Conhecer bem o cliente e ter informações atualizadas sobre o seu comportamento de pagamento são medidas fundamentais para reduzir a inadimplência. A gestão da carteira de crédito é um instrumento eficaz para implementar políticas com esse objetivo. Além de proteger sua empresa contra riscos, a prática ajuda a planejar ações para desenvolver novos negócios.

Muitas organizações concedem crédito levando em conta o relacionamento e consultas a relatórios de um bureau, como a Serasa Experian, para saber o score e as restrições financeiras. Embora seja eficiente para evitar a inadimplência, esse processo tem um caráter reativo e, dependendo dos processos internos, pode consumir mais tempo e esforço extra. Ao se praticar a gestão de carteira, as análises passam a ser feitas de forma mais simples e com maior rapidez, tornando as equipes mais produtivas.

Assim, fazer essa gestão é uma forma de ser mais eficiente no uso de dados, extrair melhores informações e obter insights importantes no acompanhamento do cliente. Neste post, vamos esclarecer mais sobre essa prática e sua importância para diminuir os índices de inadimplência e identificar oportunidades. Confira!

O que é gestão de carteira de crédito?

A gestão da carteira de crédito é uma estratégia para entender melhor o perfil de seus clientes. Conta com apoio de ferramentas que fornecem dados para a tomada de decisão com mais precisão. Isso porque a empresa passa a acompanhar com mais rapidez todo o ciclo de crédito dos clientes, com alertas sobre alterações da sua situação de risco ao longo do relacionamento. Desta forma, as equipes de análise de crédito podem antecipar medidas e desenvolver ações proativas a partir de uma visão mais clara de como sua carteira se comporta.

Quando baseada em dados de qualidade, as decisões podem ser tomadas de modo segmentado. Uma empresa com uma carteira de mil clientes, por exemplo, pode selecionar um grupo específico e aplicar restrições prévias a partir de características em comum. O resultado disso é a possibilidade de verificar rapidamente uma base de clientes que apresente riscos de inadimplência ou que pode ser abordada por ofertas que aumentem a sua rentabilidade. Tudo isso com mais eficiência operacional.

Por meio da gestão de crédito, empresas podem monitorar as mudanças de comportamento e de perfil do cliente o tempo todo. É possível também analisar variáveis da carteira e fazer levantamentos sobre as carteiras ativas e inativas e como atuar em cada uma delas. Esse trabalho dá às equipes condições de traçar cenários para concessão de crédito, identificar tendências e se antecipar a riscos.

Como a gestão de crédito reduz a inadimplência?

Uma gestão de carteira eficiente monitora clientes  a partir de uma série de variáveis, tais como: histórico de compras, pontualidade dos pagamentos, probabilidade de inadimplência, porte da empresa, entre outros. Isso gera informações que determinam a evolução do risco de um cliente ou de um segmento da carteira.

Quando soa o alerta de risco em elevação, é possível se antecipar e pré-determinar restrições ao financiamento, redução de limites de compras, mudanças nas condições do crédito e outras medidas para se proteger da inadimplência.

Mais oportunidade de negócios

Uma gestão mais refinada da carteira de crédito também reforça as estratégias de negócios com os bons pagadores. Ao identificar os que apresentam baixo risco, a empresa pode traçar ações para aumentar a rentabilização desses clientes. É possível, por exemplo, aumentar o limite de crédito, fazer ofertas de parcelamento e reativar clientes inativos. Também é possível colocar em prática estratégias de up-sell e cross-sell de forma customizada, que são formas de incrementar vendas para clientes com histórico favorável.

Soluções para gestão de crédito 

Atualmente, há no mercado soluções que fazem a gestão da carteira de crédito de clientes de forma simples e automatizada. São plataformas digitais que possuem um conjunto de funcionalidades de fácil gerenciamento e que acompanham todo o ciclo de análise e concessão de crédito.

Uma das grandes vantagens dessas tecnologias é o acesso na nuvem e com dados complementares que podem ser combinados com os dados de sua carteira. Isso elimina a necessidade de investimento em infraestrutura de TI.

Utilizar soluções automatizadas para gestão da carteira de crédito ajuda sua empresa a simplificar processos e ganhar eficiência no combate à inadimplência. Além disso, adiciona recursos para explorar oportunidades, gerando ganhos em rentabilização da carteira e maior competitividade.