Assista às entrevistas de experts do mercado ao Giro Business Agro

Com estimação oficial de que a produção brasileira de soja deve bater um recorde de 152,4 milhões de toneladas para a safra 2022/23, a trading Archer Daniels Midland Company (ADM) projeta aumentar em 11% sua exportação da oleaginosa. A empresa, uma das maiores processadoras mundiais do grão, tem se destacado pelo empenho na rastreabilidade dos seus produtos.

“Buscamos fazer a ponte entre as regiões que produzem a melhor soja com a mesa de famílias ao redor do mundo”, afirma Luciano Souza, Diretor Comercial da ADM para a América do Sul, em entrevista ao programa Giro Business Agro. “Por isso apoiamos os produtores rurais com informação, insumos e comercialização, mas sempre com foco robusto em condutas ESG”, conclui. Assista à entrevista completa na galeria acima. O Giro Business Agro conta com o apoio da Serasa Experian e é exibido nos canais TerraViva e AgroMais

Um dos pilares dessa conduta em ESG citado por Luciano é o investimento constante da empresa em rastreabilidade e transparência sobre a produção, logística e comercialização das commodities, quer elas sejam processadas em alimentos ou energia, como é o caso do milho e da soja.

Rastreabilidade: da lavoura à mesa

A rastreabilidade de alimentos é uma ferramenta que permite monitorar o trajeto e o histórico de produtos e ingredientes por toda a cadeia produtiva. É um conjunto de tecnologias que permite a empresas e consumidores um acompanhamento que tem início na fazenda e segue as etapas, como beneficiamento e transporte, até o momento do consumo nos supermercados, em casa ou nos restaurantes.

A legislação e os sistemas têm evoluído de modo a garantir que cada etapa da produção rural gere um grande volume de informações que garanta a qualidade do produto e dê transparência aos processos. Os lotes são vistoriados por órgãos de certificação e os dados ficam registrados em códigos nas embalagens, acessíveis ao revendedor e ao cliente final. Entre os dados disponíveis, é possível acessar:

ESG: gerando novas oportunidades no agro

A discussão sobre como as práticas de governança social e ambiental (ESG) podem gerar mais valor para toda a cadeia do agronegócio tem avançado a passos largos no cenário global e brasileiro.

Quer saber como as empresas do segmento têm buscado se adaptar a estas demandas, superando desafios e gerando mais negócios sustentáveis? Em nosso e-book gratuito, ESG: Transformando desafios em oportunidades para quem investe no campo”, você confere:

✓ Os pilares ESG e o escopo de cada um deles
✓ Avaliações de nossos especialistas sobre o amadurecimento do cenário regulatório em ESG
✓ As principais obrigações jurídicas e regulatórias publicadas por instituições financeiras como o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional
✓ Como usar dados e inteligência analítica para tornar o monitoramento ESG mais dinâmico
✓ Como utilizar cases das nossas soluções.

 

Baixe agora!
 

Saiba como estamos apoiando produtores e investidores do agronegócio a prever riscos, fazer análise socioambiental, monitorar safras e fazer estudos de mercado com soluções para colher melhores resultados em toda a jornada de negócios.

Confira aqui!