Imagens de satélite revelam que 97,1% da expansão da soja no bioma Amazônia ocorreu sem desmatamento  no período

A área de soja no bioma Amazônia cresceu quatro vezes nos últimos 16 anos, com apenas 2,9% com abertura de novas áreas. A análise é parte da publicação “Moratória da Soja: monitoramento da soja por imagens de satélite – Safra 2021/22”, estudo realizado pelos especialistas da Agrosatélite, empresa adquirida pela Serasa Experian em 2023.

Uma das culturas mais importantes do agronegócio brasileiro, a oleaginosa tem se tornado referência em práticas de sustentabilidade com destaque especial para a Moratória em vigor desde 2008, promovendo a intensificação do uso da terra mediante a conversão de pastagens subutilizadas. Com a iniciativa, as empresas signatárias comprometem-se a não adquirir soja cultivada em áreas desmatadas pós-2008, promovendo a preservação das florestas e o desenvolvimento econômico sustentável.

Desenvolvimento sustentável na prática

Com a expertise de mais de uma década fazendo o monitoramento remoto na região, os especialistas da Agrosatélite utilizaram imagens de satélite para analisar a dinâmica do uso da terra e, assim, guiar as decisões das empresas associadas à ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) e ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais), organizações que lideram a inciativa da Moratória da Soja.

Os 16 anos de existência da Moratória da Soja provaram que é possível aliar crescimento econômico e preservação ambiental. A implementação desse marco regulatório de mercado foi inicialmente vista com desconfiança, mas por meio do monitoramento por imagens de satélites, realizado a cada safra, observamos que o setor da indústria da soja vem mantendo firme o cumprimento do acordo em favor da preservação das florestas e do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Bernardo Rudorff
Gerente Executivo de Pesquisa e
Desenvolvimento da Serasa Experian

Evolução da Soja na Amazônia (2008-2022)

Confira alguns destaques do estudo:

  • Safra 2007/08 (Antes da Moratória): 1,64 milhões de hectares
  • Safra 2021/22: 6,60 milhões de hectares
  • Crescimento: 4,96 milhões de hectares

Dos atuais 6,60 milhões de hectares, 97,1% estão livres de desflorestamentos no período da Moratória. Rudorff  ressalta que, inicialmente desconfiado, o setor produtivo hoje percebe a Moratória como impulsionadora do crescimento sustentável da sojicultura na Amazônia.

Monitoramento Satelital: Chave do Agronegócio

Além de validar perfis e democratizar o acesso ao crédito, o monitoramento via satélite é vital para comprovar a eficácia de marcos regulatórios legais e de mercado, como a Moratória da Soja. Essa tecnologia, aliada à expertise dos cientistas e técnicos renomados da Serasa Experian, fortalece as relações de exportação comercial do Brasil, onde os compromissos ESG se tornaram critérios fundamentais para o sucesso internacional.

Baixe os relatórios e ganhe insights sobre o cultivo da soja nos últimos 16 anos:

Moratória da Soja – Safra 2020/2021

Baixe aqui!


Moratória da Soja – Safra 2019/2020


Baixe aqui!


Moratória da Soja – Safra 2018/2019


Baixe aqui!


Moratória da Soja – Safra 2017/2018


Baixe aqui!


Moratória da Soja – Safra 2016/2017


Baixe aqui!


Moratória da Soja – Safra 2015/2016


Baixe aqui!


Moratória da Soja – Safra 2014/2015


Baixe aqui!


Moratória da Soja – Safra 2013/2014


Baixe aqui!

 

Ao seu lado em toda a jornada de crédito e ESG no agronegócio

Ao seu lado em toda a jornada de crédito e ESG no agronegócio

Descubra como estamos ajudando produtores e investidores a prever riscos, realizar análises socioambientais e monitorar safras para prever riscos e colher os melhores resultados em toda a jornada de negócios.

Descubra como estamos ajudando produtores e investidores a prever riscos, realizar análises socioambientais e monitorar safras para prever riscos e colher os melhores resultados em toda a jornada de negócios.