Assista às entrevistas de experts do mercado ao Giro Business Agro

A segurança dos alimentos que se levam à mesa é uma preocupação que cresce a cada dia entre consumidores de todo o mundo e tem sido alvo de programas de aperfeiçoamento em rastreabilidade para toda a cadeia do agronegócio. “O varejo é a vitrine do agronegócio, e a transparência na rastreabilidade gera mais valor no relacionamento entre produtores e consumidores”, explica Lúcio Vicente , Diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil, em entrevista ao programa Giro Business Agro.

Atualmente o grupo já mapeia 100% do uso de defensivos agrícolas nos seus produtos alimentícios de marca própria.

 “Nosso processo é de melhoria contínua: dando visibilidade aos nossos compromissos e metas e investindo na formação e evolução de nossos fornecedores para que estes cascateiem essas iniciativas para a sua rede de relacionamentos, engajando toda a cadeia produtiva do agronegócio”

Lúcio Vicente
Diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil

Blockchain: tecnologia apoia rastreabilidade no agro

Uma das iniciativas do grupo Carrefour para garantir a rastreabilidade dos produtos entregues por seus fornecedores é investir na adoção da tecnologia blockchain, que permite, entre outros processos, o registro e a verificação de todas as etapas de produção de um produto.

Um pacote de café à venda na prateleira do supermercado, por exemplo, pode trazer em seu QR Code as informações registradas e validadas pelo sistema de blockchain, que permitem que o consumidor saiba até mesmo de qual família é a propriedade rural onde os grãos da mercadoria foram produzidos. “O elo entre produtor e consumidor se transforma, gerando maior atratividade”, complementa Lúcio. Confira a entrevista completa na galeria acima. O Giro Business Agro conta com o apoio da Serasa Experian.

O que é blockchain?

A tecnologia blockchain compreende um mecanismo avançado de banco de dados armazenados em blocos interligados. Ela permite que cada uma das informações desses blocos seja analisada e validada por um agente verificador.

Como o blockchain pode ser aplicado ao agronegócio?

Como os dados do blockchain são cronologicamente consistentes, não é possível modificar ou excluir a cadeia. Isso gera um registro permanente das transações que são realizadas por meio dessa tecnologia e alcança grande transparência e exatidão em um processo robusto e à prova de fraudes.

Na produção rural, esse modelo permite, entre outras aplicações, que os produtores rurais e seus compradores acompanhem todas as etapas do seu negócio, do plantio até o ponto de venda. Em matéria publicada em 2022, a CNN apresentou alguns impactos que o blockchain pode trazer para o agronegócio:

 

Saiba como estamos apoiando produtores e investidores do agronegócio a prever riscos, fazer análise socioambiental, monitorar safras e fazer estudos de mercado com soluções para colher melhores resultados em toda a jornada de negócios.

 

Confira aqui!