Em comércios de materiais para construção de pequeno e médio porte, é comum que exista um relacionamento próximo com alguns clientes. São pequenos empreiteiros e profissionais da construção civil com os quais se costuma estabelecer parcerias que resultam em bons negócios com baixo risco de inadimplência. E uma parte importante dessa parceria é a oferta de condições especiais para pagamento a prazo.

Essa era a realidade de uma loja de material de construção antes da pandemia da COVID-19. Com uma boa carteira de clientes que compravam com crédito, a loja se viu diante de algumas incertezas durante o período de retração da atividade econômica: como saber quais clientes poderiam apresentar um risco maior de inadimplência? E ainda: como lidar com esse risco?

Para encontrar a melhor resposta a essas dúvidas, essa loja adotou uma solução da Serasa Experian extremamente acessível e que foi capaz de mostrar o grau de risco e de oportunidade de cada um dos clientes. Leia a seguir, descubra qual solução foi essa e como esta loja conseguiu se proteger dos riscos econômicos da pandemia!

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Carteira com clientes de diversos perfis

De pequenos empresários que atuam como empreiteiros a profissionais liberais do ramo da construção civil, a carteira de clientes da loja de material de construção apresenta uma grande diversidade de perfis de clientes.

Embora o setor da construção tenha sido enquadrado como essencial durante o período de redução da atividade econômica, isso não significa que não tenha sido afetado. Dessa forma, a carteira de clientes da loja de material de construção foi afetada em diferentes níveis. A questão era entender como e o quanto fora afetada.

Na prática, essa dúvida se resumia em como ter segurança na tomada de decisão para novas compras feitas a crédito. Além disso, identificar entre os clientes com parcelas a vencer quais tinham mais chances de atrasar, de modo a se antecipar e elaborar propostas de renegociação que reduzissem as perdas.

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Ascend Insights: gestão de carteira de crédito simples e eficiente

Durante a pandemia, todas as incertezas da loja de material de construção em relação a seus clientes poderiam ser minimizadas com uma gestão de carteira de crédito. O problema, porém, era: como iniciar essa prática e ter respostas rápidas e confiáveis? Afinal, a ideia que se tinha de uma gestão de carteira era de algo complexo e que demandaria tempo e investimento para ser implementada.

Esse mito foi desmontado no momento em que os gestores da loja conheceram a solução Ascend Insights, da Serasa Experian. Rapidamente, perceberam que poderiam contar com informações completas, análises eficientes e respostas para suas dúvidas sem precisar de qualquer implementação complexa ou custos elevados. E isso, simplesmente, porque esta solução funciona totalmente na nuvem.

Ascend Insights na prática

A solução Ascend Insights é uma plataforma digital na nuvem, por meio da qual as empresas podem cruzar sua base de clientes com dados da Serasa Experian. Para isso, basta subir para o site alguns dados básicos de seus clientes, como CPF ou CNPJ.

Assim, automaticamente, será possível ter uma visão completa de risco da carteira e realizar diversas segmentações dentro dela utilizando as informações de mercado e do Cadastro Positivo que a Serasa Experian dispõe. Isso é feito por meio de dashboards que permitem a visualização de gráficos e dados sobre os diferentes perfis da carteira, que podem ser combinados de diferentes formas para avaliar riscos e identificar oportunidades.

Outra grande vantagem da solução é a otimização do custo. Em sua versão light, a plataforma permite uma avaliação geral do risco de inadimplência da carteira em termos percentuais e sem qualquer custo. Pode-se, por exemplo, saber quanto por cento de sua carteira apresenta risco elevado de atraso de pagamento. A partir disso, é possível pagar apenas pelos dados desse percentual de clientes, para que se possa saber quem são e quais são os valores da dívida de cada um deles.

Resultado: vendas a prazo com mais segurança

Com a adoção do Ascend Insights, a loja de material de construção rapidamente pôde conhecer o grau de risco de inadimplência de sua carteira de clientes. Conseguiu, assim, continuar realizando vendas com condições de crédito atraentes, tendo a tranquilidade de saber que não estava correndo riscos elevados.

Mesmo percebendo que uma parcela pequena de seus clientes apresentava alto risco, os gestores da loja optaram por saber quem eram esses clientes e pagaram pelos dados completos dessa parcela da carteira. Com isso, pôde fazer ajustes adequados nas condições de vendas, encurtando prazos e ajustando limites de crédito.

Ao adotar a solução Ascend Insights, a loja de material de construção descobriu que podia fazer a gestão regular de sua carteira de crédito de forma simples, ágil, confiável e acessível – e contando ainda com a robustez dos dados da Serasa Experian. Ao dispor de informações tão completas, adquiriu uma visão mais estratégica de seus clientes, ganhando em segurança e em qualidade na sua decisão de crédito durante a pandemia. Uma vantagem competitiva que quer manter e aproveitar também durante a retomada econômica que virá em seguida.

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