As transformações constantes do cenário econômico atual criaram novos desafios para as empresas que sonham em se manter ativas e, principalmente, competitivas. A gente sabe que não é fácil superar barreiras como a nova forma de atendimento – menos presencial e mais online – ou segurar a barra de interromper as atividades temporariamente e, mesmo assim, ter de manter as obrigações legais em dia.

Se você está vivendo essa insegurança, o lado bom é que existe um mundo de possibilidades nos caminhos a seguir. Com o planejamento certo, a sua empresa pode aproveitar o momento para consolidar atuação e se fortalecer, com uma nova visão sobre a análise de crédito. Tudo isso, claro, sem atrapalhar a sua realidade financeira.

O Serasa Score é referência no mercado brasileiro quando o assunto é decisão ágil e segura de crédito. Fácil de usar, ele gera uma pontuação que indica, de 0 a 1.000, as chances de o perfil seguir adimplente nos próximos 6 meses.

Bem simples, não é mesmo?

Ele pode ser a ferramenta de apoio que você precisa no seu dia a dia para tomar decisões mais seguras em um momento de incertezas.

Vamos conhecer algumas opções?

Existe um modelo ideal para a minha empresa?

O mundo de possibilidades do Serasa Score está se abrindo, mas muita empresa não sabe por onde começar. Isso porque nós temos diversas soluções, das mais básicas até as segmentadas para atender características de mercados específicos. Modelo ideal? Tudo vai depender das características da sua empresa.

Nossa indicação para quem quer começar é usar o modelo tradicional: o Serasa Score com Positivo. Com uma base formada pelos dados de inadimplência mais confiáveis do mercado e pela maturidade das informações do Cadastro Positivo, ele é considerado um ponto de partida para os nossos modelos de score e se atualiza a todo momento.

Abrangente nas análises e sempre aderente aos desafios que vão surgindo, a solução já foi destaque até em um especial do G1, o portal de notícias da Globo, sobre as vantagens do Cadastro Positivo para as áreas de crédito.

Hoje, por exemplo, nós temos modelos mais aderentes especialmente para o varejo e as fintechs, que consideram características de consumo dos segmentos. Com a base do nosso score tradicional modelada de forma a avaliar também essas novas variáveis, as soluções segmentadas são capazes de entregar resultados mais precisos para quem atua nesses mercados.

Tecnologia, inovação e soluções sempre atualizadas

A ciência de dados e o machine learning estão por trás da eficiência dos modelos tradicionais e segmentados do Serasa Score. Hoje, o nosso time de mais de 200 cientistas se dedica a criar e estudar modelagens estatísticas que sejam capazes de identificar pontos de melhoria automaticamente e fazer a correção das rotas – tudo isso em questão de segundos, de uma consulta para a outra.

Esse investimento em inovação e na equipe de analytics mais experiente do mercado brasileiro é a razão dos padrões expressivos de eficiência nos resultados dos nossos scores, que conseguem se aproximar cada vez mais da realidade financeira dos clientes consultados e ajudam a aprimorar as políticas de crédito de empresas de todos os portes.

E a implementação? E os custos operacionais?

Toda essa capacidade analítica não se traduz em altos custos para as operações da sua empresa. Muito pelo contrário: os scores estão entre as soluções mais acessíveis do mercado para proteger os negócios dos riscos e permitir que os times de crédito tomem decisões mais seguras.

A implementação também se encaixa perfeitamente nas jornadas de concessão da sua empresa: é possível fazer consultas online, baixar os relatórios ou até pedir a integração da pontuação ao seu sistema local. E tudo isso é feito pensando na melhor experiência para a sua empresa: nossa missão é oferecer alto padrão de qualidade, seja para pequenas e médias empresas ou para companhias de atuação global.

Priorize suas vendas agora mesmo!

Quando você conhece o Serasa Score, é impossível não pensar em quanto você ganharia de rentabilidade nos negócios com o apoio dessas soluções. Hoje, quem entende as relações do cliente com o mercado está mais preparado para selecionar o público-alvo das suas ofertas. E aí, as chances de erro passam a ser menores.

Ao consultar o score de consumidores ou empresas, a resposta é rápida e direta: um número na tela ajuda você a comparar perfis e descobrir quem tem maior probabilidade de ser bom pagador nas relações comerciais nos próximos 6 meses. Aqui, a regra é simples: quanto maior for esse número, maior pode ser a segurança contra a inadimplência que a sua empresa vai ter.

“E se eu precisar decidir entre oferecer crédito para um score 600 ou um 580, não são muito parecidos?”. Sim, os números só destacam uma leve vantagem, é como se a gente sugerisse que o perfil de um dos clientes representa consumidores que já subiram um degrauzinho a mais na escada da ‘segurança para as melhores decisões’.

“Então, qual é a melhor opção?” Bem, essa escolha é com o seu time de crédito, já que a decisão de conceder ou não um crédito ou de realizar ou não um negócio é da empresa. A gente até pode combinar esses scores com soluções do nosso portfólio para ampliar a sua visão sobre o comportamento dos clientes, mas deixa esse assunto para um próximo blog post! =)

Agora que a porta de entrada para um mundo de novas possibilidades já está aberta para a sua empresa, que tal conhecer melhor as oportunidades que o Serasa Score oferece e entender qual é o modelo ideal para a sua empresa? Acesse agora https://www.serasaexperian.com.br/solucoes-cadastro-positivo/