Desde a implementação das mudanças no Cadastro Positivo em 2019, as empresas que fazem análises sobre consumidores antes de oferecer crédito se acostumaram com a expressão “histórico de crédito”. Mas você sabe o que isso quer dizer?

O histórico de crédito é uma visão real e consistente dos hábitos financeiros e de pagamento das pessoas físicas em relação a diversas modalidades creditícias – como financiamentos, empréstimos, cheques, consórcios, entre outras.

Desde a inclusão automática dos brasileiros no Cadastro Positivo, os Gestores de Banco de Dados (GBD) passaram a ter acesso a detalhes dessas operações de crédito, e também das obrigações de pagamentos adimplidas e em andamento, que refletem o comportamento de cada CPF.

A partir da consolidação do uso desses dados, hoje já é possível afirmar que as análises de crédito tornaram muito mais precisas, reposicionando os consumidores em faixas de recomendação mais aderentes à sua realidade financeira e garantindo mais segurança para quem não pode perder a chance de fazer novos – e bons – negócios.

Com ampla experiência em criar soluções que ajudam a entender melhor o comportamento das pessoas físicas e jurídicas, a Serasa Experian apostou na inovação para extrair o melhor do histórico financeiro e combiná-lo com a base de dados cadastrais e negativos mais completa do mercado brasileiro.

E uma dessas soluções inovadoras é o Combo Perfil de Uso e Pagamento de Cartão, a combinação incrível e exclusiva que facilita a vida de quem precisa revisitar as políticas atuais de crédito, ajustar limites, segmentar público para a concessão de cartões de crédito – e até planejar upgrades.

Novas visões: mais segurança nas avaliações de crédito

Você já imaginou como o estudo dos hábitos ligados ao uso de cartões de crédito pode ajudar a criar um perfil mais consistente do consumidor que está negociando com a sua empresa?

Veja: uma oferta de crédito pode ser feita com uma simples análise de dados cadastrais e negativações. Se o cliente não tiver apontamentos, a tendência natural é a aprovação da proposta, principalmente se ele já tiver se relacionado outras vezes com a sua empresa.

Acontece que, com uma análise mais aprofundada, você pode enxergar detalhes como a faixa de pagamentos das faturas de cartão nos últimos 3, 6 ou 12 meses, sabendo se ele está em dia com essas contas e até se tem aumentado ou reduzido o volume de uso.

Essa visão, combinada com os dados comportamentais (solicitações de crédito em outras empresas) e os apontamentos de negativação, pode indicar dificuldades em honrar os compromissos assumidos e mudar por completo a sua percepção antes da aprovação da proposta.

Nós sabemos como impulsionar os seus negócios

O Combo Perfil de Uso e Pagamento de Cartão usa as melhores informações do Cadastro Positivo para oferecer à sua empresa uma avaliação de riscos mais precisa, garantindo a segurança necessária para você tomar as melhores decisões e, assim, praticar uma concessão de crédito mais justa para cada consumidor.

Essa solução, que pode complementar os seus relatórios e ser associada a várias outras visões, é capaz de gerar novas oportunidades de negócio a todo momento, sempre a partir de dados que refletem a realidade financeira do CPF – e não apenas uma simples estimativa.

Aí, é aquela história: quanto mais oportunidades exploradas, mais chances de rentabilizar e potencializar o desempenho das suas ofertas de crédito.

Contrate agora e aumente o poder das suas análises

Na página do Combo Perfil de Uso e Pagamento de Cartão, você conhece mais informações sobre os produtos e pode solicitar um contato comercial para a contratação imediata. Os meios de acesso disponíveis são os relatórios Concentre e Crednet, string, lote/batch e, em breve, o Menu de Produtos (web) e o Credit Bureau. Experimente agora!

Importante: a decisão da aprovação ou não de crédito é de exclusiva responsabilidade do concedente. As informações do Combo Perfil de Uso e Pagamento de Cartão têm o objetivo de subsidiar e complementar as consultas a relatórios e decisões, e em nenhuma hipótese deverão ser usadas como justificativa, por parte do concedente, para a tomada de decisões.