O avanço da tecnologia beneficiou não apenas as empresas e consumidores, mas também o trabalho dos fraudadores em criarem ameaças cada vez mais sofisticadas. Com isso, aumentou o desafio das companhias em protegerem o negócio contra prejuízos financeiros ao mesmo tempo em que proporcionam um ambiente seguro aos seus clientes.

No ciclo da jornada digital, é feita a detecção de fraude geralmente no momento do cadastro e abertura de conta, compra no site ou aplicativo e na conta do usuário, quando há uma tentativa de invasão. Por esse motivo, os clientes têm exigido maior segurança e transparência na hora de se relacionarem com as empresas.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para mostrar como ocorre a fraude digital, seus impactos e o que pode ser feito para evitá-la.

Como ocorre a fraude nos ambientes digitais

Para se prevenir contra as tentativas de fraude, é preciso conhecer primeiro as formas mais comuns de ataques no ambiente online. Confira algumas delas:

1. Phishing: Réplica de uma página, e-mail ou aplicativo oficial para obter a credencial do usuário sem levantar suspeitas;

2. Malware/Vírus: Software ou aplicação que quando instalado irá executar ações para obter os dados no dispositivo utilizado pelo usuário;

3. Engenharia social: Obtenção de login e senhas por meio de redes sociais e monitoramento dos hábitos do usuário;

4. Vazamento de dados: Acontece quando há vulnerabilidade do site ou aplicativo onde os dados estão hospedados;

5. Fraude amigável: Uma pessoa de confiança como filhos, cônjuge e parentes próximos, utilizam os dados do usuário sem o seu consentimento;

6. Auto Fraude: Uma pessoa simula ser vítima de fraude para obter algum benefício como não pagar uma fatura de cartão, por exemplo;

7. Falsidade ideológica: Uma pessoa se passando por outra para conseguir um empréstimo com liberação imediata.

Os impactos que a fraude digital pode trazer aos negócios

De acordo com a Pesquisa Global de Fraude e Identidade da Experian, o aumento de prejuízos financeiros e danos de imagem e reputação são dois dos impactos mais visíveis. Confira abaixo alguns outros efeitos da fraude digital:

1. Cancelamento da venda realizada pelo não reconhecimento da compra pelo titular do cartão (chargeback);

2. Tempo de investigação do ocorrido (processo manual);

3. Atritos no relacionamento com o cliente.

Prevenção a fraude: por onde começar?

O primeiro e um dos mais importantes passos está em mapear quais são as reais dores do seu negócio. Cada empresa tem seus desafios, então a solução antifraude precisa se adequar as suas necessidades.

Entre os diversos pontos a serem considerados na hora de decidir por uma solução antifraude, a escolha de um parceiro de negócio com credibilidade e expertise em prevenção à fraude é um dos mais importantes.

A Serasa Experian conta com o CrossCore, orquestrador de soluções que trabalha com várias funcionalidades antifraude – tanto da Serasa Experian quanto de terceiros –  em uma única plataforma omnichannel para atender as necessidades no ambiente digital e presencial, protegendo todas as etapas de relacionamento com o cliente como:

Ambiente digital:

- Abertura de contas e cadastros, invasão de contas e transações de e-commerce.

Ambiente presencial:

- Varejo: Abertura de conta, solicitação de cartão private label e concessão de crediário;

- Serviços Financeiros: Abertura de conta corrente, alteração de limite de crédito, solicitação de cartão de crédito e solicitação de financiamento/empréstimos;

- Telecom: Abertura de conta, contratação, alteração e/ou migração de pacote de serviços e transferência de endereço;

- Seguros: Abertura de conta, precificação, emissão de apólice, solicitação de endosso e abertura de sinistros.

Seja qual for seu desafio, queremos que você mantenha o foco no negócio enquanto nós te ajudamos a resolver os seus problemas de fraude. Para saber mais sobre como podemos ajudá-lo, basta acessar a nossa página de contato e preencher o formulário!