A análise de crédito consiste em uma fase fundamental nas relações comerciais, principalmente diante de cenários econômicos instáveis. É importante destacar que os procedimentos de verificação das informações, protegem as empresas da inadimplência, pois é o momento no qual avalia-se o potencial de retorno do tomador do crédito e os riscos inerentes à concessão, garantindo a boa saúde financeira dos negócios.

O que é possível avaliar por meio da análise de crédito

A análise de crédito tem o objetivo de avaliar as informações financeiras de uma pessoa física ou jurídica para entender o seu perfil, e a propensão ao pagamento para que seja possível oferecer as melhores condições para conceder crédito ou não ao requerente.

Normalmente, são utilizados dois métodos para esse processo de avaliação:

– Subjetivo: diz respeito à técnica fundamentada no julgamento humano, sem a realização efetiva da análise de dados financeiros, se tornando algo superficial e sujeito a falhas.

– Objetivo: baseado em processos estatísticos, com informações concretas relacionadas a um histórico financeiro do potencial cliente, originados de diversas fontes de informação como um bureau de crédito, por exemplo. Este tipo de análise é mais segura, uma vez que os dados possuem uma origem confiável e precisa.

Ao analisar o mercado, percebemos que grande parte da análise de crédito das empresas ainda é feita por meio do julgamento do agente de crédito, baseada especialmente na sua habilidade e experiência. Esse método não é descartável já que por meio da expertise desse profissional é possível constatar fatores como capital, capacidade e situações de pagamento. Entretanto, essa avaliação não pode ser executada de forma aleatória. É fundamental que ela esteja embasada em conceitos estratégicos que irão direcionar a tomada da melhor decisão.

Para garantir essa qualidade, é necessário a criação de uma política de crédito que, possa definir um padrão das informações que deverão ser avaliadas ao mesmo tempo que diminua os riscos e correspondam às expectativas do negócio.

O papel da tecnologia no processo de análise

São primordiais as medidas preventivas no momento da concessão de crédito, sobretudo em um cenário economicamente fragilizado em que o risco de inadimplência se eleva a cada dia. Por esse motivo, se valer de estratégias inovadoras para proceder com essa análise é uma necessidade e um diferencial.

Além disso, é necessário considerar as interferências negativas que os processos manuais podem ocasionar para a operação: a demora na tomada de decisão, os gargalos causados pelos procedimentos e os riscos são somente alguns exemplos.

Nesse sentido, a tecnologia gera uma enorme contribuição, já que disponibiliza um conjunto de recursos para deixar o procedimento de análise mais minucioso, padronizado, automatizado, seguro e ágil para as empresas. Acompanhe a seguir as vantagens que um recurso tecnológico em nuvem pode trazer para esse processo de avaliação:

– Agilidade: É sem dúvida, uma das grandes vantagens oferecidas pelo uso de soluções tecnológicas, onde tudo é feito de forma automatizada. As informações são sempre atualizadas e as decisões podem ser tomadas em tempo real. E em se tratando de soluções em nuvem a implementação do serviço é feito de forma rápida, sem envolvimento de TI, Plug and Play.  Também permite que o acesso seja feito de forma simples e prática.

– Informações centralizadas: Permite que as consultas sejam feitas por uma única plataforma, que pode avaliar diversas bases de informação, sendo elas internas ou externas.

– Maior segurança: a automação de um processo de análise permite que a aprovação de crédito seja feita de forma parametrizada e padronizada de acordo com a política de crédito e as regras de negócios das empresas.

– Controle total do processo: é possível por meio de relatórios disponíveis em determinadas plataformas, ter o controle do início ao fim de todos os passos do processo de análise, e acompanhar a evolução da sua operação de crédito

É a partir desse aprimoramento nas análises de crédito que as empresas podem, de forma rápida, reunir informações sobre seus clientes, delinear perfis e gerenciar os riscos das suas operações, possibilitando realizar as avaliações de maneira correta e desenvolverem estratégias indispensáveis para a rentabilidade, diminuição dos custos operacionais, além de garantir maior segurança na tomada de decisões de negócios.

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