Por atuar na proteção financeira, a área de crédito é uma peça fundamental para garantir a rentabilidade de uma empresa. Porém, tradicionalmente, as equipes desse setor atuam de forma reativa, fazendo análise de crédito com base na entrada de propostas para aprovação. Entretanto, há meios de tornar esse departamento ainda mais estratégico ao assumir uma postura proativa na geração de negócios.

Ao utilizar os dados de que dispõe, a área de crédito pode identificar oportunidades e ajudar no desenvolvimento de ações que permitam a melhor rentabilização da carteira de clientes. Saiba como isso é possível neste blog post que preparamos.

Potencial da área de crédito para gerar negócios

Quando munida de dados e análises para gerar insights, a área de crédito pode ter informações valiosas sobre a carteira de clientes, tais como: cadastrais, histórico de compras, comportamento de pagamento e score de crédito.

São informações que, além de melhorar a análise de risco, também podem ser aplicados para identificar novas oportunidades no mercado. Com essas informações, sua empresa pode, por exemplo, analisar e gerenciar sua carteira de clientes ativos e inativos. Assim, é possível desenhar ofertas customizadas, de maior rentabilidade e aderentes ao perfil desse cliente.

Também é possível fazer, por exemplo, comparações sobre o comportamento de compra e de pontualidade de pagamento dos clientes por região ou segmento de mercado, ganhando assim uma visão mais apurada dos clientes e para quais direcionar mais esforços de venda.

O que é gestão de crédito?

A melhor forma de explorar dados para gerar negócios é por meio da gestão de carteira. Trata-se de um instrumento para entender o cliente com uma visão 360º. Ao conhecê-lo com mais profundidade, sua empresa poderá traçar estratégias mais eficazes para reforçar o relacionamento e incentivá-lo a comprar mais, criando ofertas sob medida para ele.

Com esse propósito, a gestão de carteira de crédito utiliza ferramentas automatizadas que fornecem dados precisos para apoiar as decisões de negócios. É possível monitorar mudanças de comportamento, índices de inadimplência e tendências de aumento ou queda de risco. As informações dos clientes são analisadas de forma individual ou segmentada para que sua empresa possa traçar cenários.

Outro recurso da gestão de carteira de crédito é a possibilidade de fazer levantamentos sobre as bases  inativas. Ao reavaliar esses clientes, atualizando seu potencial de risco, é possível encontrar oportunidades ou mesmo antecipar e se proteger de novos riscos.

Como implementar a gestão de crédito? 

Iniciar a prática de gestão de crédito depende, antes de tudo, de contar com dados estruturados. Sugere-se que a empresa mantenha um histórico do relacionamento com seus clientes e que seja constantemente alimentado com novos dados.

Porém, atingir a máxima eficiência nessa gestão vai depender também de informações externas. Isso porque é preciso entender o cliente com uma visão mais ampla que, muitas vezes, vai além do relacionamento que ele mantém com sua empresa. Além disso, há o investimento em ferramentas e tecnologias capazes de organizar e cruzar as informações.

Entretanto, já existem no mercado soluções completas e acessíveis que estão disponíveis via plataforma digital. Elas oferecem recursos para gestão de carteira em que é possível subir sua base de clientes e cruzá-la com informações de mercado. Assim, pode-se ter uma perspectiva mais à risca e personalizada de sua carteira com um investimento relativamente baixo.

Com uma gestão de carteira de crédito e automatizada, as áreas de crédito ganham uma poderosa ferramenta estratégica para atuar na geração de negócios. Isso porque passam a olhar para os dados que possuem não apenas como meios para se proteger de riscos, mas também para enxergar boas oportunidades.