Com o avanço consistente da vacinação entre os brasileiros, a atividade econômica aproveitou um certo otimismo para crescer no primeiro trimestre de 2021. Mas a inflação ainda em alta e o nível de desemprego indicam cautela em relação ao ritmo de crescimento da nossa economia.

Esses e outros destaques estão no Relatório Macroeconômico do 2º trimestre de 2021, um relatório gratuito da Serasa Experian com dados, números, interpretações e projeções dos nossos especialistas sobre o cenário macroeconômico brasileiro.

OS DESTAQUES

Agronegócio: o desempenho do setor no primeiro trimestre deste ano impulsionou o PIB e o crescimento econômico do país.

Inadimplência: número de consumidores inadimplentes teve o primeiro recuo mensal desde fev/21.

Câmbio: dólar recua a R$ 5,00 no fechamento do semestre, indicando relativa estabilidade da taxa cambial. Nossa projeção para o final de 2021 segue em R$ 5,20.

Selic: índice chegou a 4,25% ao ano e, com novas previsões de reajuste pela frente, o Banco Central pretende conter o avanço da inflação na economia brasileira.

Arrecadação tributária: apesar das ressalvas da pandemia, a arrecadação de impostos cresceu 21,2% de janeiro a maio, em relação ao mesmo período de 2020.

Quer estar por dentro de tudo o que acontece no cenário econômico? Baixe agora o Relatório Econômico do 2º trimestre de 2021. É grátis!

Faça o download