site veloz e checkout impulsionam vendas com segurança! Confira mais no nosso blog.

15 de novembro é feriado ou ponto facultativo?

15 de novembro é feriado ou ponto facultativo?

Descubra se 15 de novembro é feriado ou ponto facultativo, quais são seus direitos trabalhistas e como aproveitar a data da Proclamação da República.

Comportamento de compra na Black Friday: aumente suas vendas com segurança

Comportamento de compra na Black Friday: aumente suas vendas com segurança

Entenda o comportamento de compra na Black Friday e descubra como usar dados e tecnologia para vender mais com segurança e confiança no e-commerce.