Quando falamos em uso de dados na tecnologia, muitos pensam em robôs, foguetes ou startups do Vale do Silício. Realidades distantes do cenário cotidiano do brasileiro. Mas um novo movimento vem ganhando força em terras tupiniquins: o das datatechs.
Assim como fintechs são empresas que usam tecnologia para reinventar o setor financeiro e healthtechs transformam a saúde, as datatechs surgiram para resolver problemas complexos a partir de um uso mais inteligente dos dados. E a Serasa Experian está liderando esse movimento.
Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)
O que é uma datatech, na prática?
Datatech é um termo em inglês formado pela junção das palavras data (dados) e tech (tecnologia). Assim como outras techs, uma datatech usa tecnologia para criar produtos ou serviços disruptivos. Mas aqui, o principal ativo são os dados (estruturados ou não, autenticados ou não, inferidos ou não, de diferentes fontes, categorias etc.) para apoiar análises em múltiplos setores da sociedade e da economia.
Inovação que resolve desafios reais
A Serasa Experian está liderando o movimento de datatechs no Brasil, e para isso, usa das principais tecnologias no mercado (como IA, machine learning e modelos estatísticos) para gerar insights com o diferencial da inteligência analítica, causando impacto positivo direto na vida de milhões de brasileiros através das suas soluções. São esses insights que ajudam empresas e pessoas a analisar o cenário e tomar decisões melhores em: crédito, fraude, ESG, educação financeira, agronegócio, cobrança, saúde e por aí vai.
Conheça alguns exemplos práticos de soluções da Serasa Experian:
-
Mapa de Conexões Antifraude: identifica padrões suspeitos de fraude no setor de saúde, melhorando a eficiência de auditorias e reduzindo perdas.
-
Plataforma de Gestão de Risco ESG: apoia empresas a cumprirem exigências regulatórias e a tomarem decisões mais conscientes.
-
Soluções para concessão de crédito: analisam dados em tempo real para oferecer condições mais justas, seguras e personalizadas.
-
Tecnologia para prospecção e gestão de clientes: ajuda empresas a encontrar novos públicos com mais assertividade.
Um ecossistema que acelera o mercado
Para expandir sua atuação de forma ainda mais efetiva, a Serasa Experian aplica uma metodologia exclusiva de trabalho em rede. Mantendo parcerias com universidades, startups, instituições reguladoras e centros de pesquisa é possível cocriar soluções que tenham valor econômico e social agregado, ampliando seu impacto com responsabilidade e visão de futuro.
Ser uma datatech é mais que pertencer à uma categoria. É o reflexo de um novo jeito de usar a tecnologia para inovar, e empresas como a Serasa Experian já estão traçando novas formas de atuação: mais ágil, mais inteligente e, acima de tudo, mais comprometido com a transformação da sociedade.