A nova Lei do Cadastro Positivo já é realidade. O Banco Central autorizou e os bureaus de crédito, como a Serasa Experian, já estão  recebendo informações sobre o histórico de pagamentos dos consumidores.  Esse novo cenário tem gerado muitas expectativas positivas no mercado, um otimismo comprovado inclusive por alguns dados levantados na pesquisa “Quais são as perspectivas dos consumidores e das empresas com as mudanças da nova Lei do Cadastro Positivo?”, realizada pela Serasa Experian, mostrando que setores como o de comércio e serviços esperam ser beneficiados com a redução de burocracia (40% dos entrevistados) e das taxas de juros (60% dos entrevistados).

Para entender melhor estas expectativas levantadas pela pesquisa e como as empresas podem utilizar as informações positivas para gerar mais negócios, falamos com Alex Franco, diretor de Consumer Credit Services da Serasa Experian e com Bujana Perolli, especialista sênior para o setor financeiro do Banco Mundial. Veja a seguir a visão dos dois especialistas sobre os impactos do Cadastro Positivo no mercado.

Como o Cadastro Positivo pode trazer mais precisão na hora de conceder crédito ou vender a prazo?

As informações positivas trazem mais precisão na hora da concessão ou da venda a prazo à medida em que o credor aumenta a visibilidade sobre os hábitos de pagamento do cliente. A partir do momento em que a empresa conta com mais dados para a tomada de decisão, ela tem a possibilidade de conceder crédito ou vender a prazo de forma mais precisa e com menos risco. Segundo Alex Franco, ter acesso a um score mais preciso, com as informação dos hábitos de pagamento do clientes, considerando os apontamentos negativos e as contas pagas em dia, é algo muito rico, pois “a acuracidade do processo aumenta, gerando mais oportunidades de negócios e incremento de rentabilidade. Na Serasa Experian temos trabalhado com soluções cada vez mais analíticas e que ajudam as empresas a concederem o crédito da melhor forma”, diz.

Existe expectativa e otimismo com a possibilidade da redução das taxas de juros. Podemos esperar esse movimento do mercado?

De forma geral, as taxas de juros devem melhorar, pois, conhecendo melhor o cliente que está solicitando o crédito ou comprando a prazo, será mais fácil prever riscos. O Cadastro Positivo traz mais segurança na concessão de crédito, então há tendência de queda de juros, pois os riscos com a inadimplência são menores “O Cadastro Positivo contribuirá para melhorar o acesso e as condições de financiamento. Melhores taxas de juros resultam em investimentos estimulantes, contribuindo para mais crescimento. Mas é preciso que bancos e instituições financeiras mudem sua mentalidade, que hoje ainda se baseia na tomada de decisões com base em dados negativos”, diz Bujana Perolli, especialista sênior para o setor financeiro do Banco Mundial.

Leia também:

Cadastro Positivo: 3 oportunidades para a política de crédito das empresas

Cadastro Positivo para negativados: oportunidades para as grandes empresas

Conhecer melhor o cliente trará quais tipos de vantagem para o meu negócio?

O acesso aos hábitos de pagamento traz a possibilidade de tomar decisões mais estratégicas e ter políticas de concessão de crédito mais agressivas, sem deixar de lado a segurança de um risco controlado. “A previsão mais precisa da inadimplência, o monitoramento mais fácil desses clientes e o aumento dos números de pessoas que antes não eram visíveis aos credores vai ser uma grande ferramenta para ampliar a rentabilidade e gerar mais negócios”, explica Perolli.

Sobre esse tema, Alex Franco ressalta que o mercado já vinha mostrando um aumento na tomada de crédito mesmo sem tantos dados disponíveis, mas que “a partir da introdução do Cadastro Positivo, as empresas passam a ter mais informação, o que torna ainda mais importante para as empresas entenderem que a capacidade analítica nesse momento é algo chave, já que quanto mais rápido você consegue analisar as informações e tomar uma decisão, mais na dianteira você sai em relação aos competidores. Por isso se amparar no uso de plataformas como as que a Serasa Experian pode oferecer, se torna algo essencial para as demandas e oportunidades que estão vindo pela frente”, avalia.

Com o maior banco de dados da América Latina, a Serasa Experian oferece soluções para todas as etapas da jornada de crédito. Por meio de nossa expertise em análise de dados com inteligência, eficiência e precisão, podemos ajudar a potencializar o seu negócio, criando oportunidades inovadoras e lucrativas.